Desafio de lógica: qual é o valor que representa a zebra da imagem?

Os desafios de lógica ajudam você a testar seus conhecimentos e até mesmo estudar para essa disciplina que é conteúdo quase obrigatório em concursos.

O raciocínio lógico é cobrado em muitas situações de nosso cotidiano. Isso é tão verdade que cada vez mais vemos questões sobre o assunto tanto em concursos públicos, como em provas de vestibulares e Enem. Se você tem dificuldade no assunto, não se preocupe, pois essa é muita matéria onde é possível aprender por meio de treino e exercícios.

Aqui mesmo no site Concursos no Brasil você encontra muitas questões para saber como está o seu raciocínio lógico. Clique aqui e teste os seus conhecimentos.

Como treinar o raciocínio lógico?

Antes de tudo, é necessário conceituar raciocínio lógico. Nada mais é do que a capacidade que o indivíduo possui de organizar suas ideias e estruturar o pensamento a partir de dados diversos. O próprio nome já indica o que é: usar a lógica.

É claro que o raciocínio lógico pode ser mais complexo ou mais simples, dependendo do que você está tentando encontrar. No seu dia-a-dia, certamente já fez uso desse conhecimento, mesmo sem perceber.

Você já parou para pensar em quanto tempo leva pra lavar a louça, por exemplo? Se você lava seu prato e seus próprios talheres em dois minutos, para lavar a louça de toda a família, composta por 5 membros, levará em torno de 10 minutos.

Parece um exemplo básico ou simples, mas com isso podemos ver que o raciocínio lógico faz parte de nosso dia-a-dia.

Desafio de lógica: descubra o valor da zebra

Você viu que a lógica está no nosso dia-a-dia e pode ser bem simples resolver problemas do cotidiano. Mas como seria a aplicação real em um exercício de concurso público ou mesmo em uma prova de vestibular?

Vamos ver então como resolver raciocínio lógico rápido. Observe a imagem a seguir:

Desafio da zebra
Analise a imagem e diga qual o valor da zebra. Foto: montagem / Concursos no Brasil – Canva PRO

Esse é o desafio da zebra. Olhando a imagem, você saberia dizer quanto vale a zebra? Em um primeiro momento, pode ser difícil olhar para a imagem e dizer o valor da zebra. Então a primeira coisa a fazer é manter a calma.

Vamos lá. Você sabe que a soma de todas as corujas é 669. Ora, então se dividirmos por três, saberemos que cada coruja vale 223.

Podemos ir para a segunda linha: se somarmos o valor de uma coruja (que é 223) com dois elefantes, temos o valor de 291, ou seja, 291-223=68. Os dois elefantes valem 68, logo, cada um deles vale 34.

Agora ficou fácil! Uma coruja vale 223 + um elefante que vale 34 + uma zebra que ainda não sabemos o valor é igual 282. A coruja e o elefante valem 257, para chegar em 282, falta 25: a zebra vale 25.

Viu como não é complicado. Agora exercite mais e desafie seu próprio raciocínio, pois certamente você vai gabaritar a prova de raciocínio lógico.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.