Governo fará pagamento extraordinário do Bolsa Família neste mês

A data para o pagamento especial às famílias gaúchas no programa ainda não foi definida.

A próxima rodada do Bolsa Família terá início em maio, com os valores sendo transferidos a partir do dia 17 e seguindo até o final do mês.

continua depois da publicidade

Um grupo específico receberá o pagamento antecipadamente, já no primeiro dia, devido ao estado de calamidade pública declarado no Rio Grande do Sul.

Além disso, o governo deve realizar um pagamento extraordinário do Bolsa Família até o final do mês. Entenda mais a seguir.

Bolsa Família antecipado? 

Leia também

Normalmente, as datas de pagamento do Bolsa Família seguem a divisão de acordo com o último dígito do Número de Inscrição (NIS), resultando em 10 grupos de beneficiários.

continua depois da publicidade

Os depósitos costumam iniciar na segunda metade do mês e se estender até o final, com os beneficiários cujo NIS termina em 1 sendo os primeiros a receber.

No entanto, neste mês, houve uma antecipação para outros beneficiários, que receberão seus pagamentos em 17 de maio. Essa antecipação foi motivada pelo estado de calamidade pública declarado no Rio Grande do Sul.

O estado enfrenta problemas climáticos, incluindo chuvas históricas que causaram vítimas e desaparecidos, levando o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) a declarar estado de calamidade pública.

continua depois da publicidade

O Ministério do Desenvolvimento (MDS) explicou que, em municípios sob emergência ou calamidade pública, os beneficiários recebem no primeiro dia do calendário de pagamento.

Essas medidas, válidas por dois meses, são adotadas em todas as cidades em situação declarada de calamidade, não se limitando ao caso do RS.

Além disso, o governo federal permite o saque sem cartão e documentos para beneficiários que os perderam, mediante a Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.

Os prazos para atualização cadastral foram adiados, com possibilidade de prorrogação após dois meses mediante solicitação do gestor local à Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família.

continua depois da publicidade

Pagamento extraordinário

O governo federal também está planejando um pagamento extraordinário no Bolsa Família para incluir os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul ainda em maio.

Assim, essas famílias não precisarão esperar até junho para receber o benefício.

Apesar do pagamento normal do Bolsa Família estar agendado para o dia 17 de maio, o governo reconhece a urgência de ajudar os desabrigados e desalojados devido às chuvas desde o final de abril no estado.

Ainda não há uma data definida para esse pagamento especial às novas famílias gaúchas no programa, mas a equipe trabalha para realizá-lo até o fim do mês.

Para se inscrever no Cadastro Único, a família precisa ter renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 706).

Atualmente, cerca de 95 milhões de pessoas estão nesse grupo, sendo que aproximadamente 55 milhões delas recebem o Bolsa Família, com critérios de renda mais baixos: R$ 218 por membro da família.

Cronograma do Bolsa Família de maio 

Segue abaixo o calendário oficial deste mês com as datas de pagamento do Bolsa Família de acordo com o final do NIS, que deve ser seguido pelos demais inscritos que não tiveram a parcela de maio antecipada:

  • Final do NIS 1: 17 de maio;
  • Final do NIS 2: 20 de maio;
  • Final do NIS 3: 21 de maio;
  • Final do NIS 4: 22 de maio;
  • Final do NIS 5: 23 de maio;
  • Final do NIS 6: 24 de maio;
  • Final do NIS 7: 27 de maio;
  • Final do NIS 8: 28 de maio;
  • Final do NIS 9: 29 de maio;
  • Final do NIS 0: 31 de maio.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade