Estes 3 sinais indicam que você tem uma inteligência emocional aguçada

Tais virtudes, de acordo com a psicóloga Monteiro, estão "presentes em pessoas com um bom desenvolvimento da inteligência emocional".

A inteligência emocional é um campo de investigação que tem o intuito de ampliar a ideia daquilo que realmente é compreendido como inteligência. De acordo com a psicóloga hospitalar Ketlin Monteiro, o conceito abrange "aspectos referentes ao mundo das emoções". Práticas do dia a dia denotam a habilidade em construir uma boa inteligência emocional.

continua depois da publicidade

Até porque ela está conectada com a ideia de entender, nomear e expressar as emoções - de si mesmo e das pessoas ao redor. "Este domínio da inteligência tem a ver com a interação entre as emoções e as cognições, englobando a capacidade de percepção e controle emocional de si e dos outros", a psicóloga explicou para a nossa equipe.

Alguns sinais têm o potencial de demonstrar se você está com uma inteligência emocional aguçada. Em nossa matéria, você confere mais detalhes a respeito desse assunto.

Você é empático com as pessoas ao redor

Leia também

Não, empatia não é apenas um conceito bonitinho que fica apenas no papel. Se reconhecer no outro e entender os problemas que a pessoa está passando ajuda a construir relações mais honestas. E não somente nisso: a empatia no meio corporativo, inclusive, é fundamental para construir dinâmica coletivas mais humanizadas e eficientes.

continua depois da publicidade

Até porque, para solucionar algum problema no trabalho, é necessário entender a origem daquilo. Somente conseguimos fazer isso ao avaliar o panorama geral e isso envolve as pessoas que estão conectadas com o "enredo".

Você é resiliente até mesmo em situações que parecem complicadas demais

A vulnerabilidade é um ponto importante para que consigamos sentir, reconhecer nossas falhas e trabalhar com as possibilidades que estão postas à mesa. Acrescida à resiliência, nós temos um combo de sucesso que pode te auxiliar em diversas circunstâncias da vida.

continua depois da publicidade

E a resiliência nada mais é do que encontrar possibilidades em meio ao caos. Passar por problemas de quaisquer ordens da vida e seguir adiante, trazendo consigo a bagagem que conseguiu com a experiência. É não ceder ao medo de errar e tropeçar ao longo do caminho.

Com a resiliência, a inteligência emocional fica mais aguçada e você consegue até mesmo ser feliz após passar por alguns problemas que te afetaram de certa maneira. É impossível não tropeçar vez ou outra em problemas, mas o diferencial é como conseguimos levantar apesar de todos os pesares.

Você consegue tomar decisões adequadas

Tomar boas decisões vai além de simplesmente resolver algum problema pendente. Para chegar em alguma resposta, é necessário olhar para o panorama geral, diagnosticar a causa e encontrar um caminho que faça sentido - a curto, médio e longo prazo.

continua depois da publicidade

Para isso, a pessoa deve exercitar a empatia, a resiliência, a autoconfiança e a persistência. Tais virtudes, de acordo com a psicóloga Monteiro, estão "presentes em pessoas com um bom desenvolvimento da inteligência emocional".

Leia também

Concursos em sua
cidade