Muitas vezes as pessoas que estão em busca da primeira habilitação ou motoristas que estão querendo adicionar uma nova categoria à CNH tem dúvidas sobre a categoria D.
Em suma, para dirigir certos veículos você precisa conquistar a CNH D para estar apto a conduzi-los no dia a dia. Vale lembrar que as categorias de habilitação B ou C são requisitos essenciais para quem deseja acrescentar a D.
Continue lendo e tire suas dúvidas sobre a CNH categoria D abaixo.
Tipos de categoria de habilitação
Antes de saber mais sobre a habilitação tipo D, veja quais são as categorias existentes e quais veículos cada uma permite conduzir.
Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC): esta categoria permite que os condutores dirijam veículos de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada. Contudo, estes veículos não são capazes de ultrapassar 50 km/h.
CNH A: motoristas com essa habilitação podem dirigir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais de 50 cm³ de cilindrada; além de poder conduzir ciclomotores da categoria ACC.
CNH B: a categoria B permite que motoristas conduzam automóveis, quadriciclos e motorhomes. Em suma, a permissão é para dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros (nove, se contar com o motorista).
CNH C: além de todos os veículos permitidos na categoria B, a habilitação C é destinada a motoristas que desejam dirigir caminhões, tratores, além de máquinas de movimentação de carga e agrícola. Nesse sentido, são veículos de carga, não articulados, e com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total.
CNH D: além dos veículos permitidos nas categorias B e C, o motorista com CNH D fica apto a dirigir veículos que transportam mais do que oito passageiros. Esses incluem: ônibus, micro-ônibus e vans.
CNH E: esta categoria permite que o motorista conduza os veículos dos tipos B, C e D, além de carretas e caminhões com reboque e semirreboque articulados. São veículos com unidade acoplada e que ultrapassam 6 toneladas em seu peso bruto total.
O que é categoria D de habilitação?
Em linhas gerais, a CNH D deve ser tirada por motoristas que desejam conduzir veículos de transporte de passageiros. Um exemplo disso são os ônibus de turismo, que só é possível conduzi-los com a habilitação de categoria D.
No entanto, existem algumas regras para dirigir veículos com maior capacidade de pessoas, como ter uma atenção ainda maior a segurança, além de ter algumas noções relacionadas aos direitos do consumidor.
Além disso, os veículos devem passar por manutenções e revisões constantes, bem como os documentos dos automóveis devem estar dia, como IPVA e licenciamento.
Como tirar a habilitação D?
Para acrescentar a habilitação D, a carteira de motorista deve estar em situação regular, ou seja, ela não pode ter sido suspensa ou cassada. O motorista também não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infração média nos últimos 12 meses.
Outra coisa que é necessário ter em mente, é que para obter a CNH D é preciso possuir experiência mínima de dois anos na categoria B ou até um ano na C. A boa notícia é que não é obrigatório refazer as aulas e os exames teóricos, pois eles já foram feitos na primeira habilitação, B ou C.
Assim, para obter a CNH D é preciso seguir os mesmos passos de qualquer outro tipo de habilitação (com exceção das aulas e exames teóricos), ou seja, escolher a autoescola do seu interesse, realizar o exame toxicológico, bem como o teste de aptidão física e mental; e por último fazer as aulas e provas práticas.
Quanto custa a CNH D?
O valor da CNH D pode variar de estado para estado. Isso ocorre porque o Detran não determina valores fixos para a obtenção da carteira. Nesse sentido, é preciso ficar atento ao orçamento total disponível para acrescentar essa categoria de habilitação na sua CNH. Por fim, uma informação muito importante é que para obter a CNH D os interessados devem possuir idade acima de 21 anos.