Com certeza você já se sentiu ansioso ou apreensivo em alguma situação, certo? Seja por estar na expectativa de algo acontecer ou pela preocupação e expectativa com o que virá, por exemplo. Essas são hipóteses de ansiedade comuns no dia a dia, mas existem aquelas que se manifestam como transtornos.
Para falar sobre o assunto, convidamos a psicóloga hospitalar Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira. Segundo a especialista, além de existirem diversos tipos de transtornos de ansiedade, esta pode ser também um fator para outros tipos de transtornos psiquiátricos. Confira os tipos de ansiedade existentes.
Conheça agora os tipos de ansiedade
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
O TAG consiste na constante presença de sintomas excessivos de ansiedade, como preocupações difusas e de difícil controle, onde o medo do pior acontecer predomina os pensamentos.
Nesse tipo de ansiedade, as crises se manifestam de forma intermitente, através de diversos sintomas ansiosos como suor excessivo, tremores, tensão muscular, fadiga, sensação de taquicardia, entre outros. A frequência e a intensidade desses sintomas é significativa e podem ou não estar associadas à ansiedade generalizada.
Síndrome do Pânico
As crises de pânico se caracterizam pelo medo intenso de morrer, além de despersonalização (ato de estranhar a si mesmo) e desrealização (sensação de que o ambiente parece estranho, ainda que antes fosse familiar ou socialmente confortável).
O diagnóstico de Síndrome do Pânico ocorre quando essas crises se tornam recorrentes e se desenvolve um ciclo em que há, inclusive, o medo de vivenciar novas crises. Esse diagnóstico enseja um acompanhamento médico constante, já que é caracterizado por intenso sofrimento psíquico.
Transtorno de Ansiedade de Separação
Esse transtorno ocorre normalmente em crianças e se caracteriza pelo medo de se separar de pessoas percebidas como protetoras.
Esse tipo de sintoma só caracteriza uma psicopatologia quando observados a longo prazo e persistidos por vários meses, trazendo sofrimento e prejuízo para a vida do paciente.
Síndromes Ansiosas de Base Orgânica
Ocorre quando os sintomas ansiosos se apresentam como secundários a doenças físicas ou em decorrência de uso de remédios, ou substâncias psicoativas, ou outras condições orgânicas.
Transtornos Fóbicos
Esses são transtornos caracterizados principalmente pela manifestação de medo excessivo de situações e/ou coisas específicas que podem ou não representar perigo real, como: fobias sociais (medo de se socializar), acrofobia (medo de altura), aracnofobia (medo de aranhas), entre outros.
Transtorno de Estresse Pós-Traumático
O nome já diz: esse é um tipo de transtorno que aparece após um trauma, como um acidente de carro ou a perda de algum ente querido, por exemplo. Geralmente é acompanhado da perda de memória do fato e pode se manifestar com diversos tipos de sintomas ansiosos.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
Caracterizado por crises recorrentes de obsessões e compulsões. Quem sofre com esse transtorno apresenta comportamentos repetitivos como rituais de limpeza, checagem e conferências de portas, organização excessiva, simetria obsessiva, entre outros.
Transtornos Dissociativos ou Conversivos
Se manifesta na perda parcial ou total da consciência, como se houvesse uma pane no sistema cerebral, implicando em ausência de controle motor, incompreensão da realidade e até mesmo o esquecimento da própria identidade.