7 formas de obter autoconhecimento para ter mais controle da sua vida

Se você é um concurseiro que precisa ter mais controle da sua vida, conheça sete dicas valiosas sobre como adquirir autoconhecimento.

As nossas emoções e sentimentos, muitas vezes, falam mais alto e podem nos levar a cometer erros no dia a dia. Se você é um concurseiro que deseja ter mais controle da sua vida, procurar conhecer mais a si mesmo é uma atitude inteligente.

Leia também

Dessa forma, selecionamos sete dicas de ouro sobre como obter mais autoconhecimento e, consequentemente, ter mais controle da sua vida. Interessado? Então, continue a leitura.

Veja 7 maneiras de ampliar sua percepção sobre si mesmo?

1. Investigue qual método de estudo é a sua cara

Para o concurseiro obter autoconhecimento e ter mais controle da sua vida, ele precisa saber qual é a técnica de estudo que mais combina com o seu perfil. Dessa forma, as chances de aprovação aumentam bastante.

Conhecendo bem as suas qualidades, pontos fracos e limitações, é possível investigar a fundo qual é a metodologia de aprendizagem que tenha mais a ver com o seu estilo, na hora de estudar. E opções não faltam, basta analisar cada uma delas e colocar a mão na massa.

2. Aponte prós e contras antes de tomar uma atitude

Para obter autoconhecimento e ter mais controle da sua vida, você precisa sempre levar em consideração os prós e contras antes de tomar qualquer decisão, principalmente a respeito dos seus estudos.

Avaliar os pontos positivos e negativos da atitude que pretende tomar em sua vida de concurseiro é algo importantíssimo. Quando fazemos uma análise fria e imparcial dos fatos, conseguimos ponderar uma situação com mais assertividade e “enxergar” as vantagens e desvantagens de todas as nossas escolhas.

3. Faça exercícios de respiração

O concurseiro que deseja obter autoconhecimento e ter mais controle da sua vida deve praticar exercícios de respiração. Muitas vezes, o estresse e a ansiedade provocados pela rotina intensa de estudos podem deixar o ritmo da sua respiração mais acelerado, o que reduz a oxigenação adequada do cérebro.

Por isso, você pode treinar a sua respiração para manter a calma e a serenidade, principalmente diante daquelas situações que te deixam nervoso. Uma boa dica é deixar a meditação fazer parte da sua rotina de estudos. Experimente meditar por 30 minutos todos os dias e veja os resultados.

4. Ter mais controle da sua vida: faça terapia

As terapias são excelentes alternativas para aquele concurseiro que deseja ter mais autoconhecimento no dia a dia. Muitas vezes, para aliviar a pressão da família para passar nas provas do concurso ou de ter que dar conta de estudar todo o conteúdo programático, as terapias são extremamente bem-vindas.

Procurar ajuda profissional não é sinônimo de vergonha, pelo contrário, significa que você é uma pessoa corajosa e que está disposta a acabar como seus medos, angústias e aflições. Não hesite em procurar um psicólogo experiente quando precisar de uma força durante a fase de preparação para as provas do concurso, fechado?

5. Tire proveito e aprenda com os seus erros

Aquele concurseiro que precisa obter autoconhecimento para ter mais controle da sua vida deve sempre procurar aprender com os seus erros. Lembre-se de que toda experiência (mesmo que seja negativa) é válida e que pode nos trazer aprendizados valiosos.

E quando você consegue identificar onde errou, para não cometer o mesmo erro novamente, é sinal de que a lição foi válida. Não passou no concurso público? Tire proveito dessa experiência e aprenda com ela. Costuma dar certo depois.

6. Molde sua rotina e não deixe que ela te domine

Para você obter autoconhecimento e ter mais controle da sua vida é preciso dominar da sua rotina diária de estudos. Aquele concurseiro que é dominado por ela está fadado ao fracasso em pouco tempo. Lembre-se de que o controle da fase de preparação para as provas deve ser seu.

Por isso, que tal moldar esse crítico período de aprendizagem de forma que você tenha tempo de fazer tudo o que precisa? É claro que a sua aprovação é o que mais importa no momento, mas se tornar um concurseiro subserviente dos livros e apostilas não rola.

7. Tenha coragem de reconhecer os seus erros

Por fim, a última dica para obter autoconhecimento e ter mais controle da sua vida. O concurseiro que sabe e tem coragem de reconhecer que errou em sua rotina de estudos, revela que é uma pessoa madura e sensata.

Somos humanos e passíveis dos mais variados erros, principalmente quando o assunto é estudar para concurso público. Mas a grande questão é que, admitir que errou e, acima de tudo, estar disposto a corrigir o equívoco para não errar mais, também significa inteligência.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.