3 dicas para ficar mais inteligente quando o assunto é matemática

Está com dificuldades para aprender matemática? Conheça três dicas para ficar mais inteligente quando o assunto é a área de exatas.

Um dos principais desafios para milhares de concurseiros durante a fase de preparação para as provas é aprender matemática de forma eficiente. A área de exatas tira o sono de muita gente, já que exige raciocínio lógico e habilidade com números.

continua depois da publicidade

Por isso, vamos te dar três dicas para ficar mais inteligente quando o assunto é matemática. Fique conosco até o final de leitura e aumente suas chances de aprovação no certame.

1) Faça pilhas de exercícios

Leia também

A primeira dica para aprender matemática de forma eficiente não poderia deixar de ser essa. Todo concurseiro precisa ter mente que estudar qualquer disciplina da área de exatas é um processo ativo. Em outras palavras, não adianta você estudar somente os conceitos e pronto. Tem que colocar a mão na massa.

É preciso ir além e praticar bastante através dos exercícios. São eles é que vão fazer o seu cérebro conseguir aprender com a máxima performance. Quanto mais treino, melhor.

continua depois da publicidade

Não adianta procrastinar, concurseiro: para ficar mais inteligente e aprender matemática de vez, o jeito é separar listas de exercícios que tenham relação com os assuntos cobrados pelo edital (depois da leitura dos conceitos) e mandar bala. Uma dica interessante é começar pelos exercícios considerados mais fáceis e aumentar o nível de dificuldade aos poucos.

Dessa forma, o seu cérebro estará bem treinado para resolver todos os tipos de questões. Mas lembre-se: é aplicando o conhecimento que foi recém aprendido que é possível saber como foi a absorção da sua mente. Sendo assim, dedique um tempo para resolver os exercícios dos simulados e até de concursos anteriores, combinado?

2) Entenda o conceito e aplique

Um dos erros de muitos concurseiros é usar a “decoreba” para aprender matemática na hora de estudar. Na área de exatas, isso não funciona. Forçar a mente para decorar fórmulas pode acabar gerando uma certa confusão na hora de aplicá-las, além de exigir um grande esforço sem necessidade.

continua depois da publicidade

Por isso, o caminho mais inteligente não é decorando ou memorizando a todo custo, mas sim entendendo o conceito e aplicando-o. Dessa forma, a sua mente consegue sintetizar melhor e esse processo (aplicação) se torna algo natural dentro dela. E isso se traduz em um aprendizado mais efetivo.

Lembre-se de que você não é uma máquina programável para fazer isso ou aquilo. Por isso, deve procurar entender a origem de todos os elementos que formam cada um dos conceitos matemáticos. Essa tática faz com que uma determinada fórmula faça todo sentido e potencializa as chances de você aplicá-la corretamente e acertar em cheio a questão.

Dessa forma, jamais pense que memorizar é a solução. Se você entender os conceitos matemáticos estudados e aplicá-los através das fórmulas, vai conseguir aprender essa disciplina com muito mais eficiência. E o melhor: sem se esquecer depois.

continua depois da publicidade

3) O erro faz parte do processo de aprendizagem

Quando o desafio é ficar mais inteligente para aprender matemática para concurso, o candidato precisa ter maturidade suficiente para entender que o erro faz parte do processo de aprendizagem e que é preciso acostumar com isso.

Se você é daqueles que evitam matérias de exatas só porque não gosta de errar, não vai aprender efetivamente. Não existe fórmula mágica (e nem milagres) para aprender matemática sem errar de vez em quando. Os grandes físicos e matemáticos da história desenvolveram suas fórmulas depois de vários erros e exaustivas tentativas de acerto.

Depois de muito tempo errando, eles finalmente acertaram em cheio. É assim que funciona. Além disso, o erro pode servir de aprendizado para o concurseiro. Ou seja, depois de errar, ele pode analisar o que o levou a cometer o engano e não errar novamente.

continua depois da publicidade

Afinal, aprender com os erros é importantíssimo para o seu desenvolvimento intelectual. Não é nenhuma vergonha errar, já que isso é sinal de que está aprendendo.

Errou? Tente de outra forma. Errou de novo? Reveja o conceito. Errou mais uma vez? Não desista até acertar. A grande questão é praticar a arte do desapego sem sentido, ou seja, errar, entender, tentar outra vez e finalmente acertar. Não importa quantas vezes você tenha errado, mas sim se conseguiu acertar e não desistiu antes disso.

Agora é colocar em prática as nossas dicas para ficar mais inteligente para aprender matemática e deixar a sua aprovação no certame mais próxima do que você imagina.

Leia também

Concursos em sua
cidade