Embora a definição para o termo inteligência seja um tanto quanto amplo, especialistas afirmam ser possível treinar o cérebro para desenvolvê-la. Dessa forma, alguns hábitos que podem ser incluídos facilmente na rotina podem auxiliar a pessoa a ser mais inteligente. A seguir, confira 11 hábitos que turbinam o cérebro.
É importante destacar que a inteligência não é formada apenas pelos genes, mas também por conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo da vida. Ela não está ligada diretamente aos conteúdos aprendidos na escola. Se a inteligência pode ser adquirida, como conseguir ser mais inteligente? A seguir, listamos 11 hábitos que vão auxiliar nesse processo.
Tenha hábitos saudáveis
Para se tornar uma pessoa mais inteligente, não basta apenas fazer cursos e ler livros, mas é preciso cuidar da base. Corpo e mente precisam estar bem para se dedicar às demais atividades.
Para isso, alguns hábitos são imprescindíveis, como alimentar-se bem, beber bastante água, praticar atividades físicas de forma regular e dormir o suficiente para descanso.
Aprenda um novo idioma
Ao tentar aprender um novo idioma, o cérebro é estimulado em diferentes áreas por ser uma tarefa desafiadora. Com isso, quanto maior for esforço, mais forte ele se tornará para aprender.
Além disso, aprender outra língua pode ser importante para conseguir uma qualificação no mercado de trabalho.
Questione
Na infância, a criança tem uma fase em que formula centenas de perguntas. Tudo ela quer saber. É nessa fase que o desenvolvimento da inteligência é iniciado. Por isso, não perca esse hábito.
Não aceite fórmulas prontas e repasse da forma como recebeu. Assim, procure analisar e questionar as informações que recebe.
Liste objetivos diários
Defina metas simples para serem cumpridas no dia. Assim, será possível organizar o seu tempo e evitar o acúmulo de trabalho.
De acordo com cientistas, deixar tarefas para depois pode acabar prejudicando sua concentração na próxima atividade, porque ela ainda está presa à anterior;
Exercite o cérebro
Há alguns jogos que unem a diversão e raciocínio por meio da necessidade de pensar para criar estratégias e encontrar soluções.
Clássicos como sudoku, xadrez, damas, palavras-cruzadas e baralho são bons exemplos. Além disso, alguns jogos de tabuleiro, como War e Perfil também são interessantes. Existem ainda aplicativos de celular com versão digital desses jogos.
Crie o hábito da leitura
Ler é uma atividade muito importante com múltiplos benefícios. Enquanto você lê, além de absorver o conteúdo, está estimulando seu cérebro.
A leitura estimula o sistema cognitivo. Portanto, se ainda não tem esse hábito, apenas comece e, com cerca de dez minutos de leitura diariamente, logo isso se tornará parte da sua rotina.
Anote coisas
Essa é uma maneira fácil de reter conhecimento que todo mundo já pode ter usado ao longo da vida. Fazer anotações do que se aprende ajuda a memorizar conteúdos importantes.
Assim, ao escrever pequenos comentários sobre aquilo que absorvemos na mente, liberamos espaço para outras informações serem processadas.
Medite
A meditação é usada para reduzir estresse e tensão, auxiliar no combate da ansiedade, regular a pressão sanguínea e aumentar nossa capacidade de concentração.
Com isso, pesquisadores avaliaram que meditar provoca regenerações no cérebro. Em uma das suas análises, meditadores de 50 anos tinham a região do córtex pré-frontal com a mesma quantidade de massa que pessoas de 25 anos.
Aprenda a memorizar
A nossa memória é uma das funções cognitivas mais importantes que fazem parte do processo de aprendizagem do ser humano. Por meio dela, conseguimos saber nosso nome, nossas funções no trabalho e as nossas decisões, por exemplo.
Dessa forma, é importante criar o hábito de memorizar informações, para que mais conteúdos fiquem disponíveis em nosso cérebro. Quanto mais se exercitar a memória, mas eficiente ela será.
Ouça podcasts
Ao invés de focar no estresse sobre todas as outras atividades que podem ser realizadas ao dirigir, andar de ônibus ou metrô, é uma boa saída ouvir podcasts e alimentar o cérebro com informações relevantes, conhecimento e novidades.
Com isso, podemos aumentar nosso desempenho profissional e pessoal, além de obter insights por notícias e opiniões interessantes.
Compartilhe o que aprendeu
Sabe aquela frase do seu professor? Onde ele aprende muito mais com os alunos do que ensina? Pois é, isso é a mais pura verdade.
Caso você tenha uma pessoa com quem possa debater e analisar ideias, pode tornar isso um hábito e ganhar novas perspectivas sobre o assunto. Além disso, ao explicar assunto para outra pessoa, significa que você tem domínio sobre o conteúdo.