Você tem? Descubra quais são as 6 moedas mais valiosas do mundo

O mercado de colecionadores de moedas leva em consideração a raridade, estado de conservação, período de origem e outros fatores que valorizam o preço de cada item.

A numismática é um campo de estudo e coleção que analisa moedas, cédulas e até mesmo medalhas do ponto de vista histórico, artístico e econômico. Nesse sentido, inclui desde moedas populares até edições comemorativas e pesos monetários, utilizados para conferir a veracidade do dinheiro em circulação.

Com o passar dos anos, cada moeda tende a se valorizar, principalmente pela raridade e estado de conservação diante dos efeitos naturais nesses objetos. Sendo assim, é possível que elas passem a custar até dez vezes o valor original no mercado de colecionadores e pesquisadores. Confira a seguir as 6 moedas mais valiosas do mundo.

Conheça as moedas mais valiosas do mundo

1) Dólar de Cobre

Surpreendentemente, esse exemplar foi vendido por 10 milhões de dólares, o que equivale a quase 40 milhões de reais, em janeiro de 2013. A princípio, essa moeda recordista no maior valor de venda em uma única moeda é a primeira em dólar a ser emitida pelo governo dos Estados Unidos, o que explica o seu valor.

Também conhecida como Dólar do Cabelo Esvoaçante, essa moeda é datada de 1794, logo após a independência da Inglaterra. Nesse sentido, é composta de 90% de prata e 10% de cobre, apesar do nome valorizar mais o segundo metal.

2) Double Eagle

Vendida por 7,5 milhões de dólares em julho de 2002, essa moeda foi cunhada originalmente em 1933, mas nunca circulou publicamente. Portanto, é um exemplar extremamente raro, pois a crise de 1929 fez com que o governo dos Estados Unidos recolhesse todas as moedas de ouro.

Em resumo, a estratégia é que elas fossem derretidas, mas algumas conseguiram ser salvas e a Double Eagle é uma delas. Curiosamente, esse exemplar está em posse do atual rei do Egito, depois de uma batalha judicial com a casa da moeda estadunidense.

3) Brasher Doubloon

Com venda em dezembro de 2011, pelo valor de 7,3 milhões de dólares, essa moeda pertence a um dos principais ourives de Nova York no período de 1700. Antes da fundação da Casa da Moeda norte-americana, eram esses artesãos os responsáveis por cunhar moedas e trabalhar com pedras preciosas.

Ainda que não tenha sido vendida oficialmente em um leilão de moedas, o exemplar com as iniciais do ourives no peito da águia alcançou o interesse de muitos colecionadores.

4) Florin de Eduardo III

Para além das moedas estadunidenses, alguns exemplares europeus fizeram sucesso na história. No caso da Florin de Eduardo III, a moeda foi cunhada originalmente em 1343 no reino de Eduardo III, na Inglaterra.

No geral, encontraram somente três exemplares dessa moeda no mundo inteiro, e duas são exibidas atualmente no Museu Britânico de Londres como uma herança do império. A terceira, porém, foi vendida por 6,8 milhões de dólares em julho de 2016.

5) Dólar de Prata

No geral, essa moeda faz parte de uma coleção de quinze exemplares organizados em classes, cunhadas originalmente em 1834. No caso do exemplar vendido em agosto de 1999, por 4,1 milhões de dólares, a moeda pertence à classe II, o que reforça sua raridade.

6) Milhão canadense

No ano de 2007, a Casa da Moeda do Canadá produziu uma moeda que correspondia ao valor de um milhão de dólares, sendo o primeiro exemplar desse valor em todo o mundo. Curiosamente, o exemplar pesava 100 kg, e tinha 99,9% de sua composição em ouro puro.

Posteriormente, a moeda foi reproduzida em cinco exemplares, obtidos por diferentes investidores e bilionários. Em junho de 2010, o quinto exemplar foi leiloado por 4 milhões de dólares na Áustria. No entanto, um dos itens em exibição em Berlim foi roubado em março de 2017, durante uma exposição especial.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.