11 profissões que já existem há mais de 2 séculos e você não fazia ideia

Milhares de pessoas trabalham em funções que já existiam antes de Cristo, sabia? Conheça as 11 profissões que já existem há mais de 2 séculos.

Atualmente, muito se fala em ocupações que caíram na obsolescência por causa dos avanços tecnológicos. Em contrapartida, é possível citar algumas profissões que já existem há mais de 2 séculos e que provavelmente nunca desaparecerão do mercado.

Essa matéria selecionou 11 empregos antigos que surgiram exclusivamente por causa das necessidades humanas. Nos dê o prazer da sua companhia até o final da leitura e descubra porque determinadas funções são essenciais até os dias de hoje.

Profissões que já existem há mais de 2 séculos

1) Padeiro

Essa é uma das profissões que já existem há mais de 2 séculos. Na época do antigo Império Egípcio, cerca de 3.000 anos a.C., esses profissionais já existiam.

As obras de arte em estatuetas, artefatos e túmulos antigos provam isso. Se você se deparar com uma em algum museu por aí, vai notar cenas de pessoas assando pães ou preparando a massa desse alimento secular.

2) Açougueiro

A história não revela exatamente quando o primeiro açougue foi inaugurado no mundo. Mas estima-se que essa profissão exista há bem mais de 2 séculos.

Uma das esculturas em relevo da época do antigo Império Romano mostra claramente um açougueiro em sua loja, em pleno exercício da profissão. Com o passar dos anos, ela ganhou ainda mais popularidade.

3) Escritor

Mais uma das profissões que já existem há mais de 2 séculos. Esses profissionais também marcaram presença nas cortes dos reis e monarcas há mais de 4.000 anos. Escritores gregos antigos exerceram uma enorme influência do Oriente ao Ocidente.

As teorias escritas por Platão e Aristóteles, que são considerados os precursores da Filosofia, são estudadas até os dias de hoje. O fato é que essa ocupação ainda está em evidência na atualidade.

4) Profissões que já existem há mais de 2 séculos: Arquiteto

As icônicas Pirâmides do Egito, o lendário Taj Mahal, o sistema rodoviário Inca e os Fortes do Rajastão, são exemplos seculares de trabalhos de Arquitetos e Construtores.

Essas maravilhas arquitetônicas foram construídas em uma época que não existia nem energia elétrica, sabia disso? Muitas civilizações foram testemunhas oculares dessas obras-primas da Engenharia.

5) Agricultor

A necessidade de subsistência do ser humano levou à criação da agricultura, já que era necessário se alimentar todos os dias. A história dessa profissão remete às priscas eras da civilização do Vale do Indo.

A Índia tem uma forte influência na história da Agricultura mundial, já que os primeiros vestígios de Agricultores foram catalogados nesse populoso país.

6) Músico

Mais uma das profissões que já existem há mais de 2 séculos. Segundo os Historiadores, a primeira música criada pelo ser humano tem cerca de 50.000 anos. Desde os primórdios, a música já fazia parte da vida das pessoas.

Basta visitar os museus mais famosos do mundo para se deparar com instrumentos musicais que foram construídos há mais de 30.000 anos.

7) Alfaiate

Essa profissão remete ao começo da Idade Média. Os primeiros Alfaiates profissionais criavam luxuosas roupas de linho (ou de pele de animais) acolchoadas e personalizadas, para as pessoas de maior poder aquisitivo da época.

Apesar do advento tecnológico, essa profissão ainda tem uma grande demanda em todo o mundo. Pelo visto não vai sair do mercado tão cedo.

8) Carpinteiro

A Carpintaria também é uma das profissões que já existem há mais de 2 séculos. Os primeiros registros são do antigo Egito. Esses profissionais prestavam serviço para o Faraó e ainda trabalhavam em oficinas.

Os Carpinteiros dessa longínqua época construíam caixões, portas, molduras para janelas, mesas e camas, dentre outros móveis. Tudo em madeira maciça, obviamente.

9) Profissões que já existem há mais de 2 séculos: Juiz

Você sabia que a profissão de Juiz já existia desde a época do antigo Egito? É verdade. Os casos de assassinato, roubo e posse de propriedade, dentre outros, eram julgados por escribas e sacerdotes, que eram considerados os Juízes daquela época.

Hoje em dia, para uma pessoa se tornar um Juiz é preciso estudar bastante e ainda ser aprovado em concurso público.

10) Soldado

As primeiras brigas entre humanos que se tem registro datam 4.000 a.C. Essa profissão nasceu depois que um grupo de talentosos lutadores foi criado com o objetivo de proteger a cidade ou evitar agressões de terceiros.

Na verdade, essas pessoas passaram a integrar o primeiro exército do mundo com os primeiros Soldados combatentes. Afinal, brigas e guerras sempre existiram, certo?

11) Vidente

Por fim, a última das profissões que já existem há mais de 2 séculos. O Vidente também era conhecido por Astrólogo ou Médium. Eles eram responsáveis por prever o futuro das pessoas e, por incrível que pareça, eram bastante cobiçados.

Os Videntes eram membros sublimes da corte real e eram constantemente consultados pelos líderes ou governantes que precisavam tomar decisões no dia a dia.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.