Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Não podemos negar que determinados tipos de trabalho são seculares. Mesmo que muitos deles já tenham vivenciado os seus períodos de glória, algumas profissões antigas vêm ganhando uma certa relevância de uns tempos para cá, no Brasil.

continua depois da publicidade

Em algumas cidades, os profissionais estão se reinventando e, com um toque de inovação, transformando carreiras pouco prestigiadas e mal remuneradas no passado em altos ganhos mensais. Essa matéria selecionou cinco delas, que voltaram à moda com força total.

Veja exemplos de profissões que voltaram à moda

1) Barbearia

Leia também

Esse serviço quase entrou em extinção poucos anos atrás. O homem moderno começou a sentir a necessidade de ser mais vaidoso e passou a ter mais cuidado com a sua aparência. E isso levou os Barbeiros a ganharem uma imensa relevância, principalmente nas grandes cidades.

As modernas barbearias nas quais nos deparamos por aí oferecem um serviço diferenciado. Além dos tradicionais (e inovadores) cortes de cabelo, é possível encontrar tratamentos estéticos, depilação e muito entretenimento.

continua depois da publicidade

Alguns estabelecimentos foram além e inovaram até mesmo no visual, oferecendo piso de tábua corrida, ambiente estilo retrô, música e até mesa de sinuca ou pebolim. Se você tem afinidade com essa área, pode apostar nela sem medo. Clientes não vão faltar.

2) Fabricação de cerveja

Essa também é uma das profissões antigas que está ganhando cada vez mais destaque em nossa sociedade. Em outubro de 1640, a primeira cerveja foi fabricada em terras brasileiras. De lá para cá, a produção foi crescendo de forma exponencial.

continua depois da publicidade

Mas alguns empreendedores inovaram e começaram a explorar um nicho altamente rentável que acabou caindo no gosto popular de uns cinco anos para cá: a produção de cerveja artesanal. Mostrar que existem outros sabores além daqueles que são oferecidos pelas marcas tradicionais, acabou dando certo.

A cerveja artesanal é bastante apreciada por milhares de pessoas, por causa do seu sabor único e diferenciado. Quem tem familiaridade com esse ramo e acredita em seu potencial para se dar bem, pode se especializar na produção desse produto e ir inovando aos poucos.

3) Artesanato

A terceira das profissões antigas da nossa lista também ganhou uma certa relevância no mercado, apesar de ter quase caído no esquecimento. Se você tem habilidades com trabalhos manuais e tem o perfil criativo, que tal se aventurar nessa promissora área?

continua depois da publicidade

Dependendo dos produtos fabricados, a demanda costuma ser grande, já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua aparência. E opções são o que não faltam para o Artesão trabalhar. Bolsas, acessórios, tiaras, sabonetes, pingentes, dentre outros, são bons exemplos.

Basta usar a sua criatividade e explorar um nicho que apresenta um grande potencial de crescimento. Para turbinar as vendas, você pode criar uma loja virtual ou divulgar os seus produtos em suas redes sociais. Se as suas mercadorias forem personalizadas, encomendas não vão faltar.

4) Antropologia

O Antropologista também faz parte das profissões antigas que acabaram ganhando uma certa relevância, principalmente na era digital na qual estamos inseridos. Muitos profissionais graduados nessa área estão encontrando oportunidades de trabalho em vários projetos de inovação.

Se você é formado nesse ramo e entende de Gestão de Negócios, é possível aplicar teorias e conceitos relacionados à Antropologia na prestação de serviços de consultoria para grandes empresas que prezam pela sustentabilidade, por exemplo.

Por incrível que pareça, a demanda por Antropólogos capacitados está cada vez maior, já que eles precisam estabelecer um diálogo assertivo com a área de inovação e/ou experiência do usuário (UX). Ainda é possível atuar no setor de saúde, finanças e educação. Pode acreditar.

5) Profissões antigas: Costureiro

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Foto: Pexels.

Parece que o ser humano está mesmo resgatando a sua própria essência. Dessa forma, alguns serviços manuais especializados, que já eram comuns séculos atrás, passaram a ser demandados com uma frequência cada vez maior. A profissão de Costureiro é um bom exemplo.

Ele é considerado um talento nato que nenhuma tecnologia no mundo é capaz de fazê-lo sumir por completo. Se você tem interesse em aprender a arte da costura profissional, que tal aproveitar para explorar bem esse nicho com uma dose cavalar de criatividade?

É possível faturar alto, dependendo da sua demanda de trabalho. Mas lembre-se de que, independente da profissão, é necessário se especializar nela. Afinal, não é só porque o ofício exercido é antigo que você pode achar que já sabe tudo, certo? Inovação é o grande segredo.

E aí, o que você achou das profissões antigas que voltaram à moda e ganharam mais notoriedade no Brasil? O mais importante é escolher aquela que mais combine com as suas habilidades. Não se esqueça disso.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade