Quem tem nível médio pode fazer concurso de nível fundamental?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quem está apto a prestar determinados concursos. Leia e descubra quais estudantes podem realizar um concurso de nível fundamental.

Os concursos públicos são muito importantes para o bom funcionamento da Administração Pública. Além disso, também concedem maior estabilidade financeira e reconhecimento profissional às pessoas que conseguem passar e ingressar na área pretendida através do concurso realizado.

Ainda, permitem que várias pessoas com realidades diferentes de ensino ingressem na carreira pública, através dos certames que contemplam seus candidatos desde o ensino fundamental incompleto até o ensino superior.

Em suma, de acordo com a Lei nº 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público), para que as pessoas aprovadas nos concursos públicos sejam nomeadas, é necessário cumprir com os seguintes requisitos:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Estar no gozo dos direitos políticos;
  • Possuir quitação com as obrigações militares e eleitorais;
  • Ter nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
  • Ter no mínimo de dezoito anos de idade;
  • Possuir aptidão física e mental.

Veja a seguir como funciona a qualificação das pessoas para prestar concursos de outros níveis de ensino.

Quem tem nível médio de escolaridade pode prestar um concurso de nível fundamental?

Muitas pessoas fazem esse questionamento. Isso porque, devido à complexidade das questões de nível médio, assim como o volume de disciplinas para estudar e as oportunidades de emprego, preferem realizar o concurso público em níveis de escolaridade menores do que possuem.

Desse modo, essa ação pode ser feita, pois o critério para prestar um concurso em nível de escolaridade diferente é que este pode ser realizado, desde que o candidato já tenha concluído o nível de ensino anterior.

Assim, o candidato que já concluiu o nível médio de ensino pode prestar concurso público de nível fundamental e médio. No entanto, por ser oportunizado a vários níveis, os concursos de nível fundamental acabam sendo bastante concorridos.

Ainda, para a realização do concurso, é necessária a comprovação de escolaridade. Essa é feita durante a etapa de entrega dos documentos do candidato.

Vale ressaltar que esta frequentemente é uma das últimas etapas do concurso e são observados os diplomas e certificados expedidos pelas Instituições de Ensino reconhecidas pelo MEC.

De qualquer maneira, todas as regras dos concursos sempre estarão presentes nos respectivos editais de abertura. É importante consultá-los para verificar a viabilidade ou não. E, caso dúvidas persistam, também vale a pena entrar em contato com a banca organizadora do certame correspondente.

Quais são as matérias cobradas em um concurso público de nível fundamental?

Nos concursos públicos de nível fundamental, além das questões específicas, popularmente são realizadas questões de:

  • Língua Portuguesa: com perguntas de interpretação de textos, ortografia, verbos, conhecimento de vocabulário, entre outras;
  • Matemática: com questões de cálculos básicos, equações de 1º grau, regra de três, raciocínio lógico, entre outras;
  • Conhecimentos Gerais e Atualidades: com perguntas sobre situações que aconteceram no Brasil e no mundo recentemente.

Quais as vagas mais frequentes em concursos de nível fundamental?

Por fim, as vagas para o concurso público de nível fundamental são muitas e variam de acordo com os Estados no Brasil. No entanto, alguns cargos ofertados aparecem com mais frequência, sendo eles:

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.