7 legados que o Império Romano deixou para a humanidade

Já parou para pensar que nossa sociedade traz marcas do Império Romano? Confira 7 legados que a época deixou para a humanidade.

O Império Romano foi uma fase da civilização romana que durou de 27 a.c a 476 d.c, sendo considerada a maior da história do Ocidente. 

continua depois da publicidade

Apesar de já se terem passado milhares de anos, esse período revolucionou a história da humanidade, trazendo uma série de transformações que nos impactam até hoje. 

Talvez, você ainda não tenha parado para pensar em quanto esta civilização contribuiu para muitas coisas que temos hoje em nossa sociedade, mas vamos te ajudar nessa reflexão. 

Confira 7 legados deixados pelo Império Romano para a humanidade que vão te impressionar. 

continua depois da publicidade
Leia também

7 legados do Império Romano para a humanidade 

1. Ciência e tecnologia 

Muitas descobertas que transformaram a humanidade surgiram durante o Império Romano. Isso porque os romanos foram responsáveis por diversos avanços na área da ciência e da tecnologia a partir do desenvolvimento de ferramentas e métodos. 

Por exemplo, eles se destacaram nas técnicas agrícolas a partir do entendimento de fatores relacionados ao plantio como clima e solo. 

continua depois da publicidade

Na época, eles processavam grãos por meio de moinhos, técnica aprimorada ao longo dos anos mas que foi essencial para a evolução tecnológica e científica da nossa sociedade. 

2. Direito 

Os romanos também criaram um série de leis e métodos de julgamento, o que foi essencial para o surgimento do que entendemos hoje como o sistema judicial. 

As leis romanas costumavam ser bem severas, mas o modelo foi inspiração para muitos que conhecemos hoje, sendo aprimorado de acordo com a época e cultura de cada país em questão. 

continua depois da publicidade

Não é à toa que podemos observar muitos termos jurídicos que são originados do Direito Romano e estão presentes até hoje na legislação ocidental, como exemplo de habeas corpus. 

3. Língua 

Um fato interessante é que a língua portuguesa é derivada do latim, que era falada em Roma. Por isso, a língua é um dos principais legados que a civilização deixou para a nossa sociedade. 

Outros idiomas que foram derivados do latim são espanhol, italiano, francês e romeno. 

Podemos observar que o latim ainda está presente na nossa língua, como nos termos jurídicos, conforme citamos acima, e nos nomes científicos de plantas e espécies de animais. 

4. Números 

Além da língua, também recebemos influência do sistema de numeração romano, composto por sete letras (I, V, X, L, C, D e M). 

Apesar de não ser nosso sistema oficial, os algarismos romanos ainda fazem parte da nossa sociedade, sendo usados, principalmente, para a representação de séculos. 

5. Política 

No Império Romano, tivemos formas de organizações da política a partir do surgimento de conceitos como república, câmaras municipais, senado, ditadura, entre outros. 

Dessa forma, a política romana foi uma inspiração para a criação do sistema da maioria dos lugares hoje em dia, mostrando a necessidade de organizações do tipo para o desenvolvimento da civilização. 

6. Religião 

A religião é um tipo de manifestação cultural presente em diversos momentos da história dos nossos antepassados. 

Mas os romanos tiveram uma contribuição significativa para o desenvolvimento do cristianismo, que é a religião predominante atualmente no Brasil, por exemplo, e em outros países. 

A religião cristã surgiu no Oriente Médio, mas foi no contexto do Império Romano que avançou. Este povo foi responsável pela escrita de parte considerada da Bíblia e por fundamentos da doutrina cristã. 

Com o tempo, o cristianismo foi sofrendo algumas alterações, o que é extremamente comum, principalmente devido ao tempo histórico e à cultura de cada localidade. 

7. Arte 

A época foi marcada pela produção de estátuas de mármore que simbolizavam conquistas e realizações humanas. 

As esculturas e pinturas romanas tinham como principal característica o realismo, que se tornou inspiração para o surgimento de outras escolas artísticas posteriormente, principalmente no período do Renascimento. 

Até hoje, as produções romanas influenciam a arte ocidental e podemos vê-las em museus espalhados pelo mundo. 

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade