Encceja 2020: já é possível solicitar o certificado; veja como funciona

Certificado do Encceja 2020 pode ser retirado em 396 pontos espalhados pelo Brasil. Saiba como pedir o seu gratuitamente.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou novidades para quem fez a edição de 2020 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Agora, já é possível solicitar o certificado do Encceja 2020. Confira como fazer o pedido.

continua depois da publicidade

Ainda conforme o MEC, o direito de pedir o diploma é dado somente aos participantes que conseguiram obter ao menos 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e que obtiveram nota cinco ou mais na redação.

Como solicitar o certificado do Encceja 2020?

Para solicitar o certificado do Encceja 2020, o participante precisa ir até uma das 396 instituições autorizadas (incluindo Secretarias Estaduais de Educação) pelo Ministério da Educação. Lá, ele deve apresentar o seu documento de identificação com foto e informar o número de inscrição do Encceja.

Todas as 396 instituições cadastradas podem emitir o certificado de qualquer pessoa. Os locais autorizados estão descritos no edital do Encceja 2020, no final do documento. A emissão do certificado é gratuita.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o diploma do Encceja possui a mesma validade do que o de uma instituição tradicional de educação que oferte ensino médio. Portanto, ele serve como comprovação de requisito para vagas de emprego ou concursos públicos.

Além disso, ele permite que a pessoa se inscreva para vestibulares de nível superior. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) aceitam o certificado do Encceja.

O que é o Encceja?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) costuma ser o responsável por organizar o evento e aplicar as provas. Qualquer pessoa que não tenha graduação de nível fundamental ou médio pode participar.

continua depois da publicidade

Para isso, é necessário ter ao menos 15 anos para o nível fundamental e 18 para nível médio. O exame é gratuito, não sendo preciso pagar taxas para fazer. O Encceja é realizado anualmente.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade