Sistema Leitner ajuda a memorizar conteúdo; conheça a técnica popular

Se você procura uma forma de memorizar conteúdo para as provas do concurso, conheça o sistema Leitner e aumente suas chances de aprovação.

Não restam dúvidas de que a repetição é uma das táticas mais usadas para quem deseja memorizar conteúdo para as provas do concurso. Mas existe uma metodologia que pode deixar esse processo bem mais eficiente.

Leia também

Vamos te apresentar o Sistema Leitner, que é uma técnica popular considerada uma das mais eficazes na hora de memorizar qualquer tipo de assunto.

Sistema Leitner: linhas gerais

Criado pelo alemão Sebastian Leitner, o sistema que leva o seu sobrenome consiste no uso de cartões de memorização, conhecidos como flashcards. É uma técnica bastante simples e eficiente ao mesmo tempo, já que a forma como os cartões são organizados nas caixas pode turbinar a sua memorização.

O sistema Leitner vai auxiliar o concurseiro com os assuntos nos quais ele está menos familiarizado.

Material necessário para a técnica

O sistema Leitner é prático e dinâmico, quando o assunto é memorizar conteúdo. Primeiramente, o material que você vai precisar é:

  • Aproximadamente 30 flashcards, que podem ser feitos utilizando folhas de papel ofício e tesoura ou comprados em papelaria;
  • Cinco caixas pequenas de papelão ou uma caixa grande que tenha cinco divisões. Nomeie cada caixa de 1 a 5 e faça a distribuição das mesmas da seguinte forma: caixa 1: 1 dia; caixa 2: 3 dias; caixa 3: 5 dias; caixa 4: 7 dias; e caixa 5: 14 dias.

Os dias que foram marcados em cada caixa são os intervalos em que os cartões deverão ser consultados. Ou seja, representa o número de dias de intervalo que o concurseiro terá para estudar cada assunto novamente.

É claro que você pode alterar tais intervalos de acordo com a sua demanda de conteúdo e necessidades. As caixas também podem ser semanais, diárias ou até mensais.

Como funciona o sistema Leitner?

A primeira coisa a se fazer é escolher a disciplina que você vai estudar naquele dia. Estude-a normalmente (como o máximo de foco) e, no decorrer dos seus estudos, crie os seus flashcards, anotando a pergunta de um lado do cartão e a resposta correta do outro.

Inicialmente, todos os flashcards com as respectivas perguntas e respostas devem ser depositados na caixa 1. Se durante a primeira revisão, o concurseiro acertar a resposta do cartão de memória sorteado, o mesmo deverá ir para a próxima caixa (2) e assim consecutivamente até chegar na caixa 5.

Fez isso com todos os cartões? Recomece todo o clico de revisão novamente.

Em caso de erros, como proceder?

Caso o concurseiro erre a resposta de algum dos cartões, ele deve estudar um pouco mais até conseguir acertá-la. Se você responder de forma incorreta qualquer um dos flashcards que estão depositados a partir da caixa 2, o cartão deve retornar para a caixa anterior ou, por vezes, até para a caixa 1.

O seu nível de conhecimento sobre o assunto é que vai determinar isso. Você provavelmente deve ter notado que, cada caixa indica um tempo de pausa maior. Mas isso tem um propósito interessante: fazer com que o concurseiro saiba se a sua memorização está sendo ou não efetiva.

Por isso, todas as perguntas dos flashcards que foram respondidas corretamente e com certa facilidade, não precisam de uma revisão frequente.

Por exemplo, se você acertou, logo de cara, uma ou mais perguntas, os cartões de memórias correspondentes já podem ir direto para a caixa 5, que indica que a revisão será somente daqui a 14 dias. E quanto mais cartões forem da caixa 1 ou 2 direto para a caixa 5, é sinal de que a sua memorização está cada vez mais eficiente.

Dicas extras de memorização

O sistema Leitner é uma excelente metodologia para memorizar conteúdo, mas o concurseiro não pode se “prender” somente a ele, certo? Por isso, conheça outras técnicas de memorização e arrase nas provas do certame:

  1. Revisões frequentes para evitar a curva do esquecimento;
  2. Usar materiais impressos, pois eles costumam fazer o concurseiro manter mais o seu foco;
  3. Fazer conexões mentais, já que elas permitem o aprendizado efetivo através de contextos específicos;
  4. Variar o conteúdo estudado no mesmo dia, pois isso pode ser menos cansativo para a sua mente;
  5. Atenção especial para o seu ambiente de estudos, que deve ser propício ao aprendizado e memorização.

Agora é colocar o Sistema Leitner em prática e conseguir memorizar conteúdo de uma forma simples e efetiva. Afinal, a sua aprovação vai depender diretamente do seu nível de conhecimento.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.