Unindo útil ao agradável: 5 filmes e séries da Netflix para aprimorar os estudos

Se você realmente está focado em passar nas provas do certame, conheça cinco filmes da Netflix para aprimorar seus estudos.

Alguns editais de concursos costumam cobrar um extenso conteúdo programáticos dos candidatos. Por isso, para aperfeiçoar os seus estudos ainda mais, selecionamos cinco filmes e séries da Netflix que podem deixar essa tarefa mais fácil.

Preste atenção nas abordagens de cada um deles e lembre-se de que todos os ensinamentos podem servir de tema para a redação do concurso, fechado? Afinal, estar precavido é sempre bem-vindo.

Filmes e séries da Netflix para aprimorar os estudos

filmes netflix
Filmes netflix. Foto: Pixabay

1) História: Direto ao Assunto

YouTube video

Esse é uma das produções da Netflix que podem aperfeiçoar os estudos os concurseiro. Produzido em 2020, esse documentário, que conta com nove episódios, aborda diversos temas que fazem parte da história da nossa sociedade, que vai desde as moléculas do DNA até as viagens espaciais.

Além disso, a abordagem também inclui a ascensão do império chinês, a possibilidade do fim das reservas de petróleo no Oriente Médio, o efeito do plástico no meio ambiente, franquias fast-food, tecnologia robótica, energia nuclear, genética e feminismo, dentre outros assuntos.

O mais interessante é que esse documentário desperta a curiosidade do concurseiro de aprimorar ainda mais os seus conhecimentos, já a que a apresentação é bem dinâmica e de fácil assimilação. Se você é fã de história, não deve deixar de assistir.

2) Reação Nuclear

Mais um dos filmes e séries da Netflix que precisa ser visto. Produzido em 2022, essa série documental faz uma abordagem do acidente nuclear ocorrido em 1979, no estado da Pensilvânia (EUA).

Depois da catástrofe que, por incrível que pareça, não vitimou nenhuma pessoa, os técnicos constataram que diversos erros humanos foram os principais responsáveis.

O documentário também aborda as perspectivas dos moradores da região que vivenciaram o ocorrido há 43 anos, e mostra parte dos depoimentos dos funcionários da usina, que reviveram toda aquela tensão do momento, além de relatos de cientistas sobre as sequelas daquele marcante acidente.

Essa é uma oportunidade e tanto do concurseiro refletir sobre os perigos que se encontram nos bastidores das usinas nucleares e analisar os motivos pelos quais qualquer explosão, mesmo que não vitime ninguém, tem um altíssimo risco para as pessoas ao redor.

3) Filmes da Netflix: Explicando

O documentário “Explicando” foi produzido em 2018 e faz uma abordagem interessante para qualquer concurseiro arrasar nas provas de redação. Assuntos como a crise hídrica global, música, pandemia do coronavírus, diferenças salariais entre homens e mulheres, bem como a questão do politicamente correto, são enfatizados.

Essa série também nos mostra como é a interação do ser humano com a música. Por exemplo, o concurseiro vai conhecer a história de uma famosa DJ que sofreu um grave dano cerebral, o que a impossibilitou de identificar as ondas sonoras provenientes das músicas e nem criá-las mais.

O desfecho da história mostra como a mulher recuperou os seus “sentidos musicais”. Além disso, o documentário também mostra a linha tênue que separa os sentidos de ritmo de uma pessoa de espécies mais próximas, como os chimpanzés. É muito interessante.

4) Bebês em Foco

Quando o assunto é filmes da Netflix, esse não poderia ficar de fora, quando se trata de aprimorar os estudos. Esse documentário de 2020 faz uma profunda investigação sobre como as crianças vão fazendo pequenas descobertas durante os 12 primeiros meses de vida, bem como a interação com elas.

A série aborda o acompanhamento da rotina diária de 15 bebês com o objetivo de entender o que acontece no nosso corpo, desde que nascemos até o primeiro ano de idade. O concurseiro ainda tem acesso a detalhes importantes sobre a evolução e o comportamento dos pequenos.

Você vai ficar abismado com as inúmeras e marcantes transformações, bem como a criação dos vínculos afetivos, a construção dos primeiros passos, a introdução dos alimentos e até as primeiras palavras proferidas. Tem afinidade com Ciências? Assista a esse documentário.

5) Diagnóstico

YouTube video

O último dos filmes da Netflix da nossa seleção é esse. O documentário “Diagnóstico” tem a renomada doutora Lisa Sanders como protagonista. Ela busca investigar a causa de algumas doenças misteriosas na quais a ciência ainda não nos deu uma resposta concreta.

Produzido em 2019 e com sete episódios, esse documentário faz uma abordagem interessante sobre os mais variados problemas de saúde de oito indivíduos (crianças, adolescentes e adultos), que tinham algo em comum: dificuldade de ter um diagnóstico confiável das suas enfermidades.

O mais interessante é que a doutora Lisa Sanders usa uma metodologia bastante polêmica e inovadora com o objetivo de auxiliar essas pessoas a saberem o que, de fato, estão sofrendo. Não deixe de assistir, fechado?

Leia também

você pode gostar também

Como colocar seus hobbies no currículo? Confira 9 dicas

Está procurando emprego e quer aumentar as chances de ser convocado para uma entrevista? Então, conheça nove dicas sobre como colocar seus hobbies no currículo.

5 utilidades do limão que você não sabia que existiam

Essa fruta de origem asiática tem inúmeras propriedades além do uso culinário. Confira suas utilidades a seguir.

5 signos que vão atrair muito dinheiro em abril; veja se o seu é um deles

Se você é daqueles concurseiros que sempre fica ligado nas previsões do horóscopo e quer ter mais sorte com as finanças, conheça os cinco signos que vão atrair muito dinheiro em abril.

Tiver ou estiver: qual é a diferença? Veja a forma certa de usar cada termo

Conheça, no texto a seguir, qual é o significado das palavras “tiver” e “estiver” e veja quando elas devem ser aplicadas na Língua Portuguesa.

Profissões do futuro: 10 carreiras que valem a pena investir

Está de olho no mercado de trabalho e quer investir em uma carreira promissora? Então, conheça 10 profissões do futuro que valem muito a pena.

Fofoqueiros: cuidado com estes 3 signos na hora de contar um segredo

Os 3 signos considerados os mais fofoqueiros do Zodíaco não conseguem guardar um segredo, mas muitas vezes não fazem isso por maldade. Em sua natureza, são pessoas tagarelas, extrovertidas e expansivas que têm dificuldade em controlar as…