Estes 3 sinais indicam que você tem uma inteligência emocional aguçada

Tais virtudes, de acordo com a psicóloga Monteiro, estão “presentes em pessoas com um bom desenvolvimento da inteligência emocional”.

A inteligência emocional é um campo de investigação que tem o intuito de ampliar a ideia daquilo que realmente é compreendido como inteligência. De acordo com a psicóloga hospitalar Ketlin Monteiro, o conceito abrange “aspectos referentes ao mundo das emoções”. Práticas do dia a dia denotam a habilidade em construir uma boa inteligência emocional.

Até porque ela está conectada com a ideia de entender, nomear e expressar as emoções – de si mesmo e das pessoas ao redor. “Este domínio da inteligência tem a ver com a interação entre as emoções e as cognições, englobando a capacidade de percepção e controle emocional de si e dos outros”, a psicóloga explicou para a nossa equipe.

Alguns sinais têm o potencial de demonstrar se você está com uma inteligência emocional aguçada. Em nossa matéria, você confere mais detalhes a respeito desse assunto.

Você é empático com as pessoas ao redor

Não, empatia não é apenas um conceito bonitinho que fica apenas no papel. Se reconhecer no outro e entender os problemas que a pessoa está passando ajuda a construir relações mais honestas. E não somente nisso: a empatia no meio corporativo, inclusive, é fundamental para construir dinâmica coletivas mais humanizadas e eficientes.

Até porque, para solucionar algum problema no trabalho, é necessário entender a origem daquilo. Somente conseguimos fazer isso ao avaliar o panorama geral e isso envolve as pessoas que estão conectadas com o “enredo”.

Você é resiliente até mesmo em situações que parecem complicadas demais

A vulnerabilidade é um ponto importante para que consigamos sentir, reconhecer nossas falhas e trabalhar com as possibilidades que estão postas à mesa. Acrescida à resiliência, nós temos um combo de sucesso que pode te auxiliar em diversas circunstâncias da vida.

E a resiliência nada mais é do que encontrar possibilidades em meio ao caos. Passar por problemas de quaisquer ordens da vida e seguir adiante, trazendo consigo a bagagem que conseguiu com a experiência. É não ceder ao medo de errar e tropeçar ao longo do caminho.

Com a resiliência, a inteligência emocional fica mais aguçada e você consegue até mesmo ser feliz após passar por alguns problemas que te afetaram de certa maneira. É impossível não tropeçar vez ou outra em problemas, mas o diferencial é como conseguimos levantar apesar de todos os pesares.

Você consegue tomar decisões adequadas

Tomar boas decisões vai além de simplesmente resolver algum problema pendente. Para chegar em alguma resposta, é necessário olhar para o panorama geral, diagnosticar a causa e encontrar um caminho que faça sentido – a curto, médio e longo prazo.

Para isso, a pessoa deve exercitar a empatia, a resiliência, a autoconfiança e a persistência. Tais virtudes, de acordo com a psicóloga Monteiro, estão “presentes em pessoas com um bom desenvolvimento da inteligência emocional”.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.