Viver mais é uma meta comum entre os seres humanos, principalmente pelo desejo de envelhecer com os familiares, ver os mais novos crescendo e também obter ainda mais sucesso na própria carreira. Neste sentido, existem 5 hábitos que aumentam a sua longevidade de um jeito saudável.
No entanto, nem todas as pessoas conhecem essas pequenas modificações na rotina que são cheias de potenciais. Sobretudo, são ações associadas à redução do estresse e ampliação do autocuidado para promover um envelhecimento repleto de bem-estar e saúde. Saiba mais a seguir:
5 hábitos simples que aumentam a sua longevidade
1) Tenha uma alimentação equilibrada
No geral, os nutrientes e alimentos que consumimos afetam diretamente na vida útil do nosso organismo, saúde das células e longevidade dos órgãos. Sendo assim, opte por uma dieta que tenha variedade de vegetais, frutas, grãos e laticínios com baixa concentração de gordura.
Aqui, a ideia não é uma restrição absoluta e desafiadora, mas simplesmente construir refeições que sejam combustíveis para o seu corpo, e não sabotadores. Portanto, opte por carnes menos gordurosas, fuja do excesso de açúcar, alimentos processados e industrializados.
Neste caso, não há problema em escapar da dieta de vez em quando e comer algo diferente, desde que isso seja a exceção e não a regra.
Ademais, evite hábitos negativos, como o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas ou o tabagismo, pois além de causar um envelhecimento precoce, trazem uma série de problemas de saúde.
2) Faça exercícios físicos
Um corpo ativo é um corpo que vive mais. Sendo assim, além de promover saúde mental e física, os esportes e atividades físicas promovem o bem-estar, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, além de problemas como diabetes, obesidade e até alguns tipos de câncer.
Ademais, é possível obter benefícios associados à autoestima, qualidade do sono e vitalidade ao longo do dia. Desde caminhadas curtas até esportes de alto rendimento são indicados, desde que feito com o devido acompanhamento profissional e com consentimento do médico.
3) Fique cercado de pessoas queridas
Estar rodeado de pessoas combate o principal inimigo da saúde, a solidão. Neste caso, passe um tempo com a sua família diariamente, marque encontros com seus amigos e se divirta em encontros casuais para prevenir problemas como depressão, ansiedade e até mesmo casos generalizados de demência.
Esse tipo de hábito ajuda você a praticar as habilidades sociais e emocionais associadas ao trabalho mental, como a comunicação, empatia e afetuosidade.
Desse modo, é possível estreitar os laços para a longevidade e também seguir ativo dentro das relações pessoais ou profissionais, mesmo durante o envelhecimento.
4) Faça exames de rotina
De acordo com uma pesquisa da Medicina S/A, a pandemia afetou diretamente a rotina de saúde de 60% das pessoas no Brasil. Neste sentido, mais de 31% dos homens alegaram que não realizam exames de rotina ou consultas de prevenção, sendo que 13% afirmou nunca ter realizado esses procedimentos antes.
No geral, os exames de rotina são fundamentais para conferir a saúde do organismo, mas também atuam como mecanismos de prevenção e identificação precoce de enfermidades. Portanto, inclua na sua rotina anual realizar visitas ao cardiologista, ortopedista, endocrinologista e outros médicos especializados.
5) Tenha boas noites de sono
Dormir é essencial para que o cérebro realize o processamento de novas informações adquiridas, criando novas memórias e também realizando a recuperação de músculos que foram desgastados ao longo do dia. Além disso, é durante esse período que grande parte das funções digestivas e renais são realizadas.
Sendo assim, organize a sua rotina para incluir, pelo menos, 8 horas de sono diária. Neste sentido, é fundamental que o ambiente do sono seja favorável, então opte por um espaço tranquilo, com iluminação e temperatura agradável.
De preferência, desligue os eletrônicos e dispositivos móveis uma hora antes de ir dormir, para evitar qualquer agitação.