O que faz com que um concurso seja mais "fácil" de passar? Entenda os fatores

A exigência de uma formação específica também pode deixar um concurso público um pouco mais fácil de passar do que outros por aí.

Trabalhar em um órgão público é o sonho de milhares de pessoas. Mas você já se questionou porque alguns concursos são mais “fáceis” de passar do que outros? Essa é uma dúvida pertinente a muitos concurseiros por aí.

continua depois da publicidade

Por isso, esse post vai te mostrar os principais fatores externos que aumentam as chances de aprovação dos candidatos em todo o Brasil.

Baixa concorrência

A pouca concorrência em relação à oferta de vagas de determinados concursos públicos é um dos principais motivos pelos quais alguns certames são mais fáceis de passar. Pode até não parecer, mas existem alguns concursos que não despertam o interesse das pessoas.

Leia também

Seja pelos cargos ofertados, salários pouco atrativos, tipo de trabalho que será exercido, ausência de benefícios, dentre outros motivos. Tudo isso faz com que alguns concursos sejam bem mais fáceis de passar. Imagine você se inscrever em um certame cujo o índice de concorrência é de 2 ou 3 candidatos por vaga.

continua depois da publicidade

Se você não zerar a redação, as suas chances de ser aprovado serão altíssimas. Por isso, quanto menos concorrido um concurso é, melhor será para quem se inscreveu.

Ofertas de vagas em cidades do interior

Outro motivo interessante que faz com um concurso público seja mais fácil de passar é a lotação em cidades do interior do Brasil, principalmente aquelas muito distantes das capitais e com poucos habitantes, por exemplo.

Grande parte dos concurseiros preferem se inscrever em concursos que oferecem vagas nas grandes cidades por diversos motivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

continua depois da publicidade

Dessa forma, se você não se importar em ter que se mudar para uma pequena e pacata cidade do interior que oferece vagas em um órgão público municipal ou estadual, caso seja aprovado no certame, essa pode ser uma excelente oportunidade de começar uma carreira pública.

Existem milhares de candidatos que não se interessam por concursos lotados em cidades interioranas, mesmo se os salários forem acima da média de mercado.

Exigência de curso superior

Por incrível que possa parecer, concursos públicos que exigem que os candidatos tenham o diploma de curso superior completo também são bem menos concorridos e mais fáceis de passar, se comparados com os de ensino médio.

continua depois da publicidade

Para você ter uma ideia, apenas 21% dos adultos com idades entre 24 e 34 anos no Brasil têm curso superior completo. Por isso, certames que têm essa exigência são menos concorridos.

Em contrapartida, cerca de 28% da população brasileira tem o ensino médio completo, o que deixa os concursos que exigem esse nível de escolaridade bem mais concorridos.

Se você quer entrar para a tão sonhada carreira pública e já se formou na universidade, as suas chances de ser aprovado podem ser mais altas, já a concorrência costuma ser bem menor.

Menor divulgação

Outro motivo que deixa alguns concursos mais fáceis de passar do que outros é a menor divulgação dos editais. Por exemplo, imagine um certame municipal que será realizado em uma pequena cidade do interior que tem pouco mais de 30 ou 40 mil habitantes.

A divulgação dele seria somente na própria cidade ou em regiões vizinhas igualmente pouco habitadas, no máximo. Dessa forma, quanto menor for a divulgação de um concurso público, maiores poderão ser as chances de aprovação de quem se inscreveu, principalmente se o candidato dominar os assuntos exigidos e estiver craque em tudo.

Exigência de formação específica

Por fim, a exigência de uma formação específica também pode deixar um concurso público um pouco mais fácil de passar do que outros por aí. Quer um bom exemplo?

O concurso para delegado da Polícia Civil exige que o candidato tenha formação superior completa no curso de Direito, além de experiência anterior na área criminal, seja como advogado ou em outra função compatível.

E isso já elimina boa parte dos candidatos. Em suma, quanto maior forem as exigências de formação escolar específica em uma determinada área do conhecimento, por parte de um concurso público, mais altas serão as suas chances de aprovação.

Se você decidiu entrar para a carreira pública, dê uma olhada nos concursos que são um pouco mais “exigentes”. Caso você se enquadre em todos os requisitos, pode se dar bem.

Mas é preciso estudar, estudar e estudar

Vale destacar que todos os fatores que deixam alguns concursos mais fáceis de passar são externos e não garantem a sua aprovação imediata. Por isso, se você quiser aumentar as suas chances de ser aprovado em qualquer certame, precisa se dedicar ao máximo aos estudos e se planejar com certa antecedência para os desafios que virão.

É preciso ter um cronograma de estudos, ser uma pessoa organizada, manter o foco e evitar qualquer tipo de distração que te faça perder tempo, que é algo precioso. Não existe receita mágica para ser aprovado em um certame que não seja estudar para valer.

Por mais que um concurso não seja tão concorrido, se você não dominar os assuntos exigidos, certamente não vai passar. Agora, é colocar a mão na massa e se inscrever naquele certame que mais lhe interessar. Boa sorte.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade