Evite ao máximo estes 7 erros que podem zerar sua redação do Enem

Os 7 erros que podem zerar sua redação no Enem devem ser estudados com antecedência para que não haja eliminação do candidato no exame.

A redação do Enem é uma etapa fundamental do Exame Nacional do Ensino Médio. Nessa etapa, o candidato pode discorrer sobre uma temática escolhida pela banca avaliadora e demonstrar diversas habilidades, desde interpretação até o pensamento crítico. Porém, deve-se evitar ao máximo estes 7 erros que podem zerar sua redação do Enem.

Além de prejudicar a nota final, a anulação dessa parte da prova do Enem tem caráter eliminatório, pois as regras estabelecem como pré-requisito que esta é uma etapa decisiva. Com a aproximação do exame, previsto para 13 e 20 de novembro, os candidatos devem ficar ainda mais atentos aos detalhes. Saiba mais a seguir:

7 erros que podem zerar sua redação do Enem

1) Fugir do tema

No geral, fugir do tema pode causar a anulação da redação do Enem por zerar essa etapa da prova. Neste sentido, o tema da redação do Enem é vinculado aos textos motivadores, com informações que o candidato pode organizar para a construção da sua argumentação.

Sendo assim, a leitura, interpretação e organização textual deve acontecer antes da escrita do rascunho ou da versão final na folha de prova. Caso o candidato crie uma redação dissertativa-argumentativa que não aborda o tema, a banca avaliadora estabelece que houve fuga do tema, podendo zerar a prova.

2) Não escrever uma redação dissertativa-argumentativa

Por via de regra, esse é o gênero textual da redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Portanto, o candidato deve escrever um texto em prosa, estando proibido escrever em verso ou qualquer outro tipo de formato. Além disso, deve-se estar atento aos critérios que caracterizam esse tipo de texto.

3) Redação em branco

Em resumo, entregar a prova com a redação em branco prevê anulação imediata, e também a desclassificação do candidato. Além disso, essa é uma etapa fundamental para avaliação do nível linguístico e argumentativo do candidato, sendo reconhecido que o não preenchimento impede a obtenção de qualquer nota.

4) Texto insuficiente

Define-se como texto insuficiente entregar uma redação com menos de sete linhas. Neste caso, a prova é automaticamente anulada e o candidato desclassificado. Portanto, deve-se cumprir o mínimo de linhas exigidas a fim de demonstrar a capacidade de desenvolver um argumento.

Além disso, a banca avaliadora entende que o texto insuficiente demonstra a incapacidade do candidato em argumentar por escrito, o que é um requisito básico para o ingresso no Ensino Superior.

5) Adicionar impropérios ou desenhos na folha de redação

Acima de tudo, a folha de redação é sagrada. Neste caso, ainda que sejam aceitas rasuras por erros na escrita ou transcrição do rascunho para a versão final, é proibido adicionar qualquer tipo de desenho ou rabisco impróprio.

Mais ainda, a prova de redação será anulada nos casos em que forem escritas ofensas diretas a alguém ou a alguma instituição, ainda que no raciocínio argumentativo. Sendo assim, organize seus pensamentos para evitar qualquer tipo de problema com a folha de prova, pois é o principal instrumento de avaliação do seu texto.

6) Texto desconexo em relação ao tema proposto

Diferente da fuga do tema, esse critério que pode zerar a sua nota na redação do Enem refere-se aos candidatos que entreguem textos deliberadamente desconectados com o tema proposto. Neste caso, estão incluídos os casos de desrespeito ao exame, como quem entrega a prova com hinos de futebol, biografias ou piadas dentro da folha

Sobretudo, essa regra previne que o Exame Nacional do Ensino Médio seja desrespeitado ou tratado com indiferença por parte dos candidatos. Portanto, trate a redação com seriedade, assim como faz com o restante da prova objetiva.

Lembre-se: este é o espaço para demonstrar os seus conhecimentos e habilidades.

7) Copiar os textos motivacionais

Os textos de apoio da redação do Enem devem ser utilizados exclusivamente como suporte teórico e inspiração para a escrita. Desse modo, a transcrição dos trechos desses fragmentos textuais pelo candidato pode gerar anulação imediata por plágio e cópia.

Além disso, esse tipo de cópia determina a incapacidade do candidato em pensar por conta própria e criar argumentos independentes. A prova do Enem avalia a habilidade dos participantes em associar informações teóricas e experiências pessoais na construção de sentidos dentro da redação.

Leia também

você pode gostar também

Mal ou mau: qual a diferença? Veja exemplos

Uma das maiores dificuldades dos falantes da língua portuguesa é descobrir quando usar corretamente os termos mau ou mal. Para sanar esta dúvida de uma vez por todas, confira algumas dicas para exercitar as palavras.

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.