As palavras incríveis para aumentar o vocabulário são aliadas nos momentos em que o indivíduo precisa agir de maneira mais culta. Portanto, na apresentação de um trabalho acadêmico, discussão com profissionais de referência ou mesmo na escrita de um texto, existem formas de ser mais inteligente.
Porém, mais do que somente utilizar palavras “diferentes” no meio do vocabulário, é fundamental conhecer os significados de cada uma. Assim, a pessoa evita passar vergonha por usar um termo fora do contexto ou sem sentido, mas também adquire novas informações valiosas. Saiba mais a seguir:
Palavras incríveis para aumentar o vocabulário
1) Anuência
Significa permissão, aprovação, consentimento. Exemplo: O juiz deu anuência à ação dos advogados.
2) Diáfano
É um adjetivo para descrever que algo é translúcido ou transparente, mas também pode ser utilizado em alguns contextos para referir-se a uma pessoa que é muito magra. Exemplo: O tecido do sofá da minha avó era diáfano.
3) Diligência
Este substantivo feminino significa cuidado, capricho, agilidade e competência. Entretanto, pode ser utilizada também em ações judiciais e trabalhos realizados por militares. Exemplo: Ele sempre entregou os resultados com diligência.
Curiosamente, diligência também era a designação utilizada para definir carruagens no passado.
4) Fatídico
Ainda que tenha um uso mais comum entre algumas pessoas, nem todas conhecem o significado e aplicação. Basicamente, esse adjetivo designa acontecimentos trágicos, com problemas e adversidades. Exemplo: Naquela fatídica noite, meu gato foi roubado pela brecha do portão.
5) Féerico
Esse adjetivo tem o objetivo de designar algo que é deslumbrante. Exemplo: A atmosfera do festival era féerica. Porém, também é adotado na literatura de fantasia para referir-se a uma espécie de seres místicos, semelhantes a elfos e fadas.
6) Bambúrrio
Apesar de ter uma escrita semelhante à palavra balbúrdia, esse termo é um adjetivo para descrever que uma pessoa teve uma conquista, um êxito. Porém, essa conquista é sempre inesperada, porque está associada ao acaso e a sorte. Exemplo: Ele foi aprovado no concurso por bambúrrio.
7) Alinhavo
Esse verbo descreve o ato ou o efeito de costurar provisoriamente com um ponto largo, a fim de guiar a costura original ou definitiva. Exemplo: Minha mãe arrumou essa roupa sem um alinhavo, você consegue reparar?
8) Ignóbil
Um adjetivo sem gênero determinado para descrever algo que é repugnante, vergonhoso ou infame. Exemplo: Eu achei a atitude do nosso diretor ignóbil.
9) Pingarelho
Um adjetivo masculino para descrever uma pessoa mal vestida, com roupas amassadas ou sem vaidade. Em alguns casos, pode ser utilizado para falar que uma pessoa é infiel, desleal. Exemplo: O meu colega foi trabalhar completamente pingarelho no emprego novo.
10) Inexorável
Comum em diversos textos da literatura clássica brasileira, esse adjetivo descreve algo ou alguém que é rigoroso, sem compaixão e severo. Além disso, costuma ser empregado como metáfora para explicar que algo é inevitável. Exemplo: O general do exército tem que ser inexorável com os seus soldados.
11) Escaler
Ainda que tenha a sonoridade de uma palavra em inglês, essa é uma das palavras incríveis da língua portuguesa para quem quer ser mais inteligente. Neste sentido, refere-se a uma pequena embarcação a remo para transbordar mercadorias dentro do navios.
Porém, também pode ser utilizada para a realização de pequenos serviços no mar. Exemplo: Aquela entrega chegou via escaler.
12) Sainete
Essa palavra culta descreve uma pequena peça de teatro, tradicionalmente espanhol. No geral, é comum que hajam apenas duas ou três personagens na história inteira.
Curiosamente, foi dessa expressão e tradição que surgiu os famosos esquetes de atualmente. Em resumo, a expressão foi adquirida da língua espanhola e adaptada pela língua portuguesa. Exemplo: Eu fui assistir à peça, mas era somente um sainete
13) Crestar
A palavra crestar é um verbo que descreve o ato de queimar levemente ou tostar um alimento. Ou seja, criar uma crosta. Além disso, pode ser utilizado para designar o processo de algo adquirir a cor queimada, após exposição ao Sol ou ao fogo. Exemplo: O pão de alho crestou na churrasqueira.
14) Lazeira
Esse adjetivo descreve situações de infortúnio, calamidade, tragédia ou desequilíbrio. No sentido figurado, associa-se ao processo que acontece quando a pessoa está passando fome, mas também é um sinônimo para lepra em alguns textos mais eruditos. Exemplo: Quando chegou à linha de frente, o soldado estava em estado de lazeira.
15) Lampinho
Ainda que seja um termo mais popular, a palavra lampinho se tornou uma palavra culta pela raridade e contexto em que surgiu. Neste sentido, refere-se à pessoas que não tem barba, ainda que sejam mais velhas. Exemplo: Augusto é lampinho, mesmo com quase 50 anos nunca teve um traço de barba no rosto.