Ficar livre de um hábito não é uma das tarefas mais fáceis que existem, mesmo quando ele atrapalha os estudos para as provas do concurso. Para que as suas chances de aprovação aumentem consideravelmente, vamos te apresentar os hábitos que prejudicam a sua produtividade.
Continue a leitura até o final e evite tudo aquilo que é nocivo ao seu aprendizado e até para a sua vida profissional. Mesmo que seja complicado eliminá-los no dia a dia, saiba que essa atitude pode trazer benefícios a curto, médio e longo prazo. Confira.
Hábitos que prejudicam a sua produtividade
1) Ser desorganizado
Talvez esse seja um dos piores hábitos que prejudicam a sua produtividade. Se você é daqueles concurseiros que não prezam pela organização na hora de estudar, certamente não terá um aprendizado satisfatório no cotidiano.
Quando estudamos em um ambiente bagunçado, a nossa mente tem mais dificuldades de assimilar as informações necessárias, o que deixa o processo de aprendizagem bem mais lento. Sendo assim, que tal arrumar a sua mesa de estudos, ter uma lista de atividades definidas e jamais começar a próxima tarefa sem ter concluído a anterior?
2) Não fazer pausas regulares
Mais um dos hábitos que prejudicam a sua produtividade. Tem muito concurseiro por aí que não faz intervalos frequentes nem para almoçar direito. Isso é um erro grave que mais atrapalha do que ajuda, sabia? O nosso cérebro precisa de um tempo para reter as informações novas.
Por isso, a cada duas horas de estudo intenso, a nossa dica é fazer uma pausa de 15 a 20 minutos. Dessa forma, a sua mente estará descansada e bem mais receptiva ao aprendizado. Lembre-se de que você é um ser humano e não uma máquina programável, certo?
3) Fazer várias coisas ao mesmo tempo
Outro dos hábitos que prejudicam a sua produtividade. Aquele concurseiro que costuma estudar, ouvir música, mexer no celular e navegar nas redes sociais, tudo ao mesmo tempo, pode não conseguir aprender com a máxima eficiência.
Mesmo que você seja considerada uma pessoa multitarefas, é melhor deixar essa aptidão para outra hora, de menos quando está estudando para as provas de um disputado concurso. Por isso, sempre faça uma coisa de cada vez, já que somente dessa forma é possível obter um resultado melhor.
4) Hábitos que prejudicam a sua produtividade: Procrastinação
Você vive enrolando para começar a estudar? Tem a mania de deixar tudo para a última hora? Procrastina ao máximo o seu cronograma de estudos? Cuidado, concurseiro. Ficar adiando tudo a todo momento não contribui em nada para o seu aprendizado.
Por isso, deixe de lado esse nocivo hábito. É somente evitando a procrastinação que as suas chances de ser aprovado no concurso aumentam. Adiar tudo para “amanhã” pode fazer você se enrolar com a grande quantidade de assuntos que ainda não foram estudados, há poucos dias das provas. Aí o desespero chega com força.
5) Não se livrar das distrações
As distrações, especialmente as digitais, são as piores inimigas de qualquer concurseiro. Elas roubam um tempo precioso que poderia estar sendo empregado na aquisição do conhecimento. Por isso, quando for estudar para as provas do certame, livre-se delas.
Deixe o seu celular desligado ou no modo “avião”, elimine todo tipo de ruído externo, evite estudar em um ambiente com trânsito intenso de pessoas, desative todas as notificações das suas redes sociais e não acesse seus e-mails, enquanto estiver estudando.
6) Querer agradar a todos o tempo todo
Mais um dos hábitos que prejudicam a sua produtividade. Se você é daqueles concurseiros que não sabem dizer “não” e quer agradar todos ao seu redor, não importa o que aconteça, o seu aprendizado pode não ser tão eficaz. Acredite.
Na hora que estiver estudando para as provas do certame, comunique aos seus familiares e peça toda compreensão possível. Diga que você não pode ser interrompido, salvo em casos urgentes ou de extrema necessidade. Em suma, faça-os entender que a prioridade é a sua aprovação.
7) Hábitos que prejudicam a sua produtividade: Não ter um boa noite de sono
Você dorme bem, concurseiro? Acorda bem-disposto ou cansado? Tem um sono fragmentado ou ininterrupto? Não ter um sono de qualidade também pode prejudicar a sua produtividade durante a fase de preparação para as provas do concurso público.
É durante o sono que passa por todas as fases que a nossa memória se consolida e que as informações ficam retidas na mente. Por isso, procure dormir sempre nos mesmos horários (entre sete e nove horas por noite), evite levar as preocupações do dia a dia para a cama.
Lembre-se de que você precisa estar com a mente descansada para encarar a maratona de estudos no dia seguinte. Boa sorte.