Sonho Europeu: Saiba como Conseguir Emprego em Portugal

Para conseguir um emprego em Portugal, os brasileiros podem atender certos procedimentos no país, em especial por conta da legislação vigente. Confira.

De acordo com dados do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal (SEF), 30% dos estrangeiros que vivem no país europeu são brasileiros. Os dados foram consolidados em junho de 2023. Sendo assim, nós somos a principal comunidade estrangeira da região.

continua depois da publicidade

Nesse cenário, como conseguir um emprego em Portugal para brasileiros? Mais do que conseguir residência ou estudo, é importante que esses migrantes tenham uma fonte de renda comprovada para se manter no país, principalmente no pagamento de impostos e outras taxas.

Apesar disso, existem diversas oportunidades de trabalho disponíveis em Portugal. Saiba mais informações a seguir:

Como os brasileiros podem conseguir emprego em Portugal?

Leia também

1) Mantenha um perfil atualizado nos sites de emprego

O procedimento para conseguir emprego em Portugal não é muito diferente do que se faz no Brasil, pois é importante que os candidatos tenham um currículo atualizado, estejam prontos para realizar entrevistas e verifiquem as oportunidades nos sites de emprego.

continua depois da publicidade

No país europeu, os principais sites utilizados são:

  • Sapo Empregos;
  • Indeed;
  • Net-empregos;
  • CareetJet;
  • IT Jobs;
  • TuriJobs.

Além disso, recomenda-se que os profissionais construam uma rede de contatos no LinkedIn e no Facebook, em especial nos sites de divulgação de vagas. Você também pode aproveitar esses sites para trocar experiências com outros trabalhadores empregados.

Incluslive, é possível solicitar recomendações e encontrar mais detalhes sobre as carreiras em alta no país.

2) Conheça a remuneração local

Em Portugal, estima-se que a remuneração média bruta obtida por profissionais seja de 1,43 mil euros, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística. Contudo, esses valores são concedidos para quem tem Ensino Superior ou Ensino Técnico equivalente à área.

continua depois da publicidade

Apesar disso, o salário mínimo bruto, estabelecido na legislação portuguesa, é de 820 euros. Portanto, os trabalhadores não podem receber menos do que essa quantidade, calculada com base nos valores necessários para uma pessoa viver com qualidade de vida.

No entanto, a remuneração varia de acordo com a área de atuação. Por um lado, estima-se que os vendedores em mercados recebem até 1,2 mil euros, enquanto os profissionais da área de tecnologia, como os programadores, recebem até 30 mil euros por ano, dependendo do caso.

3) Entenda quais são as necessidades do país

Assim como outras nações, existem campos que possuem carência de profissionais qualificados e que estão com uma baixa preocupante no número de contratações.

continua depois da publicidade

Para os brasileiros, essas carreiras podem ser oportunidades de se estabelecer em Portugal e garantir sucesso profissional.

Atualmente, as profissões com maior demanda no país ibérico são Analista de Sistemas, Cientista de Dados, Engenheiro da Computação, Gestor de Automação, Especialista em Inteligência Artificial, Gestor de Riscos e Gestor de Operações e Logísticas.

No geral, os profissionais que ocupam esses cargos são importados de outros países, como a Índia e os Estados Unidos.

4) Valide o seu diploma em Portugal

Para garantir que a sua formação seja válida em Portugal e acessar maior competitividade nos processos seletivos, basta acessar o site da DGES.

No caso do Ensino Superior, os estrangeiros residentes em Portugal devem selecionar uma Universidade portuguesa, apresentar os documentos pessoais e acadêmicos e pagar uma taxa de 28 euros, aproximadamente.

A validação do diploma em Portugal considera os aspectos de reconhecimento e equivalência. Em outras palavras, isso significa que o país aceitou o grau obtido no Brasil e que ele é admitido como equivalente ao que existe na região.

5) Obtenha o visto de trabalho ou a cidadania europeia

A cidadania europeia é a única forma legal de trabalhar em Portugal sem precisar de um visto formal de trabalho.

Neste contexto, o brasileiro pode ser membro de qualquer país da União Europeia, desde que comprove a cidadania por meio de documentos formais dessa coligação de países.

Em relação ao visto de trabalho, esse documento é fundamental para viver e trabalhar legalmente no país. Contudo, pode ser emitido ainda do Brasil e deve ser solicitado depois que o trabalhador obtiver um contrato formal.

Leia também

Concursos em sua
cidade