Turbine seu cérebro: 5 exercícios para melhorar concentração

Para manter o cérebro ativo, é importante fazer exercícios que estimulem a concentração. Veja 5 opções para inserir na rotina.

Além dos exercícios para manter um corpo ativo e disposto, é importante focar em atividades que estimulem e deixem o cérebro ativo. Exercícios para memória e concentração, por exemplo, são muito úteis para quem quer manter o cérebro em movimento. A seguir, veja 5 exercícios para melhorar concentração.

continua depois da publicidade

Exercitar o cérebro melhora não apenas a memória recente, mas também capacidade de aprendizado e previne a diminuição do raciocínio, do pensamento, da memória a longo prazo e da percepção, por exemplo.

Esse tipo de exercício pode ser realizado em casa, mas se houver alguma dificuldade, é importante consultar um médico neurologista.

Manter uma alimentação saudável também é importante para melhorar a memória, preferindo alimentos ricos em magnésio, vitamina E e ômega 3, como peixe, nozes, suco de laranja ou banana.

continua depois da publicidade
Leia também

Confira 5 exercícios para melhorar concentração

  1. Trabalhar com os aromas: um sentido que quase não se exercita é o olfato, mas essa pode ser uma tática interessante para o cérebro. O exercício consiste em vendar os olhos e se deixar surpreender pelo olfato, colocando aromas que sejam familiares, como um sabonete da infância, um perfume antigo. Assim, podemos abrir novas conexões neurais;
  2. Ler em voz alta: quando lemos em voz alta, abrimos novas rotas neuronais e, por isso, é recomendável fazer isso uma vez por semana, mesmo que esteja sozinho;
  3. Usar a mão contrária: pelo menos um dia da semana, passe a fazer todas as atividades com a mão contrária. Se for destro, use a mão esquerda, ou vice-versa. Esse tipo de atividade ajuda na conexão dos hemisférios cerebrais, aumentando sua reserva cognitiva;
  4. Relembrar detalhes do dia a dia: é importante tentar se recordar de dados minuciosos do dia. Como por exemplo, a comida que comeu na sexta-feira passada, ou a roupa que usou. Exercite sua mente para lembrar. Uma dica, tente recordar as situações que viveu;
  5. Desafiar a atenção: há livros e dinâmicas que pedem para localizar diferenças entre duas imagens ou encontrar algo que esteja oculto. Este tipo de exercício ajuda a treinar a atenção.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade