Confira 4 habilidades e competências que só inteligentes aplicam na rotina

Conheça quais são as quatro habilidades e competências que só as pessoas mais inteligentes aplicam em sua rotina diária.

Você já notou que, vira e mexe, postamos artigos que falam sobre inteligência? Isso tem um propósito interessante, que é te fazer entender que a inteligência vai muito além do seu nível de escolaridade ou herança genética. Continue a leitura e conheça quatro habilidades e competências de pessoas inteligentes que podem fazer toda a diferença em sua vida.

Leia também

Conheça o que pessoas inteligentes aplicam em suas rotinas

1) Bom controle emocional

Essa é uma das habilidades e competências de pessoas inteligentes mais importantes do mundo atual. A capacidade de gerir os próprios sentimentos e emoções, especialmente em situações pouco favoráveis ou estressantes, é algo essencial em todos os âmbitos da nossa vida.

Momentos de tensão, euforia e pressão é algo corriqueiro no dia a dia e ninguém está imune a eles. Mas o grande desafio consiste em ter em bom controle emocional. Conseguir conter a impulsividade (ou agressividade), pensar antes de agir e, sobretudo, manter a calma diante das adversidades, é algo realmente admirável.

Essa habilidade pode ser facilmente identificada quando as pessoas que têm um alto nível de inteligência fazem uma determinada situação, que tinha tudo para ser desconfortável ou prejudicial, se tornar produtiva de alguma maneira. A reação de forma construtiva sobre os acontecimentos é o grande diferencial.

2) Incrível adaptabilidade

Outra das habilidades e competências de pessoas inteligentes é a adaptabilidade. Um indivíduo que consegue se adaptar às mudanças inesperadas ou desfavoráveis, sem esboçar nenhum tipo de sofrimento e sempre busca interagir, de maneira adequada, às exigências impostas pelas mudanças abruptas, tem uma grande adaptabilidade.

Em suma, pessoas inteligentes se adaptam e ainda mostram aquilo que pode ser feito mesmo diante das restrições ou condições que foram impostas a elas. Não é algo fácil e jamais acontece a noite para o dia. Desenvolver essa habilidade exige paciência e treino constante. Mas é totalmente possível ser uma pessoa mais adaptável.

Na verdade, a verdadeira inteligência consiste na capacidade de mudar os próprios comportamentos para conseguir lidar, de uma maneira mais eficiente, com as mudanças do ambiente no qual você está inserido e, mesmo assim, manter a mesma produtividade de antes.

Trata-se de se adaptar de uma forma inteligente e sempre levando em consideração os pontos positivos.

3) Empatia

Mais uma das habilidades e competências de pessoas inteligentes. A empatia consiste na capacidade admirável de se colocar no lugar de uma outra pessoa, sempre procurando compreender suas emoções, anseios e sentimentos. Aquele velho ditado que diz: “Não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem com você” explica bem o conceito de empatia.

A empatia envolve três variáveis importantes: 1) afetiva, 2) cognitiva, 3) reguladora das emoções. A primeira delas consiste em compartilhar e compreender as emoções alheias. A variável cognitiva faz menção à nossa capacidade de “entender” a mente das outras pessoas. E a última, como o próprio nome diz, é a responsável pelo nosso controle emocional diante qualquer tipo de situação.

Pessoas com um alto nível de empatia conseguem ser mais amigáveis, transparentes, carismáticas, sinceras e jamais pensam em prejudicar os outros, seja no trabalho ou na vida particular. Além disso, elas costumam ser bem menos impulsivas, sabem criar conexões emocionais e amenizar o estresse no ambiente no qual estão inseridas.

4) Aprendizado constante

Por fim, a última das habilidades e competências de pessoas inteligentes é a sede pelo aprendizado constante. Você já reparou que indivíduos com um alto nível de inteligência costumam ter uma curiosidade insaciável pelo conhecimento? Albert Einstein já dizia: “Não tenho nenhum talento especial, estou apenas apaixonadamente curioso”.

O fato é que estar em busca pelo aprendizado constante pode fazer a sua mente se tornar bem mais elástica, já que o nível de conhecimento será cada vez maior.

E não importa o que você tenha vontade de aprender. Desde que seja uma pessoa ávida pelo saber e não se contente com um simples “não sei” das outras pessoas perante os seus questionamentos, está valendo.

Quanto mais curiosa uma pessoa é, maior a possibilidade dela ser ainda mais inteligente. Afinal, a nossa bagagem conceitual nos acompanhará para o resto da vida.

Ter uma curiosidade aguçada (que leva ao consequente aprendizado) também pode nos fazer ter um diferencial perante os outros, no sentido de termos mais habilidades, sejam elas técnicas ou comportamentais.

O que você achou das habilidades e competências de pessoas inteligentes? Pode até não ser uma tarefa fácil desenvolver todas elas, já que exige bastante esforço, mas é totalmente possível realizar essa proeza.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.