Veja como pagar IPVA atrasado em 2022

O motorista que não pagar o IPVA corre vários riscos, dentre os quais estão pagamentos de multas, juros e até ter o veículo apreendido.

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser realizado anualmente. Aqueles que tiverem com o IPVA em atraso podem ter multas, juros e até mesmo o veículo apreendido. Veja, a seguir, como pagar IPVA atrasado no ano de 2022.

continua depois da publicidade

É importante lembrar que o condutor com o documento em atraso, caso seja pego numa “blitz”, será multado com o valor equivalente a uma infração grave. O valor é de R$ 195,23 e ele acumulará pontos na Carteira de Habilitação.

Como regularizar IPVA atrasado em 2022?

Cada estado possui uma forma diferente de fazer cobrança de IPVA, podendo, inclusive, ser parcelado. O que importa mesmo é não atrasar o pagamento, porque, nesses casos, serão aplicadas multas diárias.

Leia também

Confira os locais onde é possível acessar os débitos e regularizar a situação do IPVA atrasado no ano de 2022:

continua depois da publicidade
  • Acesse o endereço eletrônico do Detran do estado em que o veículo estiver registrado. Depois, informe o número da placa ou do RENAVAM, dependendo do sistema;
  • Acesse o aplicativo do banco que estiver credenciado para receber esse imposto. Na Bahia, por exemplo, o Banco do Brasil está credenciado e basta possuir uma conta corrente nesse banco para conseguir verificar os valores e efetuar o pagamento. O sistema solicitará o número do RENAVAM.

O que acontece se não pagar o IPVA?

A partir do primeiro dia de vencida a data de pagamento, será aplicada uma porcentagem diária sobre o imposto. Cada estado define o valor da multa que será aplicada.

Além disso, também incidem outros juros baseados na taxa Selic. Outra consequência de não pagar o IPVA pode ser o nome ser inscrito na dívida ativa. Dessa forma, o CPF pode ir parar nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, e ficar com algumas restrições.

continua depois da publicidade

Há ainda o risco mais temido que é ficar sem o veículo, que poderá ser apreendido, ou guinchado, mas não por falta de pagamento do IPVA, e sim pela ausência do licenciamento anual atualizado.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade