Você já percebeu que costumamos passar mais horas convivendo com os colegas de trabalho do que com os nossos familiares? Por isso, é crucial que estejamos inseridos em um ambiente de trabalho positivo e sinérgico, mesmo que não seja algo fácil. Elaboramos esse post que traz 10 dicas incríveis sobre como manter boas relações com os colegas de trabalho.
Afinal, todos têm o mesmo objetivo, que é a prosperidade da empresa na qual fazem parte. Confere aí.
Veja como preservar boas relações com os colegas de trabalho
1) Respeito à diversidade
Para manter boas relações com os colegas de trabalho é preciso ter respeito, em todos os aspectos. Diferentes culturas, pensamentos, opiniões, gêneros, estilos de vida e tudo mais que permeia a personalidade de cada indivíduo, precisa ser respeitado.
Lembre-se de que você não precisa concordar, mas é obrigado a respeitar tudo aquilo que diverge das suas crenças e valores éticos ou morais.
2) Ter empatia
Essa atitude é uma das mais inteligentes e sensatas que podemos ter dentro do ambiente de trabalho. Saber se colocar no lugar do outro, compreendendo suas emoções e sentimentos, demonstra maturidade profissional e deixa a convivência bem mais harmônica.
Por isso, procure sempre ter o máximo de empatia com todos ao seu redor. Isso faz uma enorme diferença no dia a dia.
3) Ter uma postura positiva
Outra dica para manter boas relações com os colegas de trabalho. Não existe nada mais desagradável do que conviver com uma pessoa pessimista e que vive reclamando de tudo.
Por isso, procure sempre ter uma postura positiva, mesmo diante de situações pouco favoráveis. O negativismo é altamente contaminante e deixa o clima pouco amistoso dentro do ambiente corporativo.
4) Saber escutar
Aquele profissional que fala pelos cotovelos e não costuma dar ouvidos para o que outros têm para dizer, não é bem-visto dentro das organizações. Por isso, pratique a escuta ativa.
Muitas vezes, podemos aprender bastante (e ganhar tempo) somente escutando o que as outras pessoas têm para nos falar. Ser um bom ouvinte e demonstrar interesse no ponto de vista alheio é fundamental.
5) Estar aberto para críticas construtivas
Para manter boas relações com os colegas de trabalho, é imprescindível estar sempre aberto para as críticas construtivas. Ser resistente a elas pode ser prejudicial para a sua carreira, já que pode afetar o desempenho das tarefas.
Lembre-se de que sempre podemos melhorar em alguma coisa, por isso, não leve as críticas construtivas para o lado pessoal, mas sim como uma oportunidade de aprendizado.
6) Jamais falar mal da empresa
Você já notou como é chato conviver com aquele colega de trabalho que só sabe falar mal da empresa? Além de ser uma postura nada admirável, pode prejudicar o clima organizacional. Quem não está satisfeito com o seu emprego deve pedir demissão e procurar outro que acredite que será mais feliz. Simples assim.
7) Ser tolerante com as imperfeições alheias
Apesar de algo complicado de ser colocado em prática, é preciso ser tolerante com as imperfeições alheias, já que também somos imperfeitos.
Quando existe tolerância mútua no ambiente de trabalho, tudo flui de uma forma muito mais dinâmica, sem brigas e discussões desnecessárias. Lembre-se de que a paciência é uma das principais virtudes do ser humano.
8) A inteligência emocional é a sua aliada
Para manter boas relações com os colegas de trabalho, ter uma inteligência emocional aguçada é de grande valia. Por isso, saiba controlar bem suas emoções, sempre contendo a tão prejudicial impulsividade (ou agressividade) diante de situações complicadas. Além de demonstrar ser uma atitude madura e sensata, você vai evitar muita dor de cabeça.
9) Evitar disputas sem sentido
As disputas dentro do ambiente de trabalho podem ser prejudiciais e deixam o clima pesado. Por isso, mesmo que você seja desafiado por um ou outro colega de equipe, mantenha uma postura que não demonstre competitividade.
É conveniente salientar que, em uma organização, todos trabalham pelos mesmos objetivos. Por isso, não faz o menor sentido travar disputas que não levam a lugar algum e que só geram estresse.
10) Ser prestativo
Por fim, para manter boas relações com os colegas de trabalho, ser uma pessoa prestativa é sempre recomendado. Essa atitude deixa o clima corporativo mais agradável e contribui para que a sinergia fique ainda mais evidente.
Por isso, ofereça ajuda sempre que for possível e jamais deixe de estender a mão para quem solicitar o seu auxílio. A convivência diária com todos pode ser muito mais fácil em um ambiente sinérgico.