O que fazer às vésperas de um concurso público? Veja 5 dicas úteis

Depois de passar meses estudando para um concurso público, é preciso aproveitar o dia antes da prova para descansar.

A véspera do concurso público é tão importante quanto todo o processo de preparação. É o momento de consolidar os meses de estudos de forma leve e sem pressão. O dia anterior à prova pode gerar muita ansiedade e, talvez, insegurança. Mas existem algumas dicas úteis que podem te ajudar nesse sentido.

Leia também

1. Revisar conteúdo

Às vésperas da prova de concurso, você precisa desacelerar o seu ritmo de estudos. De preferência, ficar longe das apostilas, videoaulas, simulados e não tentar aprender conteúdos novos. Se você quiser dar uma última olhada nas matérias, o ideal é fazer uma revisão geral do que já foi visto, olhando suas próprias anotações.

2. Fazer atividades que te acalmem

É muito importante que, antes da prova, você consiga controlar a ansiedade e evitar sentimentos/pensamentos negativos. Por isso, a dica de ouro é tentar focar sua energia em atividades que você gosta, por exemplo, praticar algum exercício ou fazer meditação.

Você pode usar a véspera do concurso para aproveitar o tempo em família ou com amigos, ouvir música, assistir um filme ou ler um romance.

3. Se alimentar bem

No dia que antecede a prova, você precisa cuidar tanto da mente e do corpo. Ter uma boa alimentação durante todo o processo é importante, principalmente às vésperas do concurso. O ideal é evitar comidas e bebidas alcoólicas.

Opte por ingerir frutas, legumes e outros alimentos saudáveis, bem como beber bastante água. Dessa forma, você vai garantir combustível para seu cérebro.

4. Organizar os materiais para a prova

Uma boa maneira de evitar a ansiedade antes da avaliação é deixar tudo organizado para o dia seguinte. Separe roupa e sapato confortáveis para você usar.

Deixe caneta esferográfica preta/azul de material transparente, seu documento, lanchinhos e garrafa de água num local de fácil acesso. Assim você não vai esquecer nenhum item necessário ao sair de casa.

5. Ter uma boa noite de sono

Uma noite bem dormida é essencial para deixar o seu cérebro descansar e fazer o processo natural de retenção de conteúdos. Às vésperas do concurso, é importante ter um dia tranquilo e dormir, pelo menos, oito horas seguidas para ter energia necessária na hora da prova.

Ficar acordado ou dormir pouco no dia anterior pode prejudicar sua memória e atenção.

Leia também


você pode gostar também

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.