Matemática, Física, Química, Estatística, entre outras matérias. Ufa. É muita conta para fazer, certo? E todos esses cálculos e fórmulas podem tirar o sono de qualquer concurseiro. Se você procura uma maneira de aprender exatas do zero e de forma correta, veio ao lugar certo.
Continue a leitura dessa matéria que vamos te dar cinco dicas valiosas sobre como é possível ficar craque em todas essas disciplinas, para arrasar nas provas do concurso público. Preparado para aprender de verdade? Então, bora lá.
Entenda como aprender exatas do zero
1) Comece sempre pelo básico
Para o concurseiro realmente aprender exatas do zero, é necessário retroceder um pouco, já que existe uma ordem certa para estudar as disciplinas dessa área. Ou seja, antes de passar para os assuntos mais complexos, é preciso que entender o básico muito bem.
Por isso, que tal fazer uma boa revisão em todos os conceitos que foram aprendidos no ensino fundamental? Eles são importantíssimos para que você consiga assimilar os assuntos mais complicados. Depois disso, avance para os temas mais difíceis que foram vistos no Ensino Médio.
Se você dominar o básico, certamente não terá tanta dificuldade de aprender aqueles conteúdos considerados mais confusos. Fazendo isso, já é meio caminho andado para que aconteça um aprendizado eficiente e duradouro.
2) Não decore, aprenda os conceitos
Para aprender exatas do zero, todo concurseiro também precisa estudar os conceitos dos temas. Se você insiste somente na decoreba de fórmulas, é bem provável de não passar nas provas. Por isso, é fundamental compreender a teoria e a lógica que estão por trás delas.
Aprendendo os conceitos, a sua memorização fica mais eficiente e, por consequência, o seu aprendizado. Afinal de contas, de nada adianta partir logo para os exercícios sem entender antes os conceitos nos quais as questões foram baseadas, não é?
A maioria das provas de concursos públicos exigem que o candidato tenha essa percepção. Ou seja, aprender o conceito primeiro para só depois aplicá-lo corretamente. Esse é um dos segredos para se dar bem em conteúdos da área de exatas.
3) Resumos são bem-vindos
Outra dica para aprender exatas do zero e da maneira correta é investir em resumos. Anotar tudo aquilo que foi aprendido, usando as suas próprias palavras, é um aliado e tanto para entender grande parte dos assuntos das matérias dessa área.
Quando você faz anotações à mão, o seu cérebro consegue reter melhor as informações. E isso se traduz em uma compreensão mais efetiva dos assuntos. Além disso, os resumos permitem ao concurseiro fazer conexões entre os conceitos, o que é de grande valia.
Escolha uma metodologia de aprendizagem e não abra mão dos resumos, combinado? Eles podem ser feitos usando flashcards, esquemas, tópicos, tabelas, mapas mentais e até podcasts. Por mais que tenha muito resumo disponível na internet, não deixe de fazer as suas próprias anotações.
4) Treine, treine, treine
Agora, para você aprender exatas do zero, mesmo que todas as dicas anteriores também ajudem bastante, essa aqui precisa ser seguida à risca. O concurseiro só vai ter uma assimilação efetiva dos assuntos se fizer pilhas de exercícios.
Por isso, invista nos simulados de concursos anteriores, nas questões dos livros e apostilas e até em exercícios dos cursos online. Quanto mais você praticar, mais craque vai ficar. Por mais que a teoria seja importante, colocar aquilo que aprendeu em prática é fundamental.
E a melhor forma para aprender de verdade as matérias de exatas é fazendo exercícios. Além disso, é conveniente ressaltar que você não deve desistir com os seus erros. Aliás, eles servem para indicar como está o seu nível de conhecimento. Lembre-se de que também é possível aprender com os equívocos.
5) Elabore um cronograma de estudos
O concurseiro que precisa aprender exatas do zero e da maneira correta, precisa elaborar um cronograma de estudos realista. Através dessa ferramenta, ele pode fazer um planejamento de quando, como e durante quanto tempo vai estudar cada assunto, para que seus objetivos sejam alcançados.
Por exemplo, o candidato pode definir por onde vai começar a estudar matemática, química ou física e distribuir (no cronograma) os assuntos que estão sendo cobrados pelo edital ao longo das semanas disponíveis até a data das provas.
Quando o concurseiro gerencia o seu tempo dessa maneira, o seu aprendizado se torna mais dinâmico e, sobretudo, efetivo. Um cronograma de estudos permite que você se organize para estudar com eficiência, descansar e se divertir. Afinal, ninguém é de ferro, certo?