Está procurando emprego? Confira 7 dicas para montar o currículo ideal

O recrutador precisa saber qual é a sua área de interesse na empresa para qual você enviou o seu currículo. Mas você precisa ser bem específico na hora de fazer isso.

A competitividade no mercado de trabalho está cada vez acirrada. Além das habilidades técnicas e comportamentais exigidas pelas empresas, um currículo atraente pode fazer toda a diferença na hora da seleção. Por isso, se você está procurando emprego, confira 7 dicas para montar um currículo ideal para se destacar perante os outros candidatos.

continua depois da publicidade

Não coloque todos os seus dados pessoais

Foi-se o tempo em que os profissionais colocavam todos as informações pessoais no currículo. Hoje em dia, o recomendado é inserir somente o seu nome completo, telefone de contato, e-mail, data de nascimento e cidade onde reside. Caso tenha algum perfil no LinkedIn, que é uma rede de contatos profissionais, também pode colocar em seu currículo.

Qualquer outra informação além das que foram citadas é desnecessária.

Coloque a sua área de interesse

Essa é uma das principais dicas para montar o currículo ideal. O recrutador precisa saber qual é a sua área de interesse na empresa para qual você enviou o seu currículo. Mas você precisa ser bem específico na hora de fazer isso, sem escrever demais, já que pode passar a impressão de que qualquer área de atuação serve.

continua depois da publicidade

Descreva a sua formação acadêmica

O candidato deve fazer uma breve descrição a respeito dos seus cursos de graduação e pós graduação, caso tenha. A ordem deve ser do curso recém concluído para o mais antigo. Dessa forma, não deixe de colocar as seguintes informações: o nome do curso, a modalidade, o nome da instituição de ensino, período de duração e o nome da cidade.

Caso ainda não tenha se graduado, não omita essa informação.

Qualificações e experiência profissional

Outra das dicas para montar o currículo ideal é fazer um breve resumo das suas qualificações. Descreva todas as áreas que você já atuou em sua carreira e a função exercida em cada uma delas. Dê mais ênfase para aquelas que tenham relação com a vaga que você está disputando.

continua depois da publicidade

Não exagere quando se referir à sua experiência profissional. Uma boa dica é colocar as mais atuais e que tiveram uma maior relevância ou destaque em sua carreira.

Cursos extra curriculares

Você já estudou uma temporada no exterior, fala outro idioma, fez algum curso profissionalizante, já participou de seminários ou workshops dentro da sua área de atuação? Não deixe essas informações de fora do seu currículo, pois elas aumentam as chances de você ser o selecionado para a próxima etapa do processo seletivo.

continua depois da publicidade

Coloque tudo de forma bem sucinta, sem exagerar nos detalhes.

Dicas para montar o currículo ideal: cuidado com a linguagem

Todo mundo que procura dicas para montar o currículo ideal, deve ficar ligado nessa. Em pleno ano de 2022, ainda tem muito profissional por aí que não se atenta para a linguagem usada no seu currículo. Por isso, antes de sair enviando esse importante documento, faça uma boa revisão na gramática para detectar possíveis erros de português.

Analise se as frases fazem sentido para quem as lê, jamais use nenhum tipo de gíria e nunca abrevie uma palavra por conta própria.

Seja simples

Por mais você seja um profissional experiente, capacitado e tenha uma carreira de sucesso, o seu currículo deve ser simples. Sem essa de contar toda a sua vida profissional em 5 ou 6 páginas, usar expressões complicadas até para se ler e outros detalhes que não agregam nenhum valor.

Ao invés de chamar a atenção do recrutador por causa do excesso de informações, o seu currículo pode ser descartado logo de cara.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade