6 funções incrivelmente úteis do Papel Alumínio que você não sabia

Existem algumas funções incrivelmente úteis do papel alumínio que poucas pessoas conhecem.

O papel alumínio é uma ferramenta extremamente útil em qualquer cozinha. É perfeito para forrar formas, cobrir tigelas sem tampa e manter a temperatura dos alimentos. Contudo, este utensílio possui muitas outras possibilidades. Existem funções incrivelmente úteis do papel alumínio que poucos imaginam.

Leia também

Além de seu uso comum, existe uma série de atividades que podem ser realizadas por meio do papel alumínio, facilitando muito a vida na cozinha. Estas dicas são ideais para ajudar qualquer um a aproveitar, da forma correta, todos os benefícios deste produto. Confira abaixo algumas funções incríveis do papel alumínio que poucos conhecem.

6 funções incrivelmente úteis do papel alumínio

1. Afiar instrumentos

É comum que facas e tesouras possuam uma vida útil limitada. Esta noção é reforçada quando estas ferramentas não são utilizadas com cuidado. Porém, o fio de corte delas pode ser melhorado apenas com papel alumínio.

Para isso, só é necessário amassar bem o papel, dobrá-lo e ir fazendo cortes com a tesoura ou faca. O ideal é repetir este processo 10 vezes seguidas para se certificar de que estão bem afiadas.

2. Passar roupas

As folhas de papel alumínio são excelentes em mais de uma função no processo de passar roupas. Elas podem ser utilizadas nas passadeiras para ajudar a economizar energia, por exemplo.

Basta colocá-la na tábua de passar, com a parte brilhante para cima. Logo depois, é preciso adicionar um lençol por cima do papel alumínio e pronto: você já pode começar a passar suas roupas. Pelo fato do papel alumínio ser ótimo para reter calor, não será necessário passar os dois lados de cada tecido.

Da mesma forma, tecidos delicados se beneficiam e muito deste utensílio. Alguns como seda, lã ou viscose podem ficar enrugados facilmente. Para evitar o desgaste, só é preciso colocar uma folha de papel alumínio em cima da peça ao passá-la. O papel garante que o calor necessário deixe a roupa desamassada sem danificá-la.

3. Corrigir entradas de pilha

Ao colocar uma pilha no compartimento de algum equipamento, é comum que a mola fique torta, fazendo com que a pilha não funcione do jeito que deve. É possível resolver este problema encaixando um pedacinho de papel alumínio na folga.

Deste modo, a pilha deve ficar mais firme, e sem atrapalhar o processo de condução de energia.

4. Conservar frutas cortadas

Para quem deseja conservar uma fruta cortada fora da geladeira, o papel alumínio também pode ser de grande auxílio. Basta embrulhar a fruta no papel para que fique conservada, úmida e protegida.

Ao contrário de recipientes de plástico que podem ressecar ou oxidar os alimentos, as folhas de alumínio são ideais para mantê-los frescos.

5. Manter o fogão limpo

A limpeza do fogão nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, resíduos de óleo e alimentos acumulados podem ser difíceis de remover sem danificar a superfície.

Este trabalho pode ser evitado por meio de um protetor de fogão de alumínio. O ideal é trocá-lo uma vez a cada duas semanas, caso o fogão seja utilizado com frequência.

Para aqueles que não cozinham tanto, a limpeza ou troca pode ser feita apenas uma vez por mês. Esta ferramenta ajuda a otimizar o tempo na cozinha, evitando perder horas limpando um fogão.

6. Um lado ideal para cada fim

Muitas pessoas acreditam que o papel alumínio só pode ser utilizado de um lado, ou que os lados não influenciam em nada. A verdade é que ambos podem servir em várias situações, com utilidades diferentes.

Ao assar alimentos, é recomendado manter o lado brilhante do papel para dentro. A superfície mais lisa adere menos à comida, evitando que casquinhas do que está sendo assado grudem no papel. Além disso, este lado faz com que alimentos cozinhem mais rápido, por refletir melhor o calor.

Para congelar alimentos, porém, é aconselhado manter o lado brilhante para fora. Com a abertura constante da geladeira, o papel deve refletir o calor, mantendo a comida gelada por mais tempo.

Leia também


você pode gostar também

Descubra qual é o “carma” de cada um dos 12 signos do Zodíaco

Segundo a astrologia, há certas razões pelas quais algumas experiências ou situações se repetem em sua vida com base no seu signo do zodíaco.

Insuportáveis: 4 piores dores que os seres humanos podem sentir

Conheça hoje as piores dores que os seres humanos podem sentir, com quadros que podem durar semanas ou até mesmo anos.

5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia

O eletrodoméstico é item obrigatório em milhares de lares brasileiros, entretanto, seu mal uso pode acabar prejudicando o seu funcionamento e a durabilidade do liquidificador.

CLT: o que é o abono pecuniário e como calcular o valor

De acordo com a lei, para que os trabalhadores possam manter a saúde física e mental, é permitido tirar férias de 30 dias. Mas o que ocorre quando o empregado "vende as férias" para o empregador?

7 atitudes que a pessoa tem quando ela realmente está afim de você

As 7 atitudes que demonstram se a pessoa está realmente afim de você surgem nos detalhes, mas também na mudança de comportamento no cotidiano.

Afinal de contas, como os camaleões mudam de cor? Descubra aqui

Os camaleões têm a fascinante habilidade de mudar de cor, assumindo padrões marcantes e até mesmo se misturando com o ambiente em que se encontram.