Como se destacar durante a busca por vagas de emprego? Veja 5 dicas

Proatividade, uma das qualidades buscadas pelos empregadores, implica em ter atitude e iniciativa em determinadas situações do cotidiano empresarial.

Leia também

Você acabou de concluir o ensino médio e está à procura de trabalho? Diante de tanta concorrência entre os profissionais, é preciso se destacar durante a entrevista para aumentar as chances de contratação. Por isso, elaboramos 5 dicas valiosas sobre como se destacar durante a busca por vagas de emprego.

Leia também

1. Conhecimento é sempre bem-vindo

Um profissional capacitado e que possui diferenciais pode ter muito mais chances de ser o contemplado com uma vaga de emprego. Por isso, quanto mais conhecimento sobre a sua área de atuação você tiver, melhor. Afinal de contas, é preciso agregar valor no dia a dia da organização.

E não existe melhor forma de se fazer isso do que através do conhecimento. Sendo assim, não deixe de estar sempre aprendendo e se aperfeiçoando. Um candidato que demonstra mais conhecimento durante a entrevista, na maioria das vezes, é o escolhido.

2. Procure saber mais sobre a empresa

Imagine a seguinte situação: você acaba de ser convocado para uma entrevista em uma grande empresa e chega lá sem saber nem o nome dela direito ou o mercado que ela atua. Para se destacar durante a busca por vagas de emprego, é sua obrigação saber o máximo de informações a respeito da empresa que pretende trabalhar.

Antes de comparecer à entrevista, dê uma boa navegada no site da organização e em suas redes sociais. Fique por dentro de tudo aquilo que permeia o seu mercado de atuação e que seja importante na hora do processo seletivo. Isso conta e muito.

3. Não minta

Milhares de candidatos, na busca por vagas de emprego, acabam mentindo sobre sua formação acadêmica ou até sobre a sua experiência profissional. E isso é um erro crasso que, mais cedo ou mais tarde, será descoberto pela empresa contratante.

Mesmo que vaga de trabalho em aberto te interesse bastante, seja você. Não minta em nenhuma hipótese a respeito de nada, pois isso pode te prejudicar. Imagine você alegar, durante a entrevista, que domina um sistema em específico mas, no fundo, não sabe coisa nenhuma. Qual seria a sua reação se descobrissem? Pense nisso e jamais minta em uma entrevista de emprego.

4. Demonstre proatividade

Um profissional que está em uma frenética busca por vagas de emprego, precisa se mostrar uma pessoa proativa. E não existe oportunidade melhor para se fazer isso do que na hora da dinâmica em grupo, que faz parte de muitos processos seletivos do mercado de trabalho.

Proatividade implica em ter atitude e iniciativa em determinadas situações do cotidiano empresarial. E se você demonstrar essa característica comportamental tão necessária dentro das organizações, as suas chances de ser contratado serão enormes. Ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecerem, para somente agir depois, pode ser bem complicado.

5. Sem exageros

Quem está na busca por vagas de emprego ou foi convocado para participar de um processo seletivo, deve ter em mente que menos é mais. Como assim? Na hora de responder as perguntas do recrutador, o candidato deve ser objetivo e não ficar “enrolando” na hora das respostas. Rodeios podem te fazer cair em contradição e se complicar, o que não é bem-visto.

Outra coisa: não exagere nas palavras. Você deve ser sucinto na hora de responder as perguntas, sem falar “pelos cotovelos”. Lembre-se: você deve demonstrar que pode ser útil para a empresa.

Agora, é seguir as nossas dicas e se dar bem em sua busca por vagas de emprego. Desejamos boa sorte.

Leia também

Leia também


você pode gostar também

Shopee abre seu 1º programa de estágio no país com modelo híbrido

No momento, as posições oferecidas pela Shopee são para as áreas de desenvolvimento de negócios, data & analytics, marketing, operações, produtos, finanças e pessoas.

Coca-Cola divulga mais de 100 vagas de emprego; veja cargos ofertados

A Coca-Cola FEMSA, maior engarrafadora da Coca-Cola, divulga novas oportunidades de emprego. Inscrições devem ser solicitadas via internet.

Nubank abre 1º programa de estágio com 70 vagas; saiba como concorrer

A fintech Nubank oferece oportunidades de estágio em áreas como produto, design, finanças, risco e compliance e engenharia de software.

SEST SENAT divulga novas vagas de emprego; saiba concorrer aos cargos

Várias vagas de emprego estão abertas no SEST SENAT em diferentes localidades do país. Os interessados podem se inscrever gratuitamente.

Assaí Atacadista abre 330 vagas de emprego no país; veja os cargos

Assaí Atacadista abre novas vagas de emprego, com oportunidades para diferentes estados brasileiros. Veja como se inscrever.

Droga Raia oferta mais de 530 vagas de emprego no país; veja os cargos

A empresa está oferecendo novas oportunidades em setores como atendimento ao cliente, vendas, farmácia e administração comercial. Vagas encerram em breve.