10 dicas para manter boas relações com os colegas de trabalho

Conheça valiosas dicas para manter boas relações com os colegas de trabalho e faça a sua carreira profissional decolar.

Você já percebeu que costumamos passar mais horas convivendo com os colegas de trabalho do que com os nossos familiares? Por isso, é crucial que estejamos inseridos em um ambiente de trabalho positivo e sinérgico, mesmo que não seja algo fácil. Elaboramos esse post que traz 10 dicas incríveis sobre como manter boas relações com os colegas de trabalho.

Afinal, todos têm o mesmo objetivo, que é a prosperidade da empresa na qual fazem parte. Confere aí.

Veja como preservar boas relações com os colegas de trabalho

1) Respeito à diversidade

Para manter boas relações com os colegas de trabalho é preciso ter respeito, em todos os aspectos. Diferentes culturas, pensamentos, opiniões, gêneros, estilos de vida e tudo mais que permeia a personalidade de cada indivíduo, precisa ser respeitado.

Lembre-se de que você não precisa concordar, mas é obrigado a respeitar tudo aquilo que diverge das suas crenças e valores éticos ou morais.

2) Ter empatia

Essa atitude é uma das mais inteligentes e sensatas que podemos ter dentro do ambiente de trabalho. Saber se colocar no lugar do outro, compreendendo suas emoções e sentimentos, demonstra maturidade profissional e deixa a convivência bem mais harmônica.

Por isso, procure sempre ter o máximo de empatia com todos ao seu redor. Isso faz uma enorme diferença no dia a dia.

3) Ter uma postura positiva

Outra dica para manter boas relações com os colegas de trabalho. Não existe nada mais desagradável do que conviver com uma pessoa pessimista e que vive reclamando de tudo.

Por isso, procure sempre ter uma postura positiva, mesmo diante de situações pouco favoráveis. O negativismo é altamente contaminante e deixa o clima pouco amistoso dentro do ambiente corporativo.

4) Saber escutar

Aquele profissional que fala pelos cotovelos e não costuma dar ouvidos para o que outros têm para dizer, não é bem-visto dentro das organizações. Por isso, pratique a escuta ativa.

Muitas vezes, podemos aprender bastante (e ganhar tempo) somente escutando o que as outras pessoas têm para nos falar. Ser um bom ouvinte e demonstrar interesse no ponto de vista alheio é fundamental.

5) Estar aberto para críticas construtivas

Para manter boas relações com os colegas de trabalho, é imprescindível estar sempre aberto para as críticas construtivas. Ser resistente a elas pode ser prejudicial para a sua carreira, já que pode afetar o desempenho das tarefas.

Lembre-se de que sempre podemos melhorar em alguma coisa, por isso, não leve as críticas construtivas para o lado pessoal, mas sim como uma oportunidade de aprendizado.

6) Jamais falar mal da empresa

Você já notou como é chato conviver com aquele colega de trabalho que só sabe falar mal da empresa? Além de ser uma postura nada admirável, pode prejudicar o clima organizacional. Quem não está satisfeito com o seu emprego deve pedir demissão e procurar outro que acredite que será mais feliz. Simples assim.

7) Ser tolerante com as imperfeições alheias

Apesar de algo complicado de ser colocado em prática, é preciso ser tolerante com as imperfeições alheias, já que também somos imperfeitos.

Quando existe tolerância mútua no ambiente de trabalho, tudo flui de uma forma muito mais dinâmica, sem brigas e discussões desnecessárias. Lembre-se de que a paciência é uma das principais virtudes do ser humano.

8) A inteligência emocional é a sua aliada

Para manter boas relações com os colegas de trabalho, ter uma inteligência emocional aguçada é de grande valia. Por isso, saiba controlar bem suas emoções, sempre contendo a tão prejudicial impulsividade (ou agressividade) diante de situações complicadas. Além de demonstrar ser uma atitude madura e sensata, você vai evitar muita dor de cabeça.

9) Evitar disputas sem sentido

As disputas dentro do ambiente de trabalho podem ser prejudiciais e deixam o clima pesado. Por isso, mesmo que você seja desafiado por um ou outro colega de equipe, mantenha uma postura que não demonstre competitividade.

É conveniente salientar que, em uma organização, todos trabalham pelos mesmos objetivos. Por isso, não faz o menor sentido travar disputas que não levam a lugar algum e que só geram estresse.

10) Ser prestativo

Por fim, para manter boas relações com os colegas de trabalho, ser uma pessoa prestativa é sempre recomendado. Essa atitude deixa o clima corporativo mais agradável e contribui para que a sinergia fique ainda mais evidente.

Por isso, ofereça ajuda sempre que for possível e jamais deixe de estender a mão para quem solicitar o seu auxílio. A convivência diária com todos pode ser muito mais fácil em um ambiente sinérgico.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.