Confira o REAL significado de 19 expressões famosas em latim

Tem sede de conhecimento e uma curiosidade pela origem do nosso idioma? Então, conheça 19 expressões famosas em latim e significado de cada uma delas.

Italiano, francês, português, aramaico, romeno e espanhol. O que esses idiomas têm em comum? Todos eles derivam do latim, que era considerada a língua oficial do Império Romano. Muitos pensadores e Filósofos também falavam esse idioma. Por isso, essa matéria selecionou 19 expressões famosas em latim e os seus respectivos significados.

continua depois da publicidade

Se você está querendo aprimorar os seus conhecimentos, confira algumas frases que até hoje são massivamente usadas, seja no cotidiano ou em alguma situação em particular. Continue a leitura até o final e fique por dentro.

Expressões famosas em latim

1) Memento mori

Leia também

Significado: “Lembre-se de que você vai morrer”. Essa é uma das expressões famosas em latim que nos lembra que a vida precisa ser vivida intensamente, pois, a cada dia que passa, estamos mais perto da morte, sem exceções.

2) Carpe diem

Significado: “Aproveite o dia”. Essa expressão nos sugere que vivamos o hoje ou o momento presente, já que o amanhã pode não acontecer, e não podemos ter certeza do futuro, pois ele pode nem mesmo existir.

continua depois da publicidade

3) Frui vita

Significado: “Aproveite a vida”. Essa também é uma das expressões famosas em latim que pode ser entendida como um conselho para que uma pessoa aproveite ao máximo a sua vida, ou seja, curta todos os momentos da melhor maneira.

4) Expressões famosas em latim: Veni, vidi, vici

Significado: “Vim, vi, venci”. Essa frase é atribuída ao líder político Júlio César (100-44 a.C.), que a escreveu em uma carta para o Senado romano, depois de ganhar a batalha contra o exército do Reino do Ponto, no ano 47 a.C.

continua depois da publicidade

5) Amat victoria curam

Significado: “A vitória ama a cautela”. Outra das expressões famosas em latim, que recomenda termos prudência na vida, foi retirada do poema "Carmen LXII", do poeta romano Caio Valério Catulo (84-54 a.C.).

6) Cogito, ergo sum

Significado: “Penso, logo existo”. O autor dessa expressão foi René Descartes. Mesmo que duvidasse de tudo, Descartes chegou a conclusão de não poderia duvidar da sua real existência, mesmo que ele o considerasse apenas uma "coisa que pensa".

7) Errare humanum est, persevare diabolicum

Significado: "O erro é humano, persistir no erro é diabólico". Essa é uma das expressões famosas em latim mais conhecidas de todo o mundo e dispensa comentários.

continua depois da publicidade

8) Industriam adjuvat Deus

Significado: “Deus ajuda quem cedo madruga”. Trata-se de um provérbio bastante usado até nos dias atuais que significa que, para vencermos na vida, devemos trabalhar duro, sem preguiça. Somente dessa forma, podemos alcançar a vitória.

9) Oculum pro oculo, dentem pro dente

Significado: “Olho por olho, dente por dente”. Essa frase teve a sua origem na Lei de Talião, na Babilônia, no século XVIII a.C. A ideia era que todo crime cometido fosse pago na mesma moeda, sem nenhum tipo de compaixão.

10) Utilius tarde quam nunquam

Significado: “Antes tarde do que nunca”. Uma das expressões famosas em latim e mais usadas em todo o planeta. O provérbio sugere que, é preferível que algo de positivo aconteça com atraso, do que nunca aconteça.

11) Ut sementem feceris, ita metes

Significado: “Cada um colhe o que planta”. Essa expressão significa que alguém está sofrendo as consequências das suas escolhas na vida ou de uma ação que realizou no passado.

12) Paulatim deambulando, longum conficitur ite

Significado: “Devagar se vai ao longe”. Outra das expressões famosas em latim e que resistiu ao tempo. De autoria desconhecida, essa frase enfatiza que devemos deixar de lado a pressa e a ansiedade para alcançarmos os nossos objetivos, se quisermos chegar ao destino são e salvos.

13) Amor vincit omnia

Significado: “O amor tudo supera”. A ideia dessa expressão é que, quando existe amor de verdade, não existe problema ou situação incômoda que não possam ser solucionados. Com esse sentimento, tudo se resolve.

14) Expressões famosas em latim:Nosce te ipsum

Significado: “Conhece-te a ti mesmo”. Essa frase remete ao autoconhecimento que todo ser humano precisa ter. Esse é o ponto de partida para conhecermos melhor o mundo e ao outro.

15) Mens sana in corpore sano

Significado: "Mente sã no corpo são". Bastante lembrada no mundo dos esportes, essa expressão enfatiza a importância de cuidarmos da nossa saúde física e mental, já que elas estão sempre conectadas.

16) Sine qua non

Significado: “Sem a qual não”. Expressão em latim remete a uma ação ou condição considerada indispensável, imprescindível ou essencial, em um determinado contexto.

17) Alma mater

Significado: “Mãe que alimenta”. Essa também é uma das expressões famosas em latim. Ela costuma designar instituições de ensino, como as universidades, por exemplo, para que as mesmas formem intelectualmente os seus alunos. Na época do cristianismo medieval, alma mater fazia reverência a imagem da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

18) Et coetera (etc)

Significado: “E o resto”. Trata-se de uma expressão que corresponde às “outras coisas" (desde que sejam da mesma espécie) e/ou "e assim por diante". A abreviatura "etc." é sempre usada quando há enumeração de uma série de itens ou exemplos que poderiam ser citados.

19) Homo sum humani a me nihil alienum puto

Significado: “Eu sou um ser humano, então nada humano é estranho para mim”. A última das expressões famosas em latim da nossa lista é originária de uma peça do teatro e remete à diversidade em nossa sociedade, ou seja, o respeito a culturas diferentes.

Leia também

Concursos em sua
cidade