Quando será necessário emitir o novo RG? Veja as principais regras

Novo RG conta com versão digital e impressa. Confira outros detalhes e novidades do documento de identificação.

Em fevereiro, o Governo Federal anunciou o novo modelo de carteira de identidade para o Brasil, com previsão de entrar em vigor a partir de março de 2023. Inicialmente, a principal alteração é a adoção de QR Code, existente desde 2017 na Carteira Nacional de Habilitação, e também a unificação dos dados dos brasileiros através do número do CPF.

continua depois da publicidade

A mudança prevê redução das informações criadas para cada cidadão, tendo em vista que através do RG é possível criar até 27 códigos ao longo da vida. Segundo a legislação atual, um novo registro é gerado a cada vez que o brasileiro muda de estado.

Sobretudo, a alteração pretende gerar mais segurança e reduzir o volume de informações nos bancos de dados nacionais, simplificando a vida dos cidadãos e também das instituições.

De acordo com o decreto que oficializa o novo RG, as secretarias de Segurança Pública de cada estado e do Distrito Federal serão responsáveis pela adaptação ao novo modelo, com data limite para esse processo até 3 de março de 2023. Porém, a emissão será gratuita para todos os brasileiros.

continua depois da publicidade
Leia também

Quais são as principais mudanças no novo RG?

A princípio, a adoção do QR Code garante que a nova documentação tenha uma versão física e digital, podendo ser emitida em ambos meios.

O aplicativo responsável pela gestão dessas informações ainda está em desenvolvimento, mas garante ser uma espécie de carteira digital, agregando outros documentos como certidão de nascimento, carteira de trabalho e carteira de habilitação.

continua depois da publicidade

O novo modelo também contará com o código MRZ (Machine Readable Zone) que está presente nos passaportes e poderá ser lido em aeroportos. No entanto, o novo RG somente deve ser utilizado como documento de viagem e para identificação em viagens realizadas aos países do Mercosul.

Além disso, o novo RG não substitui o passaporte, principalmente para viagens internacionais. Sobretudo, o documento continua sendo necessário, pois contém outras informações importantes sobre o viajante. A adoção do código MRZ na carteira de identidade é somente uma forma de facilitar a verificação do documento.

Quando será necessário emitir o novo RG?

Antes de mais nada, o novo RG entrará em vigor somente a partir do dia 3 de março de 2023, sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada estado e do Distrito Federal. Desse modo, a transição para o modelo novo será feita gradativamente.

continua depois da publicidade

Além disso, o decreto prevê que o RG atual permanecerá válido por até 10 anos para a população brasileira com até 60 anos. No caso dos brasileiros com idade superior, o documento será aceito por período indeterminado.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade