Sem noites: confira 9 lugares onde o sol não se põe e nunca anoitece

Existem lugares onde o sol não se põe e nunca anoitece. Este tipo de fenômeno é conhecido como sol da meia-noite.

Você já imaginou um lugar onde não existam noites? Apesar de parecer improvável, eles são reais. Afinal, nos polos Sul e Norte, existem meses com dias eternos, onde não fica escuro por longos períodos de tempo. Este tipo de ocorrência é um fenômeno natural conhecido como sol da meia-noite, incidente em lugares onde o sol não se põe e nunca anoitece.

É importante ter em mente que estes lugares não possuem dias contínuos o ano inteiro. O fenômeno que faz com que o sol permaneça dominante por 24 horas ocorre durante determinados períodos, como por algumas semanas ou meses. Mesmo assim, o tal sol da meia-noite é um efeito interessante, principalmente pelo fato de também existirem países “sem sol”.

Confira abaixo uma lista de 9 lugares onde o sol não se põe e nunca anoitece, pelo menos por certos períodos do ano.

Veja os lugares onde o sol não se põe e nunca anoitece

1. Svalbard, Noruega

Esta é uma cidade ainda habitada mais ao norte do planeta, e é um local excelente para conferir o fenômeno do sol da meia-noite no verão, e a aurora boreal no inverno.

Este arquipélago no Oceano Ártico é conhecido como o reino dos ursos polares, e é uma área de proteção ambiental. Possui três reservas naturais, seis parques nacionais, 15 santuários de aves e uma área de proteção geotrópica.

2. Lapônia, Finlândia

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

3. Ilulissat, Groenlândia

Ilulissat foi fundada em 1743, e possui cerca de 4500 habitantes, sendo a terceira maior da Groenlândia. Conhecida como o paraíso dos icebergs, a cidade também recebe o fenômeno do sol da meia-noite. Uma de suas atrações turísticas famosas é o fiorde de gelo Ilulissat, declarado patrimônio histórico da humanidade.

4. Fairbanks, Alaska

Localizada ao norte do Alaska, Fairbanks possui pouco mais de 30 mil habitantes, e também possui períodos em que a noite jamais dá as caras. Durante a época do sol da meia-noite, ocorrem vários festivais e comemorações, como o Festival do Sol da Meia-Noite. Pelo fato de ser dia por 24 horas, jogos ocorrem até mesmo às 22h, sem que seja necessário utilizar luzes artificiais.

5. Whitehorse, Canadá

O território Yukon está localizado ao norte o suficiente para que, no dia mais longo do ano, o sol só desareça a partir da 1h da manhã, reaparecendo apenas três horas depois. Este é um ótimo destino para aproveitar o fenômeno e fazer atividades ao ar livre.

6. São Petersburgo, Rússia

São Petersburgo é uma das grandes cidades da Rússia, com mais de um milhão de habitantes. Este também é um dos melhores lugares para aproveitar dias contínuos sem noite. Igualmente, nestas épocas ocorrem festivais como o Festival das Noites Brancas, com óperas, balés e outras performances artísticas.

7. Grimsey, Islândia

Na capital islandesa, Reykjavik, o sol da meia-noite também encanta os habitantes, mas sua beleza é aproveitada ao máximo em Grimsey, uma pequena ilha que fica 40 km ao norte do país. Com pouco mais de 100 habitantes, possui uma grande população de pinguins, e no verão, não há noites. Apenas no final de julho o sol verdadeiramente se põe, próximo da meia-noite.

8. Norilsk, Rússia

Norilsk é outra integrante da seleta lista de lugares onde, durante longos períodos de tempo, o sol não desaparece ou não nasce. De maio a junho, é sempre dia; por sua vez, de novembro a fevereiro, é sempre noite. O fato do sol permanecer no céu não significa que o local realmente viva o verão, já que a temperatura média do mês mais quente, julho, é de 15 ºC.

9. Ólafsfjörður, Islândia

Mais uma das cidades islandesas que vivem dias de sol ininterruptos, em Ólafsfjörður, é sempre dia no verão. No dia mais longo do ano, no final de junho, o astro apenas toca o horizonte após 1 hora da manhã, e imediatamente volta a subir, assim como no território Yukon, no Canadá.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.