Se destaque: 5 atitudes que fazem a diferença no mercado de trabalho

As 5 atitudes que fazem a diferença no mercado de trabalho são uma forma de se destacar diante da concorrência, mas também crescer dentro da sua profissão.

O mercado de trabalho é caracterizado por uma grande competição por vagas, oportunidades de crescimento e cargos estáveis. Neste sentido, existem 5 atitudes que fazem a diferença, para que o profissional se destaque e consiga construir uma carreira duradoura.

Além disso, são essas ações que as empresas observam na hora de contratar trabalhadores qualificados. Mais do que qualidade no currículo, é fundamental demonstrar que está preparado para lidar com os desafios cotidianos e atender às demandas diárias. Saiba mais a seguir:

5 atitudes que fazem a diferença no mercado de trabalho

1) Nunca parar de estudar

Para conseguir crescer em sua profissão, é essencial investir em adquirir conhecimento. No geral, um diploma ou curso técnico te leva a alguns lugares, mas é o interesse em novas informações, especializações e outras formações que vão te ajudar a se destacar. Além de enriquecer o currículo, demonstram o seu interesse em se aperfeiçoar.

Portanto, mantenha-se atento às oportunidades de continuar estudando. Acompanhe informações sobre congressos, simpósios, palestras, eventos acadêmicos e profissionalizantes em sua cidade. Se preferir, opte pelo ensino à distância, expandindo as suas possibilidades de aprofundamento.

Em alguns casos, é interessante apostar na multidisciplinaridade. Ou seja, invista seu tempo estudando sobre áreas correlatas, a fim de se tornar um profissional múltiplo e dinâmico, que consegue entender outras pontas do processo. Lembre-se: a especialização é tão importante quanto o conhecimento geral.

2) Manter uma boa rede de contatos

Os relacionamentos profissionais são fundamentais para conseguir encontrar novas oportunidades, mas também para ser lembrado. Seja como referência em determinado tópico, ou como uma pessoa ideal para certas vagas, ter contatos dentro do mercado de trabalho é uma estratégia importante.

Quando mantemos boas relações com nossos colegas de profissão, conseguimos criar redes de compartilhamento de experiência, mas também fortalecer os laços dentro da carreira. Portanto, invista em sair com esses contatos, tomar um café para conversar ou até mesmo uma vídeo-chamada.

Entretanto, aja com sinceridade, e não com interesses ou segundas intenções. A partir do momento em que consolidamos nossa personalidade e nossas relações com companheiros de carreira, conseguimos alcançar novos patamares de maneira honesta.

3) Ser proativo

A proatividade é uma das características e habilidades mais desejadas por empresas em seus profissionais. Basicamente, significa que a pessoa consegue não somente  antecipar problemas e encontrar os pontos de melhoria, como também parte para a ação por conta própria.

Sendo assim, a proatividade está associada à autonomia, flexibilidade e independência. Além disso, essa qualidade demonstra que o profissional consegue ter uma visão mais ampla, para além das suas atividades diárias.

Obviamente, não se trata de acumular responsabilidades e resolver as demandas de outros cargos, mas sim de estar atento ao que acontece ao redor. Além disso, é uma ferramenta para conseguir encontrar oportunidades de destaque, por meio da resolução de conflitos e habilidades emocionais.

4)  Aceitar os desafios

Não se acomode na sua zona de conforto, pois aceitar os desafios é uma forma de se destacar no mercado de trabalho. Aproveite as chances que surgem dentro da sua profissão, mas não tente abraçar o mundo e dar passos maiores que as próprias pernas. Seja realista e racional, mas não acomodado.

Entenda essas situações como oportunidades de amadurecimento, mesmo com os erros no caminho. Coloque-se na posição de aprendiz, peça ajuda e aprenda a se comunicar com outros colegas se precisar. Acima de tudo, aceitar os desafios demonstra interesse e iniciativa em se desenvolver dentro da carreira.

5) Trabalhar as habilidades emocionais e comunicacionais

A Inteligência Emocional é uma das habilidades mais importantes na vida profissional e pessoal. Através dessa ferramenta, o profissional consegue se comunicar com qualidade e efetividade. Além disso, pode-se agir de maneira empática com seus colegas e se portar da maneira correta diante de conflitos.

Por isso, uma das 5 atitudes que fazem a diferença no mercado de trabalho envolve o trabalho constante em suas habilidades emocionais e comunicacionais. Mais do que saber falar, é importante aprender a se expressar, utilizando das técnicas de oralidade, leituras especializadas e exercícios cotidianos no ambiente de trabalho.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.