O LinkedIn é a rede profissional por excelência e, nos últimos anos, tornou-se a principal ferramenta de recrutamento de talentos. Segundo a plataforma, durante o primeiro trimestre de 2020, no momento mais crítico da pandemia, suas conexões cresceram 26%, níveis de engajamento nunca antes vistos.
Essa rede que une profissionais e empresas tem como principal função conectar pessoas que buscam novas oportunidades trabalhistas, bem como contatos profissionais ou de negócios.
As empresas encontraram nessa rede uma oportunidade de recrutar talentos de forma rápida, direta e precisa, por isso ter um perfil completo e profissional é fundamental para encontrar um emprego melhor.
No entanto, uma das chaves para aproveitar o potencial do LinkedIn é ter um perfil atualizado, pois isso possibilita captar a atenção de empresas e se destacar nessa rede social. Confira as principais dicas de como otimizar seu perfil abaixo.
7 dicas infalíveis para otimizar seu perfil no LinkedIn
1. Crie uma boa descrição
Escreva uma breve descrição que destaque os fatos mais importantes sobre você. Este texto será o ponto de partida de quem chegar ao seu perfil, por isso é fundamental dar-lhes a informação necessária para que saibam que é você a pessoa que tem a experiência, capacidade e competências de que necessita.
Durante a descrição, considere adicionar palavras-chave do seu setor, para que gerem posicionamento para o seu perfil nos mecanismos de busca. Usar essas palavras em seu perfil aumenta as chances de ser encontrado pelos recrutadores, pois você está deixando uma espécie de caminho para que eles cheguem até você.
2. Escolha uma foto de perfil que defina você
Assim como você não colocaria qualquer foto em seu currículo, o LinkedIn também exige o uso de fotos especialmente elaboradas para se apresentar profissionalmente.
Apesar de não ser estritamente necessário, é importante avaliar a possibilidade de recorrer a um profissional para garantir que sua foto seja da mais alta qualidade. Para conseguir isso, responda a estas quatro perguntas-chave que o ajudarão a chegar à descrição ideal:
- Quem é você?
- O que você faz?
- Com o que você tem experiência?
- E o que você está procurando?
Depois de selecionar a foto que causa a melhor impressão, lembre-se de atualizá-la, no máximo, a cada 3 anos (ou com mais frequência, quando estiver procurando ativamente por um emprego).
3. Compartilhe conteúdo interessante em seu perfil
Informações detalhadas sobre sua formação educacional, experiência profissional, interesses e aptidões. Mas uma forma criativa de complementar e validar as informações é por meio de recomendações de ex-colegas ou de antigos empregadores.
Publique também artigos ou vídeos sobre diversos temas que vão ajudar a divulgar sua marca profissional, ganhar mais visibilidade na plataforma e atrair recrutadores.
4. Destaque suas habilidades
As competências e habilidades que você escolhe destacar em seu perfil fazem toda a diferença. Mas o valor está naqueles atribuídos a você por seus contatos da rede social profissional.
Quanto mais as pessoas valorizarem as suas competências e aptidões, mais credível será o seu perfil profissional, certifique-se de que as cinco primeiras são as que pretende destacar.
Graças ao algoritmo inteligente do LinkedIn, esta rede social oferece sugestões das habilidades mais comuns enquanto você digita. Além disso, a rede social fará com que você complete seu perfil usando os termos mais pesquisados.
5. Torne seu perfil visível em inglês e espanhol
Se neste momento da sua carreira profissional estiver interessado em trabalhar no exterior, deverá colocar o seu perfil em mais do que um idioma, desta forma irá garantir que os motores de busca de todo o mundo o encontrem e possam ler o seu perfil.
Lembre-se que tudo no LinkedIn comunica e esse é um detalhe fundamental para atingir seu objetivo de trabalhar para ou em outros países.
6. Faça networking
Adicione contatos relacionados ao seu perfil, siga empresas e formadores de opinião e participe de grupos de discussão de seu interesse. Tudo isso para trocar opiniões e informações, fazer networking e conhecer um pouco das profissões e setores para encontrar novas oportunidades de trabalho.
7. Adquira novas habilidades
O LinkedIn Learning oferece diversos cursos para que os usuários possam continuar seu desenvolvimento profissional. Alguns dos temas abordados nestes cursos são Competências Profissionais, Software Empresarial, Marketing, Programação, Animação 3D e CAD, Informática, Imagem e Fotografia Digital, Áudio e Vídeo, Web Design, Design Gráfico e Ilustração, entre outros.