Além do Brasil: confira 15 países que falam a Língua Portuguesa

Os 15 países que falam a Língua Portuguesa além do Brasil passaram pela colonização portuguesa, mas também derivaram os seus idiomas da linguagem antiga de Portugal.

Em primeiro lugar, os 15 países que falam a Língua Portuguesa além do Brasil são agregados por conta da colonização de Portugal. Ou seja, passaram pelo processo de invasão e domínio de longa duração por parte do país europeu. Como consequência, adquiriram uma série de costumes, o que inclui a linguagem.

Leia também

Neste sentido, a Língua Portuguesa nessas nações varia de acordo com um conjunto de valores. Porque a colonização portuguesa impôs costumes europeus em comunidades com tradições próprias, o idioma foi adaptado com as línguas tradicionais dos povos nativos.

Além disso, a presença posterior de imigrantes, como aconteceu no Brasil, causou ainda mais mudanças na Língua Portuguesa europeia. Por conta disso, os sotaques, dialetos e regionalidades surgem, o que explica a diferença do português brasileiro com o português lusitano.

Mais ainda, é essa diferenciação causada pela adaptação cultural que cria tantas formas de se comunicar com um mesmo idioma. Sendo assim, a Língua Portuguesa falada no Sul do Brasil não é a mesma do Nordeste, ainda que tenha diversas semelhanças. Saiba mais a seguir:

Quais são os 15 países que falam a Língua Portuguesa além do Brasil?

A Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países de origem lusófona do mundo. Neste sentido, garante o aprofundamento da relação e da cooperação entre os membros, por meio da unificação causada pelo idioma.

Com criação em julho de 1996, é financiada principalmente por meio do orçamento de um Secretariado Executivo, mas custeado com contribuições obrigatórias de cada nação que participa da Comunidade. Sendo assim, os 15 países que falam a Língua Portuguesa, membros da CPLP são:

  1. Brasil, na América
  2. Angola, na África
  3. Cabo Verde, na África
  4. Guiné-Bissau, na África
  5. Guiné Equatorial, na África
  6. Moçambique, na África
  7. São Tomé e Príncipe, na África
  8. Timor-Leste, na Ásia, na África
  9. Portugal, na Europa, na África

Além desses países, existem outros locais em que a Língua Portuguesa é falada. Porém, não é o idioma oficial, pois se tratam de nações que passaram pela colonização portuguesa ou possuem proximidades culturais com as regiões que utilizam essa linguagem. São eles:

  1. Macau, na China;
  2. Damão e Diu, na União da Índia;
  3. Goa, na Índia;
  4. Malaca, na Malásia;
  5. Ilha das Flores, na Indonésia/
  6. Batticaloa, no Sri Lanka;
  7. Ilhas ABC, no Caribe;
  8. Uruguai;
  9. Venezuela;
  10. Paraguai;
  11. Guiana;

Qual é a origem da Língua Portuguesa?

De acordo com a definição, a Língua Portuguesa é uma língua indo-europeia romântica, flexiva e ocidental. Desse modo, surgiu por conta do Galego-português, um idioma falado especificamente no Reino da Galiza, e também no norte de Portugal.

Porém, a criação do Reino de Portugal a partir do ano de 1130, e a consequente expansão para o sul após o período da Reconquista também causou a difusão do idioma. Sendo assim, as terras conquistadas passaram a adotar a Língua Portuguesa por consequência do domínio imperial ao longo do séculos.

A partir do período das Grandes Navegações, entre o século XV e o início do século XVII, houve uma propagação ainda maior da Língua Portuguesa no mundo, em especial nas nações da América e da África. Além da utilização nas regiões invadidos por europeus, diversos governantes locais passaram a adotar o idioma para dialogar com outros líderes colonizadores.

Por conta disso, estima-se que a Língua Portuguesa também influenciou outros idiomas, tanto na Ásia quanto em outros pontos da América do Sul. Apesar disso, estima-se que somente o Brasil e Portugal possuam o português como língua primária, ainda que as regiões citadas anteriormente tenham o idioma como língua oficial.

Atualmente, a Língua Portuguesa possui cerca de 250 milhões de falantes nativos. Ademais, é um dos idiomas oficiais da União Europeira, do Mercosul, da União das Nações Sul-Americanas e outras importantes organizações internacionais.

Leia também

você pode gostar também

IPVA 2023: veja 29 carros que terão isenção do imposto

Milhões de condutores brasileiros poderão ser beneficiados com a isenção de IPVA para veículos. Confira quais são os modelos.

Para que serve o furo que fica ao lado da câmera do iPhone?

Há um pequeno buraco entre a câmera e o flash na parte traseira de alguns iPhones. Em outros modelos, pode estar em lugar diferente. Veja para que serve esse furo.

Confira 7 profissões perfeitas para quem gosta de ler e escrever

Tem uma enorme afinidade com a área de Humanas e sempre sonhou em trabalhar nela? Então, conheça sete profissões para quem gosta de ler e escrever.

Descubra para que realmente serve o furo que fica no cadeado

O furo no cadeado é um mistério para muita gente que desconhece as duas utilidades desse mecanismo e como ele auxilia o funcionamento do cadeado.

7 grandes filmes da Netflix que vão te deixar mais esperançoso

Está precisando de um pouco mais de inspiração nos estudos, concurseiro? Conheça sete grandes filmes da Netflix que podem te deixar mais otimista em relação ao futuro.

Vacina BCG: descubra para que serve e por que ela deixa marca no braço

A vacina BCG é uma das vacinas mais importantes do esquema vacinal. Entenda para que ela serve e por que deixa uma marca no braço.