Estudo mostra 5 aromas que os cachorros adoram sentir no dia a dia

Cientistas sugerem que as partes do cérebro do cão associadas ao prazer são ativadas por cinco cheiros distintos.

A capacidade olfativa dos cães é notavelmente superior à dos humanos, e isso influencia também a maneira como ambos percebem os odores.

continua depois da publicidade

O que para nós pode ser um perfume agradável, capaz de evocar sensações positivas, para os cães pode ser exatamente o oposto, e vice-versa.

Por este motivo, entender quais aromas os cachorros adoram sentir no dia a dia é fundamental para manter uma convivência harmoniosa e proporcionar mais conforto ao nosso amigo de patas. Veja o que a ciência diz sobre isso abaixo.

Quais são os aromas que os cachorros mais gostam?

Leia também

Um estudo realizado por cientistas da Universidade Emory, nos Estados Unidos, revelou que os cães têm uma reação cerebral mais intensa aos cheiros de humanos conhecidos em comparação com os de estranhos.

continua depois da publicidade

A pesquisa foi inspirada na emoção humana desencadeada pelo aroma de uma pessoa amada e buscou entender se os cães experimentam algo semelhante.

Os pesquisadores utilizaram imagens cerebrais de cachorros expostos a diferentes odores para testar essa hipótese, considerando a importância do olfato para esses animais.

O estudo, publicado na revista Behavioral Processes, contou com a colaboração de “doadores de cheiro”, já que os humanos não podiam estar presentes fisicamente.

Participaram do estudo 12 cães de várias raças, que foram expostos a até cinco odores distintos de cães e humanos, tanto conhecidos quanto desconhecidos.

continua depois da publicidade

Os aromas foram coletados de maneira padronizada, usando gaze estéril na área genital dos cães e nas axilas dos humanos.

Os achados indicaram que, embora todos os cinco aromas tenham ativado a região cerebral dos cães responsável pela detecção de odores, a resposta foi muito mais forte e associada a sentimentos positivos quando se tratava dos odores de humanos conhecidos.

No geral, os cheiros que eles mais gostam, segundo o experimento, incluem:

  • O próprio cheiro;
  • O cheiro de um cão que não é familiar;
  • O cheiro de um cão que compartilhou o lar com eles;
  • O cheiro de uma pessoa desconhecida;
  • O cheiro de uma pessoa que conviveu com eles.

Esses resultados sugerem que os cães formam representações mentais dos humanos com quem convivem, e essas imagens mentais se mantêm mesmo na ausência física dessas pessoas.

continua depois da publicidade

Estudos similares

De acordo com outra investigação recente, é curioso observar que muitos produtos de higiene para cães apresentam fragrâncias projetadas mais para agradar aos tutores do que aos próprios animais.

Sobre isso, os pesquisadores afirmam que os cheiros que os cães naturalmente preferem são bastante distintos dos encontrados em produtos cosméticos tradicionais.

Eles tendem a ser atraídos por odores fortes de origem animal, como fezes ou carcaças, denotando a necessidade de distinguir entre as preferências olfativas caninas e humanas.

Com dados científicos limitados sobre as preferências olfativas dos cães, o estudo teve como objetivo examinar a reação dos cães a certos odores que também podem ser apreciados pelos humanos.

Os resultados indicaram que os cães mostraram uma tendência maior a interagir com aromas como mirtilo, amora, menta, rosa, lavanda e linalol.

A metodologia da pesquisa consistiu na observação de cães explorando livremente áreas específicas, o que permitiu identificar os odores que mais lhes atraíam, como alimentos ou peles.

Os autores enfatizam a importância de mais pesquisas sobre a intensidade dos odores em cosméticos caninos, as diferenças nos limiares olfativos entre cães e humanos, e quanto tempo os cheiros persistem na pele dos animais.

Por fim, eles sugerem que a investigação sobre a existência de preferências olfativas relacionadas ao sexo dos cães em relação a certos aromas também seria relevante.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade