Começamos a estudar matemática desde as séries primárias da escola. Com o passar dos anos, no ensino médio e em algumas graduações, vamos aprendendo novas fórmulas e desenvolvendo o raciocínio lógico matemático.
No entanto, ao longo de anos, algumas equações ainda não foram resolvidas. Desse modo, mesmo contando com a dedicação absoluta dos maiores pesquisadores e computadores mais potentes, alguns problemas matemáticos nunca tiveram uma solução.
Os chamados “problemas do milênio” são considerados equações muito abstratas e de difícil compreensão. Pela alta complexidade, o Clay Mathematics Institute lançou, no ano de 2000, um desafio que possibilita a cada pessoa que resolver um dos sete “problemas do milênio” pode ganhar um prêmio de US$ 1 milhão de dólares.
Em suma, vale destacar que um dos sete problemas matemáticos, sendo a Hipótese de Poincaré, foi resolvido em 2010. Assim, veja a seguir outras 5 equações matemáticas que nunca foram resolvidas, para quem sabe você possa tentar solucioná-las e entrar para a história.
Equações matemáticas que nunca foram resolvidas
A hipótese de Riemann
Esse problema matemático é considerado por muitas pessoas como um dos mais difíceis do milênio. A Hipótese de Riemann trata dos números primos, sendo aqueles que só podem ser divididos por 1 e por eles mesmos.
O desafio matemático consiste em provar que a fórmula matemática, isto é, a origem dos números primos está correta.
Equações de Navier-Stokes
As equações de Navier Stokes são equações diferenciais que tratam do comportamento de objetos no meio de escoamento de fluidos e são conhecidas desde o século XIX.
O desafio é realizar progressos substanciais que consigam explicar os movimentos dos fluidos, como as ondas de um lago e as correntes de ar ao redor dos aviões.
O problema P = NP
Essa é uma equação que surgiu junto com a evolução da ciência da computação, porém nem os computadores foram capazes de resolvê-las. O problema P=NP, consiste no desafio de organizar as acomodações de pares sem que nenhum par da lista apareça em outra.
Essa tarefa difícil de ser realizada pode garantir um enorme prêmio em dinheiro. Uma curiosidade é que quase todos os sistemas de segurança dos agentes financeiros do mundo utilizam criptografias baseadas nesta equação.
Com efeito, o lado negativo de solucionar esse problema matemático é expor senhas que seriam decifradas com muita facilidade. Assim, a maioria das contas bancárias e comunicações cifradas ficariam à mercê de golpes e ataques hackers.
Conjectura de Hodge
Este problema baseia-se na construção geométrica. O americano William Vallance Douglas Hodge, no ano de 1950, afirmou que as equações capazes de descrever os formatos cíclicos em várias dimensões são fundadas em combinações de formas geométricas mais simples, similares a curvas. Diante disso, o desafio é provar que esta teoria está correta ou incorreta.
Teoria de Yang-Mills
A Teoria de Yang-Mills tem relação na matemática e na física. Esta trata da teoria usada para descrever as partículas elementares a partir de estruturas que também ocorrem em geometria.
Apesar de ter sido testada em vários laboratórios experimentais, a teoria matemática ainda é incerta. Por fim, o desafio consiste em descobrir a razão matemática que sustenta a teoria física criada por Yang e Mills.