7 formas de obter autoconhecimento para ter mais controle da sua vida

Se você é um concurseiro que precisa ter mais controle da sua vida, conheça sete dicas valiosas sobre como adquirir autoconhecimento.

As nossas emoções e sentimentos, muitas vezes, falam mais alto e podem nos levar a cometer erros no dia a dia. Se você é um concurseiro que deseja ter mais controle da sua vida, procurar conhecer mais a si mesmo é uma atitude inteligente.

continua depois da publicidade

Dessa forma, selecionamos sete dicas de ouro sobre como obter mais autoconhecimento e, consequentemente, ter mais controle da sua vida. Interessado? Então, continue a leitura.

Veja 7 maneiras de ampliar sua percepção sobre si mesmo?

1. Investigue qual método de estudo é a sua cara

Leia também

Para o concurseiro obter autoconhecimento e ter mais controle da sua vida, ele precisa saber qual é a técnica de estudo que mais combina com o seu perfil. Dessa forma, as chances de aprovação aumentam bastante.

Conhecendo bem as suas qualidades, pontos fracos e limitações, é possível investigar a fundo qual é a metodologia de aprendizagem que tenha mais a ver com o seu estilo, na hora de estudar. E opções não faltam, basta analisar cada uma delas e colocar a mão na massa.

continua depois da publicidade

2. Aponte prós e contras antes de tomar uma atitude

Para obter autoconhecimento e ter mais controle da sua vida, você precisa sempre levar em consideração os prós e contras antes de tomar qualquer decisão, principalmente a respeito dos seus estudos.

Avaliar os pontos positivos e negativos da atitude que pretende tomar em sua vida de concurseiro é algo importantíssimo. Quando fazemos uma análise fria e imparcial dos fatos, conseguimos ponderar uma situação com mais assertividade e “enxergar” as vantagens e desvantagens de todas as nossas escolhas.

continua depois da publicidade

3. Faça exercícios de respiração

O concurseiro que deseja obter autoconhecimento e ter mais controle da sua vida deve praticar exercícios de respiração. Muitas vezes, o estresse e a ansiedade provocados pela rotina intensa de estudos podem deixar o ritmo da sua respiração mais acelerado, o que reduz a oxigenação adequada do cérebro.

Por isso, você pode treinar a sua respiração para manter a calma e a serenidade, principalmente diante daquelas situações que te deixam nervoso. Uma boa dica é deixar a meditação fazer parte da sua rotina de estudos. Experimente meditar por 30 minutos todos os dias e veja os resultados.

4. Ter mais controle da sua vida: faça terapia

As terapias são excelentes alternativas para aquele concurseiro que deseja ter mais autoconhecimento no dia a dia. Muitas vezes, para aliviar a pressão da família para passar nas provas do concurso ou de ter que dar conta de estudar todo o conteúdo programático, as terapias são extremamente bem-vindas.

continua depois da publicidade

Procurar ajuda profissional não é sinônimo de vergonha, pelo contrário, significa que você é uma pessoa corajosa e que está disposta a acabar como seus medos, angústias e aflições. Não hesite em procurar um psicólogo experiente quando precisar de uma força durante a fase de preparação para as provas do concurso, fechado?

5. Tire proveito e aprenda com os seus erros

Aquele concurseiro que precisa obter autoconhecimento para ter mais controle da sua vida deve sempre procurar aprender com os seus erros. Lembre-se de que toda experiência (mesmo que seja negativa) é válida e que pode nos trazer aprendizados valiosos.

E quando você consegue identificar onde errou, para não cometer o mesmo erro novamente, é sinal de que a lição foi válida. Não passou no concurso público? Tire proveito dessa experiência e aprenda com ela. Costuma dar certo depois.

6. Molde sua rotina e não deixe que ela te domine

Para você obter autoconhecimento e ter mais controle da sua vida é preciso dominar da sua rotina diária de estudos. Aquele concurseiro que é dominado por ela está fadado ao fracasso em pouco tempo. Lembre-se de que o controle da fase de preparação para as provas deve ser seu.

Por isso, que tal moldar esse crítico período de aprendizagem de forma que você tenha tempo de fazer tudo o que precisa? É claro que a sua aprovação é o que mais importa no momento, mas se tornar um concurseiro subserviente dos livros e apostilas não rola.

7. Tenha coragem de reconhecer os seus erros

Por fim, a última dica para obter autoconhecimento e ter mais controle da sua vida. O concurseiro que sabe e tem coragem de reconhecer que errou em sua rotina de estudos, revela que é uma pessoa madura e sensata.

Somos humanos e passíveis dos mais variados erros, principalmente quando o assunto é estudar para concurso público. Mas a grande questão é que, admitir que errou e, acima de tudo, estar disposto a corrigir o equívoco para não errar mais, também significa inteligência.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade