Estudando para concurso: veja 6 dicas infalíveis para manter o foco

Conheça dicas de ouro sobre como manter o foco e a concentração na hora em que estiver estudando para concurso.

Um dos principais desafios para milhares de candidatos que estão estudando para concurso é manter o foco e a concentração durante essa delicada fase de preparação para as provas. Por isso, elaboramos 6 dicas de ouro sobre como ter mais foco nos estudos para encarar as temidas questões de um certame. Confere aí.

1- O ambiente de estudos conta muito

O concurseiro precisa escolher um ambiente de estudos que contribua positivamente para que ele mantenha o foco e a concentração. Por isso, estude em um local que seja silencioso, arejado, bem iluminado e que tenha uma mobília confortável, que ofereça uma boa ergonomia.

Na hora em que estiver estudando para concurso, certifique-se de que nada vai tirar a sua concentração e mantenha os materiais necessários para o seu aprendizado (didáticos e de uso frequente) sempre por perto. É fundamental não perder tempo durante esse período por falta de organização.

2- Elimine todo tipo de distração

Essa dica pode até parecer bastante óbvia para quem está estudando para concurso, mas, por incrível que pareça, ainda tem muito candidato por aí que insiste em deixar a TV ligada ou o celular por perto nessa hora. Aí fica mesmo complicado manter o foco, certo?

Não adianta insistir: o concurseiro deve eliminar qualquer tipo de distração (principalmente as digitais) que possa atrapalhar a sua concentração durante o seu período de estudos para as provas do certame.

Se for o caso, desligue o celular ou use aplicativos que bloqueiam as notificações das redes sociais, de sites e do WhatsApp. TV ou aparelho de som ligados, mesmo com o volume baixinho, nem pensar.

3- Estudando para concurso: divida as tarefas

Mesmo que o edital do concurso que você vai prestar esteja cobrando vários assuntos, divida todos eles em tarefas diárias. Dessa forma, você acaba estabelecendo metas possíveis de serem alcançadas e não deixa de estudar nenhum assunto. Lembre-se de que para manter o foco e a concentração, é preciso respeitar o seu ritmo.

Se você estipular uma meta de estudo diária que seja surreal, provavelmente vai se sentir frustrado por não conseguir alcançá-la, além daquela desagradável sensação de improdutividade. Para conseguir manter o foco nos estudos é preciso se atentar para esse detalhe.

4- Intercalar as matérias é importante

Na hora em que estiver estudando para concurso, uma boa dica para evitar o cansaço mental antecipado, é intercalar as disciplinas que estão sendo estudadas naquela semana. Se você focar somente em uma matéria durante muito tempo, a sua mente pode encontrar dificuldades para absorver as informações.

Intercalando os assuntos estudados, tanto a sua concentração quanto o seu foco ficarão mais aguçados. E isso se traduz em um maior rendimento intelectual e menos cansaço da sua mente.

A técnica Pomodoro, que intercala um período de estudo com um descanso, pode ser de grande valia nesse momento.

5- Faça pausas regulares

Mesmo que você esteja estudando para concurso com o máximo de empenho e seguindo as dicas acima, deve fazer pausas regulares com frequência.

O seu cérebro precisa de um tempo para absorver todas as informações que foram aprendidas e, se você não fizer intervalos durante o dia, o seu aprendizado poderá ser afetado.

A cada duas horas de estudo, faça uma pausa de 15 minutos para dar aquela espreguiçada básica, tomar uma xícara de café, se hidratar, escutar uma boa música ou fazer qualquer outra atividade que não tenha relação com os estudos. O que não vale é “esticar” o intervalo e ficar duas horas enrolando para voltar aos estudos.

6- Use um marcador de texto

Essa é uma dica interessante e eficaz, mas que nem todo concurseiro conhece ou coloca em prática. Sabe aquelas canetas marca-texto? Elas podem ser de grande valia para manter o foco quando estiver estudando para concurso. Você pode destacar os trechos mais importantes dos assuntos, direcionando a sua atenção para eles na hora de uma releitura posterior.

Sendo assim, use canetas de cores diferentes, pois dessa forma o seu material de estudo para as provas do certame pode ficar mais atraente aos olhos, o que deixa a sua leitura mais dinâmica. Pode acreditar, essa técnica pode ser muita vantajosa para quem precisa enfrentar um tenso período de estudos pela frente e não quer perder o foco.

O que achou das nossas dicas sobre como manter o foco enquanto está estudando para concurso? Se você colocar todas elas em prática, vai perceber uma enorme diferença na sua produtividade diária e aumentar suas chances de ser aprovado. Boa sorte.

Leia também

você pode gostar também