O promissor e rentável ramo da tecnologia emprega milhares de profissionais em todo o Brasil. E o melhor de tudo: paga salários atrativos para os mais competentes. Um dos cargos que tem ganhos mensais de até R$ 17 mil é o de Desenvolvedor Front End.
Continue a leitura dessa matéria e conheça um pouco mais sobre essa função, fique por dentro dos principais requisitos, atribuições, salário médio e como está o mercado de trabalho para esse profissional, que é um dos mais disputados pelas empresas de tecnologia.
O que faz um Desenvolvedor Front End?
É o principal responsável pelo processo de criação da interface de um site ou qualquer outro tipo de aplicação para a internet. Ou seja, aquela camada visual das aplicações que estão presentes na web, onde os internautas se interagem, faz parte do trabalho do Desenvolvedor Front End.
É ele que precisa montar toda a estrutura da página de um site, ou seja, colocar o rodapé, cabeçalho, imagens e colunas nos lugares certos. Além disso, esse profissional também cuida da aparência da página (que precisa estar visualmente atraente), adicionando cores e fontes diversas, por exemplo.
O Desenvolvedor Front End também é o responsável por proporcionar uma navegação agradável para os usuários. Ou seja, eles precisam navegar pelas páginas de um site com uma certa rapidez, independentemente do dispositivo de acesso que está sendo usado.
Quais são as principais atribuições desse cargo?
Basicamente, o Desenvolvedor Front End precisa dominar muito bem as linguagens de programação HTML, CSS e JavaScript, já que elas são o alicerce de sustentação do desenvolvimento de sites e várias outras aplicações para a web.
Além disso, esse profissional também precisa conhecer os códigos de programação mais usados e dominar as principais ferramentas tecnológicas de desenvolvimento web, para que o seu trabalho seja desenvolvido da maneira mais eficiente possível.
Qual é o valor do salário médio?
A média de ganhos de um Desenvolvedor Front End pode variar bastante. Tudo vai depender do porte (e localização) da empresa contratante, da experiência do profissional, do nível de conhecimento da área, dos resultados obtidos na carreira e, por vezes, até da formação acadêmica.
O valor do salário mensal, levando-se em consideração as variáveis acima, pode chegar a R$ 17 mil em uma multinacional da tecnologia ou em uma grande startup. Se você tem afinidade com essa área e manja de linguagens de programação, essa pode ser uma chance de ouro.
Qual é o perfil profissional do Desenvolvedor Front End?
Conheça as principais habilidades comportamentais que um Desenvolvedor Front End deve ter, caso esteja pensando em se tornar um:
- Ser curioso;
- Estar sempre buscando o aprendizado;
- Ter atenção para as novidades e tendências do mercado;
- Saber propor soluções viáveis para a empresa na qual trabalha;
- Foco;
- Versatilidade;
- Saber trabalhar em equipe;
- Familiaridade com o trabalho remoto;
- Organização para lidar com diversos tipos de projetos;
- Perfil investigativo;
- Agilidade;
- Capacidade de aprender rápido e sozinho (autodidata);
- Criatividade.
Se você sempre teve vontade de investir nessa promissora área da tecnologia, analise todas as qualidades acima e veja se elas são compatíveis com o seu perfil. Por mais que não pareça, isso é essencial para se dar bem nessa profissão.
Qual é a formação acadêmica necessária?
Essa costuma ser a dúvida de muita gente. Para você se tornar um Desenvolvedor Front End não é preciso ter diploma universitário. Nessa área, a experiência na função, o conhecimento técnico e o domínio das principais ferramentas falam mais alto.
Se você dominar as linguagens, códigos e lógica de programação, os processos de arquitetura da informação, além de ter uma boa noção de web design, certamente não terá dificuldades para conseguir um bom emprego.
Caso tenha interesse em se especializar ainda mais nessa área ou ter um diferencial no currículo, os cursos de Ciências da Computação ou Engenharia de Softwares são os mais indicados.
Como é o mercado de trabalho para esse profissional?
Quem deseja se tornar um Desenvolvedor Front End vai encontrar um mercado de trabalho bastante aquecido, principalmente nas grandes cidades. Com a popularidade cada vez maior da internet no Brasil, o número de sites cresceu exponencialmente de 2010 para cá.
Por isso, o Desenvolvedor Front End se tornou um dos profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) mais disputados do país. Empresas de médio e grande porte, multinacionais de prestígio e diversas startups (como os bancos digitais, por exemplo) são as principais contratantes de Desenvolvedores Front End.