9 coisas que você não deveria limpar com sabão em pó

Embora o sabão em pó tenha muitos usos alternativos além de lavar roupas, ele não é adequado para tudo.

Na hora da limpeza da casa, o sabão em pó não pode faltar, pois nos ajuda a eliminar manchas e sujeiras. Graças aos seus componentes, este produto tem o poder de limpar com rapidez e facilidade.

continua depois da publicidade

Porém, embora pareça um detergente suave e versátil, ele pode danificar certos materiais e superfícies, como veremos a seguir.

9 coisas que você jamais deve limpar com sabão em pó

1. Cafeteira

Leia também

Para evitar o indesejado sabor de sabão no seu café matinal, é melhor não utilizar sabão em pó para limpar a cafeteira.

Além disso, é difícil eliminar todo o produto dos componentes internos da máquina, o que pode resultar em resíduos.

continua depois da publicidade

Estes, por sua vez, podem alterar o sabor do café e provocar excesso de espuma ou bolhas na água do preparo.

Como solução mais segura, é recomendado aplicar uma mistura de partes iguais de água e vinagre branco.

Essa combinação é eficiente na remoção de depósitos minerais e garante que a cafeteira fique limpa, sem deixar vestígios de espuma.

2. Cabelos e pele

Pode parecer óbvio, mas é importante evitar o uso de detergente em pó nos cabelos e na pele.

continua depois da publicidade

Esse produto é formulado para combater a gordura e pode remover os óleos naturais dos fios, resultando em perda de vitalidade, cor e, em casos extremos, queda de cabelo.

O mesmo acontece com a pele, o sabão pode retirar óleos essenciais da pele, deixando-a ressecada e áspera.

Portanto, além de evitar lavar as mãos com o detergente, é recomendável o uso de luvas ao manusear esse produto.

3. Animais de estimação

Assim como com cabelos e pele, o detergente em pó não é adequado para a higiene de animais de estimação.

continua depois da publicidade

O sabão pode ser prejudicial à saúde e ao pelo do animal pois não foi desenvolvido para essa finalidade. Portanto, prefira shampoos específicos na hora de banhar os seus pets, consultando sempre um veterinário.

4. Couro

O couro possui óleos essenciais que mantêm sua qualidade. Limpar manchas com detergente em pó pode danificar o material. Portanto, utilize produtos especializados para a limpeza do couro.

5. Madeira

O sabão em pó pode deixar pisos de cerâmica, vinil ou linóleo brilhando, mas não possui o mesmo efeito na madeira. Ele pode remover o brilho do piso e envelhecer a superfície.

Para limpá-los da maneira correta, comece varrendo ou aspirando para remover a sujeira mais grossa e, em seguida, passe um esfregão úmido com um limpador suave feito especificamente para pisos desse tipo.

6. Máquina de lavar louça

Se você precisa limpar sua máquina de lavar louça ou acabou o detergente, não use sabão em pó. Esse produto faz muita espuma, podendo estragar o aparelho ou criar uma bagunça cheia de bolhas.

Além disso, os resíduos deixados para trás podem fazer mal à saúde, conforme um estudo recente publicado na revista PubMed.

Eles podem causar problemas gastrointestinais, irritação na pele e nos olhos, perturbações endócrinas e disfunção da barreira intestinal.

7. Espelhos, box de vidro e janelas

Para limpar espelhos, box de vidro e janelas, não é recomendado usar o sabão em pó, pois pode deixar resíduos que atraem sujeira e marcam a superfície. Em vez disso, use um limpador de vidros à base de amônia diluído em água.

Essa opção é recomendada por especialistas em limpeza, pois não deixa resíduos e mantém as superfícies brilhantes e sem manchas.

8. Carros

A pintura do carro é projetada para aguentar muita coisa, como vento, chuva e poeira nas estradas. Mas, mesmo assim, não é uma boa ideia lavá-la com sabão em pó.

Esse produto pode tirar a proteção da pintura, deixando-a sujeita a desbotar e enferrujar. Para manter o brilho e a proteção do seu veículo, é melhor usar produtos específicos para lavagem automotiva.

9. Granito e mármore

Por fim, o sabão em pó também não deve ser usado em superfícies de granito e mármore, pois pode danificar a pedra, deixando marcas ou manchas.

Para limpar granito, use um pano de microfibra. Já para o mármore, utilize um desinfetante específico com pH neutro. Isso ajuda a manter suas bancadas bonitas sem danificá-las.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade