5 truques essenciais para planejar uma rotina mais saudável e feliz

Para que você consiga planejar uma rotina mais saudável e feliz, conheça cinco dicas de ouro e aumente suas chances de passar no concurso.

Muitas vezes, as obrigações do cotidiano são cansativas e desgastantes para qualquer concurseiro. Mas para que você consiga planejar uma rotina mais saudável e feliz, selecionamos cinco valiosas dicas que podem deixar o seu dia a dia mais prazeroso e produtivo.

Fique de olho em todas elas e não deixe de colocá-las em prática. Afinal, a sua aprovação no certame depende de uma rotina repleta de bem-estar e qualidade de vida, certo? Então, bora lá conferir essa parada.

Veja 5 dicas para manter uma rotina de estudos saudável e feliz

1. Preveja imprevistos no cronograma de estudos

Para que o concurseiro tenha uma rotina mais saudável e feliz, ele precisa ser precavido quanto ao seu cronograma de estudos. Às vezes, os imprevistos podem aparecer e atrapalhar a sua produtividade durante a fase de preparação para as provas.

Por isso, é fundamental que o candidato reserve um tempo em seu plano de estudos para os imprevistos que porventura possam acontecer. Afinal, estar preparado para eventuais contratempos é uma atitude sensata e inteligente.

Um concurseiro que se antecipa aos problemas ou consegue prever possíveis imprevistos durante o seu cronograma de estudos, pode ter uma rotina muito mais saudável e feliz. Lembre-se de que nada pode atrapalhar o seu aprendizado.

2. Reserve ao menos 1 hora do dia para hobbies

Para que qualquer concurseiro planeje uma rotina mais saudável e feliz, ele precisa reservar algum tempo em sua agenda para praticar um hobby diário. Pode até não parecer, mas esse hábito faz muito bem para a sua mente e até pode maximizar o seu aprendizado.

Por isso, que tal reservar uma hora por dia para praticar um hobby de sua preferência? Não importa o que seja, desde que não tenha relação com os estudos e não te faça sentir na obrigação de praticá-lo, está valendo.

Lembre-se de que estudar várias horas por dia pode ser bem desgastante. Por isso, quando o concurseiro reserva um tempo para o seu hobby favorito, automaticamente, a sua mente fica bem mais receptiva ao aprendizado, já que esse descanso aumenta a elasticidade do cérebro.

3. Limpeza “purifica”: reserve tempo diário para organizar a casa

Não existe nada mais desagradável do que estudar em um ambiente bagunçado e sujo, não é mesmo? Por isso, se você deseja ter uma rotina mais saudável e feliz, também deve reservar um tempinho para organizar a sua casa. Basta um pouco de organização que dá tempo de tudo.

Aquele “cheirinho” de limpeza pode aguçar o seu aprendizado ainda mais. Sem mencionar que estudar em um ambiente com muita poluição visual (ou sujo demais) pode prejudicar bastante a produtividade até do concurseiro mais inteligente.

Antes de começar a estudar, o ambiente precisa estar limpo e bem organizado. A limpeza pode aumentar a sua concentração e fazer a sua mente assimilar o conteúdo que precisa em um intervalo de tempo menor.

4. Rituais matinais: banho, café da manhã e tempo de leitura

Para que o concurseiro consiga planejar uma rotina mais saudável e feliz, ele precisa começar o seu dia com o pé direito. Dessa forma, que tal criar uma espécie de ritual matinal? Você pode começar tomando um bom banho morno assim que se levantar.

Depois, saboreie o café da manhã com bastante calma, sempre mastigando bem os alimentos. Após o desjejum, é hora de “acordar” a mente com uma boa leitura de 30 minutos, aproximadamente.

O seu cérebro vai ficar muito mais preparado para aprender com esses três hábitos simples, porém, bastante eficazes. Sem mencionar que um banho relaxante, um café da manhã nutritivo e a leitura diária, podem ser o trampolim para que o seu dia seja ainda mais produtivo nos estudos.

5. Rotina mais saudável e feliz: não faça nada antes de dormir e evite desgastes

Por fim, para que você planeje uma rotina mais saudável e feliz, recomendamos que não faça nada que cause excitação mental antes de dormir, já que isso pode dificultar o sono de qualidade. Chegou a hora de dormir? Evite mexer no celular, tablet ou computador, pelo menos duas horas antes.

Lembre-se de que o seu cérebro precisa “desacelerar” para que você consiga ter um sono reparador e levante com a máxima disposição no dia seguinte. Além disso, evite situações que possam gerar um alto nível de estresse, antes de ir para a cama.

Ou seja, brigas, discussões acaloradas e preocupações em excesso não devem existir, pelo menos antes do concurseiro pegar no sono. Afinal, nada pode perturbar a sua mente, já que dormir bem é algo sagrado, certo?

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.