Para que realmente serve o lado amarelo da Esponja de Louças?

Saiba qual é a finalidade do lado amarelo da esponja de louças e não erre mais na hora da limpeza completa.

Para a maioria das pessoas, a hora de lavar as louças é a pior parte do trabalho doméstico. E a principal ferramenta para isso é a tradicional esponja. Mas você sabe que serve o lado amarelo da esponja de louças? Milhares de pessoas têm essa dúvida.

Leia também

Continue a leitura que vamos te mostrar para que serve cada lado da famigerada esponja, para que você nunca mais erre na hora de deixar as vasilhas da sua casa um brinco de tão limpas. Bora lá conferir?

Lado amarelo da esponja de louças

Esponja multiuso: o braço direito na limpeza da casa

A famosa esponja multiuso, como o próprio nome diz, tem várias indicações de uso. Você pode lavar pratos, potes de plástico, vasilhas de alumínio (ou de ferro fundido) talheres e louças em geral. Ela é facilmente encontrada em supermercados.

O problema é que muita gente se confunde na hora de usar essa esponja e acaba arranhando ou até mesmo danificando os utensílios domésticos. Por isso, é preciso saber para que serve cada lado desse objeto essencial, quando o assunto é limpeza da cozinha.

Para que serve o lado amarelo da esponja de louças?

Você deve usar o lado macio (parte amarela) da esponja multiuso para lavar utensílios domésticos como copos (ou potes) de vidro, pratos, panelas fabricadas em aço inox, talheres, frigideiras com superfície antiaderente e vasilhas de plástico.

Além disso, o lado amarelo da esponja de louças também é indicado para limpar qualquer superfície que não pode ser riscada. O problema é que determinados materiais acabam danificando, mesmo com o mínimo atrito.

Superfícies que foram pintadas com tintas, que correm o risco de descascar, como as paredes, por exemplo, devem ter atenção redobrada. Nesse caso, o lado amarelo da esponja de louças também poderá ser usado. Usando um detergente neutro e um pouco de água, toda sujeira é removida.

E o lado verde da esponja multiuso?

Serve para limpar qualquer tipo de utensílio doméstico que esteja muito sujo, como espetos, formas, grelhas e utensílios que foram usados em um churrasco, por exemplo. A parte verde da esponja multiuso é composta de uma fibra abrasiva e é ideal para a limpeza pesada.

Por isso, você jamais deve usá-lo (o lado verde) em utensílios de porcelana com decorações pintadas, já que ele pode danificar as pinturas. Ou seja, a parte verde da esponja só deverá ser usada em vasilhas de alumínio que estiverem muito sujas ou com sujeira incrustada.

A esponja de lavar louças e reciclável?

Elas são fabricadas com um material sintético, que envolve vários tipos de plástico. A substância mais presente nesse produto é o poliuretano, que não costuma ser facilmente reciclado, por apresentar uma grande dificuldade.

Mesmo que agora você saiba para que serve o lado amarelo da esponja de louças, isso não quer dizer que a ela não possa ser reaproveitada para outras finalidades, em sua casa. Você pode, por exemplo, colocá-la debaixo dos pratinhos de plantas, nos vasos.

Esse procedimento evita o acúmulo de água depois da regagem e, consequentemente, a procriação do mosquito-da-dengue, por causa do grande poder de absorção.

Como usar corretamente a esponja de lavar louça?

Viu como o lado amarelo da esponja de louças tem uma função específica? Agora conheça algumas dicas úteis sobre como utilizar esse utensílio, presente em boa parte das cozinhas brasileiras:

  • Não coloque muito detergente na esponja, já que pode reduzir a sua vida útil por causa do ressecamento. Uma pequena quantidade é suficiente para a limpeza;
  • Após a lavagem de todas as louças e vasilhas, você deve enxaguar bem a esponja para retirar todo o sabão e secá-la. Aperte-a até que toda a água absorvida tenha saído. Isso evita os maus odores;
  • Evite deixá-la exposta diretamente ao sol, já que pode ficar ressecada demais e perder a sua função;
  • Mantenha a esponja multiuso na parte mais seca da pia da sua cozinha.

O lado amarelo da esponja de louças, se usado da forma correta, pode ter a sua vida útil prolongada. Agora é só seguir as dicas dadas acima para manter os utensílios domésticos da sua casa sempre brilhando. Aquele cheirinho de limpeza é indescritível, não é?

Leia também


você pode gostar também

Você tem alguma? Confira 4 fobias raras que existem no mundo

O medo é um dos sentimentos mais comuns do ser humano. Desse modo, existem cada vez mais fobias entre as pessoas, e a verdade é que algumas delas são realmente surpreendentes.

Cílios têm uma função bem importante para o corpo; veja qual é

Em algum momento você já se perguntou para que servem os cílios e de que eles são feitos? Tire suas dúvidas aqui.

6 línguas mais antigas do mundo que ainda são faladas em alguns países

Algumas das línguas mais antigas do mundo ainda são faladas em alguns países. Confira quais são.

Confira como os signos se comportam quando querem terminar

Diante de um término, alguns signos não enfrentam a situação com coragem, enquanto outros preferem cortar o sentimento pela raiz sem medir as consequências.

Vocabulário: 13 palavras diferentes para começar a usar no dia a dia

A língua portuguesa possui inúmeras palavras, sendo algumas bem diferentes das que falamos comumente no dia a dia. Leia e conheça algumas delas para enriquecer o seu vocabulário.

Tem até salgada: confira as 7 cervejas mais ‘estranhas’ do mundo

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mundo, contudo alguns sabores são considerados extremamente inusitados.