Valiosos: confira quais são os 7 livros mais raros do mundo

Os livros mais raros do mundo são considerados exemplares valiosos, mas também podem ser extremamente caros por conta desse caráter especial.

Os livros são objetos de valor sentimental para diversas pessoas, em especial quando a história os toca profundamente ou são presentes de pessoas especiais. Entretanto, existem 7 livros que são considerados os mais raros do mundo, principalmente por serem valiosos em vários sentidos.

No geral, as pessoas não conhecem a história por trás dessas obras icônicas, e também os altos valores que podem chegar a ter nos mercados de colecionadores. Portanto, aprenda a seguir quais são os 7 livros mais raros do mundo:

Quais são os livros mais raros do mundo?

1) Códice Leicester

O livro mais caro do mundo é o Códice Leicester de Leonardo da Vinci. Em novembro de 1994, a obra foi vendida para o bilionário Bill Gates pelo valor atual de R$ 30 milhões, tornando-se assim a obra mais valiosa do mundo inteiro.

Em resumo, essa obra consiste em um conjunto de coleções e escritas científicas de Da Vinci. Porém, contem desde as observações do inventor em relação à astronomia até as análises das propriedades da água, ar e luz celestial.

Sendo assim, reúne grande parte dos conhecimentos científicos e anotações do gênio renascentista. Curiosamente, foi escrito no sentido contrário, com a ajuda de um espelho, para que não fosse facilmente decodificado e as ideias não fossem roubadas.

2) Magna Carta

O exemplar da Magna Carta Libertatum foi comprada em um leilão por mais de 20 milhões de euros. Neste sentido, é uma carta redigida pelo arcebispo de Canterbury defendendo a paz entre o rei João da Inglaterra e os barões rebeldes que se opunham ao governo desse representante monárquico.

3) Evangelho de Henrique, o Leão

Este livro foi planejado especialmente pelo Duque da Saxônia, conhecido também como Henrique, O Leão. Neste sentido, foi criado para ser colocado no altar da Virgem Maria, sendo uma verdadeira obra-prima das ilustrações românticas do século XII, pois contém inúmeras páginas decoradas à mão.

Estima-se que o exemplar original foi vendido em um leilão por mais de 8,1 milhões de libras esterlinas. Atualmente, a obra está sendo preservada na Alemanha.

4) Livro de Salmos da Baía

Outro dos livros mais raros do mundo é o Livro de Salmos da Baía. Em resumo, é o primeiro livro impresso em território americano, mais especificamente no ano de 1640. Curiosamente, existe conhecimento de 11 cópias desse livro, sendo que uma delas foi vendida por R$ 26,4 milhões há cerca de 3 anos.

5) Evangelho de São Cuthbert

Conhecido também como “Evangelho de São João”, a cópia com palavras em latim é original do século 7. Neste sentido, é um dos 7 livros mais raros do mundo porque é o manuscrito intacto mais antigo da história da Europa. Estima-se que ele foi vendido em 2012 por mais de 14,2 milhões de dólares para a Biblioteca Britânica.

Também conhecido como Evangelho de São Cuteberto, essa obra possui uma encadernação especial em couro decorada à mão. Em específico, é composto por 94 folhas escritas à mão em papel velino, um tipo de pergaminho acetinado com  alto valor desde a Antiguidade.

6) Aves da América

Este livro foi escrito por John James Aubudon em formato ilustrado, com publicação entre 1827 e 1838. Sobretudo, é um dos livros mais raros porque foi uma dos primeiros completamente ilustrados produzidos no mundo. Por isso, foi vendido por mais de 11,5 milhões de dólares em 2010, mas não se sabe ao certo quem foi o comprador.

Em específico, o livro recebeu esse nome por conter mais de 405 ilustrações coloridas e feitas artesanalmente com diversos tipos de pássaros encontrados no continente americano. Estima-se que um total de 1.037 pássaros foram capturados em tamanho real pela mão do autor.

7) Os Contos de Cantuária

Por fim, essa é a primeira obra literária escrita em inglês na história do mundo. Datada no final do século 14, ela foi publicada por Geoffrey Chaucer e narra a peregrinação de um grupo para o templo de São Tomás Becket. Em 1998, a obra foi leiloada com um lance milionário de 7,5 milhões de dólares.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.