O dia das provas do concurso está chegando e você já tentou vários métodos de estudo mas não conseguiu se adaptar com nenhum deles? Tudo depende do seu tipo de personalidade.
Selecionamos cinco tipos de personalidades diferentes e os respectivos métodos de estudo que mais combinam com cada uma delas. Leia esse conteúdo até o final e saiba qual técnica de aprendizagem que mais combina com o seu perfil psicológico.
Métodos de estudo para cada tipo de personalidade
1) Personalidade visual
Concurseiros que têm uma personalidade mais visual na hora de aprender o conteúdo para as provas, deve optar por métodos de estudo que estejam ligados à leitura. Ou seja, eles têm o hábito de prestar atenção naquilo que está escrito.
Esse tipo de personalidade é perfeito para fixar os exercícios na mente. Ou seja, estudantes que são do tipo visual, precisam das imagens para aprender com mais eficiência. Estudantes mais visuais necessitam de mais concentração e são observadores natos.
As técnicas de aprendizagem mais recomendadas são:
- Resumos;
- Esquemas;
- Anotações;
- Imagens;
- Gráficos;
- Fichamentos;
- Tabelas;
- Flashcards;
- Lembretes ou qualquer outro estímulo visual que ajude a fixar o conteúdo na mente.
Estude em um ambiente tranquilo e não abra mão das anotações.
2) Personalidade lógica
Se você é um candidato que possui uma personalidade voltada mais para o raciocínio lógico, pode estar em vantagem nas provas da área de Exatas de um concurso público, por exemplo. Sendo assim, opte por métodos de estudo que estejam ligados à intuição, percepção, pensamento e introversão.
Geralmente, concurseiros com esse tipo de personalidade são bastante objetivos na hora de estudar, mas não abrem mão de fazer uma análise geral do contexto, já que as habilidades lógicas são naturalmente o seu ponto forte.
Por isso, na hora de estudar, uma metodologia de estudos que pode ser interessante são os testes práticos, resolução de exercícios, simulados e provas de concursos anteriores, já que estimulam o cérebro a sempre pensar antes de responder. Em suma, treine, treine, treine.
3) Métodos de estudo para personalidade cinestésica
Se você é um concurseiro que não consegue aprender nada se não estiver se movimentando, a sua personalidade é cinestésica. Muitos estudantes necessitam ter aquela típica percepção ou sensação de movimento constante para conseguir aprender o conteúdo das provas.
Quem gosta de praticar atividades ao ar livre e não abre mão dos exercícios físicos, costuma ter esse traço de personalidade. O candidato que não consegue controlar a sua inquietação, não vai conseguir aprender apenas ouvindo ou lendo. É preciso colocar a mão na massa.
Os principais métodos de estudo indicados para os mais cinestésicos é fazer pausas curtas e constantes durante o intervalo de estudos, além de fazer associações ou conexões mentais para conseguir assimilar o conteúdo. Se você puder conciliar alguma prática esportiva com os estudos, também poderá aprender melhor.
4) Personalidade inovadora
Se você é um concurseiro que detesta a mesmice e sempre precisa de experimentar uma técnica de estudo nova na hora de aprender, a sua personalidade é inovadora. Seguramente, pessoas extrovertidas, intuitivas, analíticas e perceptivas, têm o perfil inovador.
O pleno interesse em tudo aquilo que é novo, aguça ainda mais a curiosidade, a originalidade e a criatividade do concurseiro, na hora de aprender conteúdo. Quem vive com milhares de ideias fervilhando na cabeça é movido pela inovação e se sente entediado com a rotina diária.
Um dos métodos de estudo mais indicados nesse caso é a Técnica Pomodoro, já que ela estimula os pensamentos difusos do nosso cérebro, que é quando eles fluem livremente, principalmente nos momentos de relaxamento (que são os intervalos obrigatórios dessa metodologia de aprendizagem).
5) Personalidade auditiva
O concurseiro que tem esse traço de personalidade consegue aprender melhor ouvindo o conteúdo que precisa ser assimilado. Ou seja, ele tem uma enorme capacidade de reter as informações quando está ouvindo uma aula, seja dentro de sala ou em um podcast, por exemplo.
Se você tem mais facilidade para aprender ouvindo, uma boa dica é gravar as aulas presenciais ou escutar as videoaulas no seu celular enquanto vai para o trabalho, dirige, arruma a casa, almoça ou malha na academia. Se esqueceu de algo? Basta retornar ao conteúdo novamente e sanar a dúvida.
Os métodos de estudos mais indicados aqui são: auto explicação, auto interrogação, gravar todas as suas explicações e ouvi-las com frequência, ler em voz alta e as famosas apresentações em frente ao espelho, além de qualquer outro estímulo auditivo que possa ser útil ao seu aprendizado.
E aí, concurseiro, o que achou dos métodos de estudo indicados para cada tipo de personalidade? Agora é tentar identificar qual é o seu perfil e escolher a técnica de aprendizagem que mais combinar contigo. Desejamos boa sorte nas provas do concurso.