Concurso INSS: como os candidatos serão avaliados? Veja etapas oficiais

Concurso INSS é composto por duas etapas avaliativas, sendo elas a prova objetiva e o curso de formação, mas cada uma possui critérios específicos e normas para realização.

Na última quinta-feira (15/09), foi publicado o edital do concurso INSS para provimento de vagas no cargo de Técnico do Seguro Social do instituto, com salário médio de até R$ 5,9 mil. Neste sentido, os candidatos precisam se preparar desde já com os estudos, mas também precisam ficar atentos a como serão avaliados.

continua depois da publicidade

Com organização do Cebraspe, o concurso prevê o preenchimento de 1.000 vagas imediatas, além de outras oportunidades para o cadastro de reserva. Segundo as informações oficiais, as inscrições vão até o dia 03 de outubro de 2022, às 18h. Confira mais informações sobre o concurso INSS a seguir:

Como os candidatos serão avaliados no concurso INSS?

concurso inss, prova concurso inss, etapas concurso inss

Foto: montagem / Pexels - Canva PRO

Leia também

Em resumo, o concurso INSS é dividido em duas etapas, sendo duas provas objetivas na primeira parte, e o curso de formação na segunda. As provas objetivas avaliam tanto conhecimentos específicos quanto conhecimentos básicos, mas ambas etapas possuem caráter eliminatório e classificatório.

1) Provas objetivas do concurso INSS

De acordo com o edital, as provas objetivas terão duração de 3 horas e 30 minutos, com execução planejada para o dia 27 de novembro deste ano, no turno da tarde.

continua depois da publicidade

Neste sentido, a previsão é que as informações sobre local e horários específicos para realização dos exames sejam publicadas mais próximas desta data, por meio do Diário Oficial da União.

No entanto, a consulta dessas informações é individual e de responsabilidade do candidato, que deverá acessar a página do Cebraspe. As provas objetivas terão 120 perguntas, sendo 50 no campo de conhecimentos básicos e 70 no campo de conhecimentos específicos. Sendo assim, o exame valerá 120 pontos.

Portanto, cada pergunta será igual a um ponto, de modo que sejam reprovados os candidatos que tiverem notas inferiores a 36 pontos nas duas provas objetivas.

continua depois da publicidade

As provas irão avaliar os candidatos por meio de pergunta com certo ou errado, sendo que o candidato deverá marcar somente um dos dois campos na folha das respostas para cada pergunta.

Neste caso, o único documento válido para correção das provas é a folha de respostas, que deve ser preenchida de acordo com as instruções específicas. Confira a relação de disciplinas que serão cobradas no exame:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções Básicas de Informática;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Sistema de Seguridade Social;
  • Código de Ética do Servidor Público;
  • Regime Jurídico Único;
  • Demais conhecimentos específicos (ver edital).

2) Curso de formação do concurso INSS

O curso de formação será realizado em turmas, com base na ordem de classificação dos candidatos que forem aprovados nas provas objetivas. Neste sentido, terá carga horária de até 180 horas presenciais em tempo integral. Portanto, poderão acontecer atividades nos turnos diurno e noturno.

continua depois da publicidade

No geral, essa é a primeira vez em que o curso de formação é aplicado para uma vaga em nível técnico. Em resumo, as aulas consistem em lições didáticas e práticas sobre conteúdos específicos da atividade do órgão, como forma de preparar os candidatos para a área de atuação.

A avaliação relativa ao curso de formação acontecerá por meio de uma prova objetiva, composta de 120 itens de certo ou errado. Além disso, essa etapa possui uma prova discursiva com duas questões que devem ser respondidas dentro de 15 linhas.

Leia também

Concursos em sua
cidade