Reta final do Enem 2022: veja 5 dicas para se preparar nos últimos dias

O Enem exige muito do candidato. Esta prova é a principal porta de entrada para diversas universidades brasileiras e seu preparo requer atenção especial.

O Exame Nacional do Ensino Médio em 2022, também conhecido como Enem 2022, é uma prova que exige muita atenção do candidato. As 90 questões (em dois dias de realização) devem ser respondidas em dez horas de certame e exigem destreza intelectual e física.

Considerado também como a porta de entrada para o ingresso em centenas de universidades públicas e privadas do país, o Enem é um desafio para as mais de 3 milhões de pessoas inscritas para fazer esta prova em 2022 (13 e 20 de novembro).

Estudantes de todas as idades possuem dúvidas na hora da preparação. Para os de primeira viagem, talvez a pressão seja até um pouco maior. Entretanto, após seguirem todas as dicas de preparação possíveis, os estudantes esperam pelo bom resultado.

Na reta final de preparação a ansiedade cresce. Isso pode ser prejudicial ao estudante que cumpriu sua rotina com muito empenho.

Por isso, para não se prejudicar no fim da jornada, escolhemos algumas dicas para se preparar nos últimos dias antes do Enem 2022. Confira:

Dicas para se preparar para o Enem 2022

1 – Mantenha a alimentação e o corpo saudáveis

Em qualquer preparação, o cuidado com o corpo e a alimentação se fazem totalmente necessários. Nesse sentido, a primeira dica para se preparar para o Enem 2022 é ter sempre o cuidado redobrado enquanto estuda.

O ideal são os exercícios três vezes na semana. Em conjunto com a alimentação saudável, a receita é infalível para uma prova melhor. Portanto, cuide bastante de sua alimentação para estar forte e bem descansado no dia da prova.

2 – Faça provas anteriores

É preciso estar sempre atento ao que é cobrado em um exame desta grandeza. Por isso, a melhor forma de treinar toda a abordagem da prova é realizando provas anteriores. Desde 2009, cerca de 5 mil questões já foram usadas nas provas do Enem.

Com este vasto arsenal de questões para treinar, o candidato que realmente deseja figurar na lista de aprovados não pode deixar de fazer questões de provas antigas.

Experimente sentar-se em um lugar tranquilo e silencioso e desenvolva provas antigas. De posse de um relógio ou cronômetro, marque seu tempo de acordo com o progresso. É importantíssimo manejar bem seu tempo no dia do Enem 2022.

3 – Busque interpretar gráficos e tabelas

A leitura de gráficos e tabelas no Enem é essencial. Várias questões dependem de uma interpretação facilitada destes itens. Assim, é preciso que o estudante saiba chegar na hora da prova e interpretar de maneira correta esses elementos.

Uma boa dica é procurar reportagens em cadernos de Economia e tentar entender do que se trata cada informação disposta naquele espaço.

Pode ser uma tarefa um pouco cansativa no começo, afinal são muitas informações. Entretanto, o resultado pode vir com uma boa nota na prova do Enem 2022.

4 – Pratique também a redação

Em uma prova de Enem, a redação possui grande peso. Ela é responsável por eliminar candidatos, de acordo com o desempenho nos temas propostos. Portanto, é necessário que esta dica seja seguida à risca pelo candidato.

Mantenha sempre a constância e faça redações ao longo da sua preparação. Nos últimos dias, redobre a atenção e pense em possíveis temas para a redação do Enem. Procure se manter também antenado em relação aos acontecimentos do mundo.

5 – Descanse nas horas certas

O descanso é parte importante da preparação para o Enem. Além do estudo, é também necessário que o candidato procure estar relaxado. Estar descansado não sobrecarrega o cérebro, dando a ele tempo para absorver e guardar tudo o que foi estudado.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.